CONVITE – 8º Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água (www.worldwaterforum8.org/pt-br) é o maior evento global sobre o tema água. O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”, sendo composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O Fórum é realizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. A 8ª edição, ocorrerá no Brasil, entre os dias 17 e 23 de março de 2018, na cidade de Brasília-DF, escolhida como cidade-sede, sendo esta edição a primeira a ocorrer no Hemisfério Sul.

Importante destacar que Fórum Mundial da Água busca contribuir para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste bem ambiental, e considerando sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

Parte integrante das atividades do 8º Fórum Mundial da Água, a Vila Cidadã/Mercado de Soluções (www.worldwaterforum8.org/pt-br/vila-cidad%C3%A3) se constitui em processo que tem por objetivo incentivar a participação efetiva da sociedade civil, organizada ou não, como ONGs, comunidades locais, produtores rurais, empresários e movimentos indígenas, de gênero e da juventude. O propósito é elevar a consciência e a atenção pública para assuntos relacionados à água e prover de soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam em suas vidas pessoais, sociais e profissionais, tendo presente o tema “Compartilhando Água”.

As atividades propostas a Vila Cidadã/Mercado de Soluções têm valor educativo, com potencial de gerar engajamento em questões cívicas, transformando-se em uma plataforma aberta permitindo o intercâmbio sobre novas parcerias, iniciativas, cooperação e inovação, incentivando também a responsabilidade social e democrática sobre as questões da água.

Nesse contexto, vimos pelo presente convidar Vossa Senhoria a participar das atividades no estande destinado a apresentação dos seguintes trabalhos: 1) Saneamento em Bacias Hidrográficas Transfronteiriças (autoria: Prof.Dr. Maurício Pinto da Silva e Profa. Dra. Debora Cynamon Kligerman); 2) Os ODSs no extremo sul do Brasil (autoria: Dra.Suzana Neves da Silva, João Francisco Neves da Silva, Profa.Dra. Roselani Maria Sodré da Silva e Prof.Dr. Maurício Pinto da Silva); e 3) Planos de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas Transfronteiriças – COREDESUL(autoria: Profa.Dra. Roselani Maria Sodré da Silva e Prof.Dr. Maurício Pinto da Silva) aprovados pela organização do evento a serem apresentados entre os sessenta trabalhos/experiências selecionados.

Nossa participação tem por objetivo apresentar e debater os resultados de estudos e pesquisas realizados sobre a temática do saneamento, do planejamento do desenvolvimento, bem como do processo de municipalização dos ODS/PNUD/ONU em um contexto sociopolítico de uma Bacia Hidrográfica Transfronteiriça, evidenciando os desafios e perspectivas diante da transnacionalidade ambiental no extremo sul da América do Sul, onde os cursos de Gestão Ambiental (Tecnólogo e Bacharelado) do Centro de Integração do Mercosul da Universidade Federal de Pelotas vem desempenhando  papel estratégico na formação de pessoas, no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados a temática do evento, bem como na participação junto à comunidade da região sobre temas pertinentes a água.

Na expectativa de Vossa presença, coloco-me disposição para eventuais dúvidas ou esclarecimentos desta importante agenda no Fórum Mundial da Água, renovando votos de apreço e consideração.

8o Fórum Mundial da Água – Vila Cidadã-Mercado de Soluções – Trabalhos Selecinados 1

Programação – VILA CIDADA – 8 Fórum Mundial da Água 2

Organização e Formato de apresentação junto a Vila Cidadã-Mercado de Soluções3

Publicado em 01/03/2018, na categoria Sem categoria.