Início do conteúdo
    Notícias
  • ORIENTAÇÕES – disponibilização de tcc na base de dados da UFPel

    Orientações para disponibilização dos trabalhos de conclusão de curso na base de dados UFPel.

     

    Esse procedimento deverá ser realizado em etapas, sendo cada uma de responsabilidade de alunos, professores orientadores, secretaria e coordenação.

     

    Não será necessário entregar versão em cd room!

     

    PRIMEIRA ETAPA:

     

    Aluno
    1 – Após defesa, aprovação e realização das alterações solicitadas pela banca examinadora (quando o caso), o aluno deverá solicitar à biblioteca do Liceo a ficha catalográfica pelo link: http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha

    Essa ficha catalográfica deverá ser inserida no trabalho.

    2 – Imprimir, preencher e assinar  o “termo de autorização para inserir TCC na base de dados da UFPel” (link: http://sisbi.ufpel.edu.br/arquivos/PDF/Termo%20de%20autoriza%C3%A7%C3%A3o%20TCC%20e%20TCCP.pdf)

     

    ->> entregar para o professor orientador o termo preenchido e assinado (impresso);

    ->> enviar ao professor orientador o TCC devidamente concluído (convertido para PDF).

     

    SEGUNDA ETAPA:

     

    Professor orientador:

    – enviar (por email: gasecretaria.ufpel@gmail.com) para secretaria do curso TCC devidamente concluído;

    – entregar na secretaria do curso o termo de autorização para inserir TCC na base de dados da UFPel devidamente preenchido e assinado.

    Somente serão aceitos trabalhos enviados pelos emails dos professores orientadores.

    Somente serão aceitos termos entregues pelos professores orientadores.

     

    TERCEIRA ETAPA:

    – secretaria e coordenação do curso reunem a documentação e encaminham à biblioteca para disponibilização na base de dados.

    Para mais informações veja o Manual de Normalização de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=manual

     

  • CRONOGRAMA de defesas de trabalhos de conclusão de curso – CSTGA

    A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental torna público o cronograma de defesas de trabalhos de conclusão de cursos dos seus alunos abaixo listados referente ao segundo período letivo de 2017:

    07 de fevereiro

    Horário Aluno Professor orientador
    10:00 Jaqueline Schneider Claure Morrone

    20 de fevereiro

    Horário Aluno Professor orientador
    09:00 Yris Martins da Silva Cleiton Stigger Perleberg
    10:00 Thais Wacholz Kohler Cleiton Stigger Perleberg
    11:00 Sharon Santos Lilge Fernanda Medeiros Gonçalves

     

    23 de fevereiro

    Horário Aluno Professor Orientador
    08:00 Pedro Alcantara Claure Morrone
    09:00 Andressa Islabão Claure Morrone
    10:00 Lauren da Cunha Claure Morrone

     

    Todas as apresentações serão realizadas no mini auditório do Centro de Integração do Mercosul – Rua Andrade Neves, 1529 – Pelotas.

  • PRORROGAÇÃO – APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

    PRORROGAÇÃO do prazo de aproveitamento de disciplinas:
    19 à 21/02/2018 – diretamente na secretaria acadêmica.
    Veja no link informações importantes!!!
    https://wp.ufpel.edu.br/ga/2017/10/09/aproveitamento-de-disciplinas/
  • DEFESA DE TCC – CSTGA/2017-2

    O período para defesa de trabalhos de conclusão de curso dos alunos do CSTGA foi definido entre 15 e 21 de fevereiro de 2018 – nos horários entre 08:00 e 12:00, no mini auditório do CIM.
    Os trabalhos de conclusão (em três vias) deverão ser entregues na secretaria acadêmica até dia 05 de fevereiro de 2018. Juntamente com os trabalhos, deverá ser entregue o formulário de autorização de entrega e defesa de TCC devidamente preenchido e assinado. Link do formulário aqui: Formulário entrega TCC 20172 (1)
    No momento da entrega dos documentos será feito o agendamento de horário para defesa.
  • ATENÇÃO FORMANDOS 2017/2

    Veja abaixo informações para alunos que pretendem colar grau 2017/2

    De ordem da coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que os alunos que pretendem colar grau em 2017/2 deverão entregar os documentos abaixo listados no período de 05 a 09 de fevereiro de 2018 (na secretaria acadêmica ou coordenação do curso):

    – formulário de colação de grau (o formulário deverá estar devidamente preenchido e assinado). Veja formulário no link: FORMULÁRIO COLAÇÃO DE GRAU

    – certificados de formação livre (entregar originais e cópias). Os certificados deverão contabilizar no mínimo 60 horas;

    – certificados de formação complementar (entregar originais e cópias). Os certificados deverão contabilizar no mínimo 60 horas;

    – relatório final de estágio curricular obrigatório (entregar original devidamente preenchido e assinado – por aluno, professor orientador acadêmico e supervisor de estágio). Veja modelo no link: relatório final de estágio 

    Em casos de dúvidas ou impossibilidade do cumprimento do cronograma, o aluno deverá entrar em contato com a coordenação do curso.

  • 6º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE

    Em sua 6ª edição, o Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente traz como tema central os desafios do planejamento e da gestão ambiental em tempos de crise, contemplando não somente sua dimensão econômica, mas também seus aspectos ambientais, como a escassez de recursos naturais e a conseguente necessidade de adoção de tecnologias mais eficazes, tanto nos processos produtivos quanto para o tratamento de águas, efluentes e resíduos.

    http://fiema.com.br/Pagina/Index/13

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO

    Atenção:

    Na semana de 04 a 08 de dezembro, o atendimento da secretaria acadêmica será no seguinte horário:

    das 16:00 às 20:00