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  • CRONOGRAMA DE MATRÍCULA

    CRONOGRAMA DE MATRÍCULA – 2017/2

    • 01 a 04 de setembro -> solicitação de matrícula on line via cobalto – procedimento realizado pelo aluno. 
      • IMPORTANTE: esse período é para SOLICITAÇÃO de matrícula, ou seja, não implica que todas as disciplinas solicitadas serão efetivadas. Portanto, todos os alunos devem conferir se sua solicitação de matrícula foi efetivada no sistema – 06 de setembro.

     

    • 11 – 15 de setembro -> correção de matrícula – diretamente na secretaria acadêmica. Verifique horário de atendimento da secretaria.

    O que é correção de matrícula? É a inclusão e exclusão de disciplinas – desde que disponíveis em seu currículo e cumpridos os pré requisitos, quando houver.

    Link para o formulário de correção de matrícula (Bacharelado e Tecnólogo) ->> Formulário correção de matrícula 20172 (1) 

    Precisa fazer correção de matrícula por terceiros??? Tem o modelo de procuração aqui: PROCURAÇÃO CORREÇÃO DE MATRÍCULA

     

    • 18 e 19 de setembro -> matrícula especial – na secretaria acadêmica – verifique horário de atendimento da secretaria.
    • Para os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que tenham interesse em cursar disciplinas do Bacharelado em Gestão Ambiental.

    O aluno deverá ter autorização da Coordenação do curso – via formulário – aqui: Autorização para aluno CSTGA cursarem disciplina especial (1) 

    De posse da autorização, o aluno deve se dirigir à secretaria acadêmica para os demais procedimentos.

    Alunos CSTGA, vejam nesse link as disciplinas ofertadas via matrícula especial: https://wp.ufpel.edu.br/ga/2017/08/16/orientacao-para-matricula-20172-cstga/

    • Para alunos do Bacharelado em Gestão Ambiental CSTGA que tenham interesse em cursar disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

    O aluno deverá ter autorização da Coordenação do curso – via formulário – aqui: Autorização para aluno BGA cursarem disciplina especial (1)

    De posse da autorização, o aluno deve se dirigir à secretaria acadêmica para os demais procedimentos.

    Precisa fazer matrícula especial por terceiros? Tem modelo de procuração aqui: PROCURAÇÃO MATRÍCULA ESPECIAL

  • ORIENTAÇÕES – disponibilização de tcc na base de dados da UFPel

    Orientações para disponibilização dos trabalhos de conclusão de curso na base de dados UFPel.
    Esse procedimento deverá ser realizado em etapas, sendo cada uma de responsabilidade de alunos, professores orientadores, secretaria e coordenação.
    Não será necessário entregar versão em cd room!
    PRIMEIRA ETAPA:
    Aluno
    1 – Após defesa, aprovação e realização das alterações solicitadas pela banca examinadora (quando o caso), o aluno deverá solicitar à biblioteca do Liceo a ficha catalográfica pelo link: http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha
    Essa ficha catalográfica deverá ser inserida no trabalho.
    2 – Imprimir, preencher e assinar  o “termo de autorização para inserir TCC na base de dados da UFPel” (link: http://sisbi.ufpel.edu.br/arquivos/PDF/Termo%20de%20autoriza%C3%A7%C3%A3o%20TCC%20e%20TCCP.pdf)
    ->> entregar para o professor orientador o termo preenchido e assinado (impresso);
    ->> enviar ao professor orientador o TCC devidamente concluído (convertido para PDF).
    SEGUNDA ETAPA:
    Professor orientador:
    – enviar para secretaria do curso TCC devidamente concluído;
    – entrega na secretaria do curso o termo de autorização para inserir TCC na base de dados da UFPel devidamente preenchido e assinado.
    Somente serão aceitos trabalhos enviados pelo emails dos professores orientadores.
    Somente serão aceitos termos entregues pelos professores orientador.
    TERCEIRA ETAPA:
    – secretaria e coordenação do curso reunem a documentação e encaminham à biblioteca para disponibilização na base de dados.
    Para mais informações veja o Manual de Normalização de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=manual
  • ALUNOS FORMANDOS 2017/1

    ->> ENTREGA DE CERTIFICADOS

    Formação livre

    1 – Entregar certificados completando 60 horas de formação livre – originais e cópias.

    “Estão incluídas nesta formação, entre outras, atividades de ensino, pesquisa e extensão; participação em eventos técnico-científicos e em cursos como informática, idiomas, etc. A carga horária mínima é de 60 horas, podendo ser aproveitada nesta formação as cargas horárias excedentes da formação complementar.

    Data para entrega dos documentos (originais e cópias):

    04 de julho (sexta-feira) das 16:00 às 20:00 ou 07 de julho (segunda-feira) das 16:00 às 18:00.

    *****************************************************************************************************

    Formação complementar

    2 – Entregar certificados completando 60 horas de formação complementar – originais e cópias.

    “Esta formação é concebida através de atividades de ensino, pesquisa e extensão (como organizador, colaborador ou ministrante), relacionadas à área de formação do aluno, sendo desejável que este, ao final do Curso, possua um equilíbrio entre estas três atividades; participação em projetos de ensino, semanas acadêmicas, eventos técnico-científicos (fóruns, seminários e congressos) e em mini-cursos; publicação de artigos científicos; projetos voluntários; obtenção de prêmios e distinções e certificações profissionais; disciplinas de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e temas étnicos-culturais. E disciplinas optativas.”

    Data para entrega dos documentos (originais e cópias):

    04 de julho (sexta-feira) das 16:00 às 20:00 ou 07 de julho (segunda-feira) das 16:00 às 18:00.

  • ALTERAÇÃO NO HORÁRIO DE ATENDIMENTO

    ATENÇÃO

    A secretaria acadêmica do CIM informa alteração de horário:

    =>> de 24 a 28 de julho

    • segunda-feira => 16:00 às 20:30
    • terça-feira => 16:00 às 20:30
    • quarta-feira => 16:00 às 20:30
    • quinta-feira => 16:00 às 20:30
    • sexta-feira => 16:00 às 20:30

    =>> 31 de julho a 04 de agosto

    • segunda-feira => 16:00 às 20:30
    • terça-feira => 17:30 às 20:30
    • quarta-feira => 17:30 às 20:30
    • quinta-feira => 14:00 às 20:30
    • sexta-feira => 13:30 às 20:30
  • DOCUMENTOS ALUNOS FORMANDOS 2017/1

    ATENÇÃO ALUNOS FORMANDOS 2017/1

    Os documentos para colação de curso devem ser entregues na secretaria acadêmica nos dias 04 (sexta-feira) ou 07 (segunda-feira) de agosto de 2017, das 16:00 às 18:00.

    Os documentos necessários para colação de grau são:

    – certificados de formação complementar (originais e cópias) -> totalizando 60 horas (no mínimo);

    – certificados de formação livre (originais e cópias) -> totalizando 60 horas (no mínimo);

    – relatório final do estágio curricular obrigatório.

    A entrega dos documentos na secretaria é indispensável para a conclusão do curso.

    Caso de dúvida, entre em contato com a secretaria acadêmica (gasecretaria.ufpel@gmail.com) ou com a coordenação.

     

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO SECRETARIA

    Secretaria acadêmica – horário de atendimento

    Segunda-feira ->> 13:30 às 20:30

    Terça-feira ->> 16:00 às 20:30

    Quarta-feira ->> 17:30 – 20:30

    Quinta-feira ->> 14:00 – 20:30

    Sexta-feira ->> 13:30 – 20:30