VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU – 10 a 13/12/2017
O prof. Maurício Pinto da Silva (Gestão Ambiental/CIM/UFPel) CONVIDA/CONVOCA todos os ALUNOS que participarão da visita a cidade de Foz do Iguaçu/PR (ICMBio/Parque Nacional do Iguaçu; ITAIPUBINACIONAL, Parque das Aves e Refúgio Biológico de ITAIPU) para Reunião Preparatória no dia 05/12/2017 – às 16:00h – Sala de Aula 04 (Anexo do Lyceu).
A Reunião Preparatória tem por objetivo apresentar informações relevantes sobre deslocamento, hospedagem e sobretudo àquelas pertinentes ao regramento dos locais a serem visitados, tornando-se fundamental a presença de todos, afim de evitar problemas.
Obs: se você é participante da viagem e leu este aviso, compartilhe com seu colega que também viajará conosco.
Obrigado!
Gestão Ambiental com Oficina na SIIEPE UFPel 2017
O curso de Gestão Ambiental (Prof. Maurício Pinto da Silva e a discente Nathianni Gomes Cruz) participará da III SIIEPE com a realização da Oficina “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – PNUD/ONU: desafios à municipalização”. A oficina ocorrerá por meio da apresentação oral (ministrante e colaborador) de conteúdo teórico sobre as temáticas “Desenvolvimento Sustentável em perspectivas”; “O Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas – ONU”; “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: desafios à municipalização”.
A dinâmica da Oficina prevê a exibição de filmes/curtas sobre as referidas temáticas, propondo-se, ainda a dinâmica de debate acerca dos temas tratados, com o objetivo de identificar ações, projetos, iniciativas e voluntários para o alcance dos ODS em nível municipal e regional. Informações sobre local e horários da Oficinas da SIIEPE podem ser conferidas no link: https://wp.ufpel.edu.br/prec/files/2017/11/Rela%C3%A7%C3%A3o-Oficinas-Data-local-e-hor%C3%A1rio.pdf
ATENÇÃO
Na semana de 23 a 27 de outubro, o atendimento da secretaria acadêmica do Centro de Integração do Mercosul será:
23/10 (segunda-feira) -> 09:00 às 12:00 e das 18:00 às 20:30
24/10 (terça-feira) -> 13:30 às 19:30
27/10 (sexta-feira) -> das 18:00 às 20:00
Contatos:
Gestão Ambiental -> gasecretaria.ufpel@gmail.com
Relações Internacionais -> colegiado.ri.ufpel@gmai.com
Menção Honrosa
A professora Nadia Campos Pereira Bruhn, dos cursos de Gestão Ambiental (tecnólogo e bacharelado) da UFPel, recebeu outorga de menção honrosa do Prêmio Capes Tese 2016 da área “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”. A distinção foi pela tese “Investimento Direto Estrangeiro e a Política Industrial: Um Estudo dos Efeitos de Transbordamentos em Países da América Latina”, defendido em 2016 pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Veja: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/10/10/ufpel-ganha-tres-premios-capes-de-teses/
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS
TODOS os alunos que cursaram disciplinas fora dos seus currículos de origem DEVEM solicitar aproveitamento de disciplinas até dia 17 de novembro.
A documentação necessária para aproveitamento de disciplinas é:
– histórico escolar com aprovação;
– conteúdo programático da disciplina cursada.
A solicitação de aproveitamento de disciplinas inclui:
– alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que cursaram disciplinas do Gestão Ambiental Bacharelado (não é necessário apresentar a documentação descrita acima)
– alunos do Gestão Ambiental Bacharelado que cursaram disciplinas Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (não é necessário apresentar a documentação descrita acima)
Aqui link do formulário de solicitação de aproveitamento de disciplinas que deve ser entregue na secretaria acadêmica até dia 17 de novembro: Formulário aproveitamento de disciplinas
Para solicitação de trancamento de disciplinas o aluno deverá entregar o formulário abaixo diretamente na secretaria acadêmica.
Horários para realização do trancamento de disciplinas:
16/10 (segunda-feira) ->> 14:00 às 20:00
18/10 (quarta-feira) ->> 14:00 às 20:00
20/10 (sexta-feira) ->> 18:00 às 20:00
Acesse o formulário aqui: TRANCAMENTO-DE-DISCIPLINA
Em virtude das más condições da sala e da reforma no telhado do prédio do Lyceu (prevista para começar dia 15/10) todas as disciplinas alocadas na sala 01 do Lyceu, passarão para a sala 202 Salis Goulart, a partir do dia 06/10/2017.
ATENÇÃO
Por motivo de força maior o atendimento externo da secretaria acadêmica será:
– segunda-feira -> das 13:30 às 19:30
– quarta-feira -> das 13:30 às 19:30
Informações e dúvidas podem ser enviadas por email: gasecretaria.ufpel@gmail.com.