Início do conteúdo
    Notícias
  • Gestão Ambiental no facebook

    Acompanhe as informações dos cursos de Gestão Ambiental (Tecnólogo e Bacharelado) via facebook!!!

    https://www.facebook.com/Gest%C3%A3o-Ambiental-UFPel-191090981393429/?fref=ts

  • TECNÓLOGO – Seminário Técnico Científico II

    Atenção alunos do Tecnólogo em Gestão Ambiental:

    A disciplina Seminários Técnicos Científicos II será ministrada nas quintas-feiras à tarde (dois primeiros períodos)  no Centro de Integração do Mercosul (mini auditório – segundo andar). A matrícula para a disciplina será feita normalmente via sistema acadêmico Cobalto.

    Professor responsável pela disciplina: Cleiton Stigger Perleberg

  • ESTÁGIO MAIO

    ATENÇÃO!!!

    Os alunos que pretendem dar início ao estágio curricular no mês de MAIO devem dirigir-se à secretaria do curso para solicitar sua inclusão na apólice de seguros. Para isso o aluno deverá portar carta de aceite do professor orientador e carta de aceite do supervisor no local do estágio. Ambos documentos devem estar devidamente preenchidos e assinados.  Veja link dos documentos aqui: Carta de Aceite do Supervisor no Local de Estágio Carta-de-aceite-professor-orientador-de-estágio

    A data final para inclusão dos alunos na apólice de seguros é 15 de abril. Lembrando que nenhum aluno pode dar início ao seu estágio curricular se não estiver devidamente incluído na apólice de seguros.

    *este prazo não se aplica em casos em que a empresa fornece o seguro ao estudante estagiário.

    Esclareça suas dúvidas na secretaria do curso!!!

    Veja aqui os demais documentos necessários ao processo de estágio:

    Plano de trabalho

    Termo de compromisso

     

  • Zoneamento Ecológico-Econômico do estado do RS

     

    Trata-se de uma importante etapa de elaboração do ZEE – Zoneamento Ecológico-Econômico do estado do RS, e esta diretamente relacionado ao licenciamento ambiental, e atividades econômicas em nossa região.

  • TECNÓLOGO – Gestão Ambiental

    Veja grade de horários para 2017/1. horário cstga 2017.1

    ATENÇÃO ALUNOS: TEREMOS ALTERAÇÃO NO LOCAL DAS SALAS DE AULA – AINDA NÃO FOI DEFINIDO PELO SETOR RESPONSÁVEL.

    TODAS AS INFORMAÇÕES SERÃO PUBLICADAS NO SITE DO CURSO.

     

  • AVISO SOBRE DATA DE REALIZAÇÃO DO EXAME

    O prof. Maurício Pinto da Silva comunica a realização de EXAME para as Disciplinas indicadas abaixo:

    Disciplina: Temas Econômicos do Ambiente

    Data: 30/03/2017

    Aluno/matrícula: 14100875

    Aluno/matrícula: 14100874

    Aluno/matrícula: 13205983

    Aluno/matrícula: 14102312

    Disciplina: Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Regional

     Data: 31/03/2017

    Aluno/matrícula: 15101614

    Aluno/matrícula: 15101610

     

  • ORIENTAÇÕES – disponibilização de tcc na base de dados da UFPel

    Orientações para disponibilização dos trabalhos de conclusão de curso na base de dados UFPel.
    Esse procedimento deverá ser realizado em etapas, sendo cada uma de responsabilidade de alunos, professores orientadores, secretaria e coordenação.
    Não será necessário entregar versão em cd room!
    PRIMEIRA ETAPA:
    Aluno
    1 – Após defesa, aprovação e realização das alterações solicitadas pela banca examinadora (quando o caso), o aluno deverá solicitar à biblioteca do Liceo a ficha catalográfica pelo link: http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha
    Essa ficha catalográfica deverá ser inserida no trabalho.
    2 – Imprimir, preencher e assinar  o “termo de autorização para inserir TCC na base de dados da UFPel” (link: http://sisbi.ufpel.edu.br/arquivos/PDF/Termo%20de%20autoriza%C3%A7%C3%A3o%20TCC%20e%20TCCP.pdf)
    ->> entregar para o professor orientador o termo preenchido e assinado (impresso);
    ->> enviar ao professor orientador o TCC devidamente concluído (convertido para PDF).
    SEGUNDA ETAPA:
    Professor orientador:
    – enviar para secretaria do curso TCC devidamente concluído;
    – entrega na secretaria do curso o termo de autorização para inserir TCC na base de dados da UFPel devidamente preenchido e assinado.
    Somente serão aceitos trabalhos enviados pelo emails dos professores orientadores.
    Somente serão aceitos termos entregues pelos professores orientador.
    TERCEIRA ETAPA:
    – secretaria e coordenação do curso reunem a documentação e encaminham à biblioteca para disponibilização na base de dados.
    Para mais informações veja o Manual de Normalização de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=manual
  • ATENÇÃO FORMANDOS

    A documentação dos alunos formandos deve ser entregue na secretaria do colegiado conforme segue:
    ->> alunos com colação externa marcada para dia 22 de abril de 2017 devem estar com a documentação completa na secretaria até dia 17 de março de 2017;
    ->> alunos com colação externa marcada para dia 29 de abril de 2017 devem estar com a documentação completa na secretaria até dia 24 de março de 2017;
    ->> alunos com colação interna marcada para dia 12 de maio de 2017 devem estar com a documentação completa na secretaria até dia 04 de abril de 2017.
    QUAIS DOCUMENTOS O ALUNO DEVE ENTREGAR?
    ESTÁGIO CURRICULAR:
     ter concluído o estágio curricular obrigatório e entregar o relatório final de estágio (original e assinado). Modelo do documento aqui ->> Relatório final de estágio – modelo coordenação
    FORMAÇÃO COMPLEMENTAR:
    formação complementar: entregar certificados com carga horária mínima de 60 horas (originais e cópias). Veja aqui ->> Formação complementar
    FORMAÇÃO LIVRE:
    formação livre: entregar certificados com carga horária mínima de 60 horas (originais e cópias). Veja aqui ->> Formação Livre