Prezados(as) alunos e alunas, A pedido da Coordenação, trago as informações referentes à formatura institucional de 2023/2 fornecidas pela CRA: “1 – O […]
Prezados(as), Encaminho convite para o evento abaixo: Prezados, O Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN) e os Programas de […]
Prezados(as) alunos(as), Informo as principais datas relacionadas ao processo de matrícula para o semestre 2023/2, de acordo com o calendário acadêmico https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/calendario-academico-2023/ – Período de matrícula […]
2º SEMESTRE SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Fundamentos de Educação Ambiental Sociedade e Meio Ambiente Cartografia Estado, Mercado e Economia do Meio Ambiente […]
Alunos ingressantes 2017/1: NÃO há necessidade de fazer CORREÇÃO DE MATRÍCULA! Os alunos ingressantes que já fizeram a devida matrícula e entrega de documentos junto ao CRA não precisam comparecer na secretaria do colegiado do curso para correção de matrícula!!!
Atentem para a CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA nos dias 26, 27 e 28 de abril, na secretaria do colegiado do curso!! Nesse caso, os alunos ingressantes devem realizar o procedimento para manter sua vaga. A não confirmação de matrícula no período estabelecido acarreta na perda da vaga!
Foi aprovada pelo COCEPE a Resolução 16/2016 que dispõe sobre NOVAS REGRAS PARA GERAL DE MATRÍCULA.
A partir do inicio de 2017/1 o Trancamento Geral de Matrícula deve ser solicitado diretamente na Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA no Núcleo de Atendimento ao Aluno – na sala 101, onde o acadêmico preencherá um formulário específico para tal finalidade, e o mesmo será analisado e registrado no ato da solicitação, sem necessidade de ser repassado ao Colegiado;
O Trancamento Geral de matrícula terá validade por apenas um semestre, sendo o prazo máximo de 4 semestres para cursos semestrais e 2 anos para o curso anual. O Trancamento poderá ser solicitado para períodos letivos consecutivos, entretanto deve ser renovado a cada período, até completar o período máximo estipulado na Resolução – 2 anos. Isto com a pretensão de que a cada semestre o acadêmico repense a sua situação.
Prazos:
– O acadêmico poderá solicitar o Trancamento Geral de Matrícula:
– sem realizar matrícula – até a data limite para correção de matrícula (em 2017/1: de 17 a 20 de abril de 2017);
– com matrícula – do primeiro até o último dia letivo (conforme calendário acadêmico) – OBRIGATÓRIO anexar COMPROVANTE DE MATRÍCULA.
ATENÇÃO: Os alunos que não solicitaram matrícula ou correção de matrícula ou não realizarem o trancamento geral de matrícula configurarão com situação de ABANDONO de curso;
Alunos Ingressantes, independente da modalidade de ingresso:
– Apenas poderão realizar o Trancamento Geral por dois motivos justificados:
-Motivo de Saúde do próprio aluno – Atestado com CID;
-Serviço Militar – Atestado;
Mais informações sobre as novas regras podem ser vistas na Resolução 16/2016, que segue anexa, e também esta disponível para consulta na página do Cocepe, bem como na página da CRA.
Alunos do curso Gestão Ambiental Bacharelado que não conseguiram realizar a solicitação de matrícula na disciplina ECOLOGIA I, tentem novamente via cobalto. Caso alguém ainda não consiga, poderá fazer a matrícula nessa disciplina durante o período de correção de matrículas (17-20/04), diretamente na secretaria do curso.
Alunos que não conseguiram realizar a solicitação de matrícula na disciplina PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DESENVOLVIMENOTO REGIONAL, tentem novamente via cobalto. Caso alguém ainda não consiga, poderá fazer a matrícula nessa disciplina durante o período de correção de matrículas (17-20/04).
ATENÇÃO ALUNOS DO CURSO DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL
A solicitação de matrícula regular para 2017/1 deverá ser feira via sistema acadêmico Cobalto, no período de 07 a 10 de abril de 2017.
Cobalto -> aluno -> cadastro -> solicitação de matrícula. A funcionalidade vai apresentar todas as disciplinas que o aluno está apto a cursar.
As disciplinas do primeiro semestre não estão disponíveis para matrícula via Cobalto. A solicitação de matrícula para essas disciplinas deverá ser feita no colegiado do curso. Período para correção de matrícula: 17-20 de abril
CORREÇÃO DE MATRÍCULAS diretamente na secretaria do colegiado. Período de 17 a 20 de abril (das 14:00 às 17:00).
ATENÇÃO ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Alunos com pendência de disciplinas do PRIMEIRO semestre deverão priorizar estas disciplinas no momento de solicitação de matrícula. As disciplinas Fundamentos de Informática, Fundamentos de Administração e Fundamentos de Estatística serão ofertadas para Tecnólogo mas a solicitação matrícula deverá ser feita no período de CORREÇÃO DE MATRÍCULAS diretamente na secretaria do colegiado. Período de 17 a 20 de abril (das 14:00 às 17:00).
Alunos com pendências nas disciplinas de Fundamentos de Ciências Ambientais e Fundamentos de Educação Ambiental, deverão solicitar matrícula como aluno especial nas disciplinas de Fundamentos de Biologia (ofertada na sexta a tarde) e Fundamentos de Educação Ambiental (ofertada na quinta a tarde), no Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Esse procedimento deverá ser feito diretamente na secretaria do curso, nos dias 24 e 25 de abril (preferencialmente, no dia 24/04).
Alunos com pendências nas disciplinas de Fundamentos de Ecologia e Sistemas de Informações Geográficas, deverão solicitar matrícula como aluno especial nas disciplinas de Ecologia I (ofertada na segunda a tarde) e em Cartografia (ofertada na quarta a tarde), no Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Esse procedimento deverá ser feito diretamente na secretaria do curso, nos dias 24 e 25 de abril (preferencialmente, no dia 24/04). NÃO PODE HAVER COLISÃO DE HORÁRIOS, portanto se for necessário fazer matrícula especial, deixe o horário livre para essa modalidade.
Para dúvidas e/ou esclarecimentos, enviar e-mail para gasecretaria.ufpel@gmail.com ou fmgvet@gmail.com.