O Colegiado do Curso de Gestão Ambiental – Bacharelado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) manifesta sua tristeza pelo falecimento do professor Cleiton Stigger […]
Prezados(as) alunos e alunas, A pedido da Coordenação, trago as informações referentes à formatura institucional de 2023/2 fornecidas pela CRA: “1 – O […]
Prezados(as), Encaminho convite para o evento abaixo: Prezados, O Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN) e os Programas de […]
Prezados(as) alunos(as), Informo as principais datas relacionadas ao processo de matrícula para o semestre 2023/2, de acordo com o calendário acadêmico https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/calendario-academico-2023/ – Período de matrícula […]
2º SEMESTRE SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Fundamentos de Educação Ambiental Sociedade e Meio Ambiente Cartografia Estado, Mercado e Economia do Meio Ambiente […]
Período de trabalho remoto prorrogado até 31 de agosto
Portaria da Reitoria da Universidade, publicada na sexta-feira, dia 31 de julho, determina que a realização de atividades administrativas da UFPel continue a dar-se por meio de trabalho remoto, no que couber, até o dia 31 de agosto de 2020.
Sala Virtual de Apoio Pedagógico amplia horários e atividades
Com início do Calendário Alternativo, a Sala Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ampliou seus horários de atividades e atendimento. A partir da semana que vem, a Sala estará aberta de terças a sextas-feiras, das 9h às 11h e das 16h às 18h. Para acessar basta acessar este link.
http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/25/sala-virtual-de-apoio-pedagogico-amplia-horarios-e-atividades/
O Comitê UFPel Digital lançou um site que reúne normativas, editais, materiais de apoio, sistema E-Aula, entre outras informações, para oferecer orientações e esclarecimento a professores, estudantes e técnico-administrativos no Calendário Alternativo. A página está em permanente atualização.
Podem ser acessadas orientações metodológicas e pedagógicas para as ativid
ades remotas emergenciais e modelo de Plano de Ensino para o Calendário Alternativo aqui.
Também está disponível uma série de vídeos que mostram detalhes sobre o “novo Moodle”: o sistema E-Aula. Além das melhorias técnicas, a plataforma agregou novas funcionalidades, como a integração ao Cobalto e a webconferência. Informações sobre interface, perfil, mostrar/ocultar disciplina, backup, editor e outras informações são explicadas aqui.
Da mesma forma, orientações para o uso do Webconf UFPel também estão disponíveis em forma de vídeo.
Disciplina do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado disponível para matrícula especial de alunos de outros cursos da UFPel:
Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde)
– professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn
– código da disciplina: 21000209 – turma 50
– vagas: 10 vagas
– oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre
PROCEDIMENTOS:
– matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):
– solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).
Importante: Até dia 21 de junho serão disponibilizadas as vagas para matrícula especial.
Formulário para solicitar matrícula especial: Formulário-de-matrícula-especial-2020 CAA
MATRÍCULA ESPECIAL DOS ALUNOS DA GA EM OUTROS CURSOS DA INSTITUIÇÃO:
22 de junho – matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula. Não será necessário autorização da coordenação do seu curso de origem.
CONTATOS:
– E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
– Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/
– Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/
LINKS IMPORTANTES:
Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/
PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/
CORREÇÃO DE MATRÍCULA
CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO
As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para correção de matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:
Aos alunos que não conseguiram matricular-se nas disciplinas ofertadas através do cobalto, poderão requerer a matrícula por email no período de 16 a 19 de junho.
As solicitação serão efetivadas no sistema cobalto de acordo com ordem de envio dos documentos – dentro do prazo estabelecido, enquanto houver vagas nas disciplinas.
Grade de horários:
PRIMEIRO SEMESTRE
Fundamentos de Informática – não sobrou vaga para esta disciplina
Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde) = 15 vagas para correção de matrícula
– professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn
– código da disciplina: 21000209 – turma 50
– vagas: 45 vagas
– oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre
OPTATIVAS:
– Gestão de Projetos (terça-feira manhã) = 15 vagas para correção de matrícula
– professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva
– oferta: 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre
– GAB – código da disciplina: 21000238 – turma: 50 – vagas 20
– CSTGA – código da disciplina: 21000200 – turma: 51 – vagas: 10
– Gestão Ambiental – banco universal – não sobrou vaga para esta disciplina
Observação: os horários dizem respeito à atividades síncronas das disciplinas. Sendo que os materiais ficarão disponibilizados durante todo o período que durar a disciplina.
CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:
De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.
Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA
Observações de correção de matrícula:
– será disponibilizado o formulário padrão no site;
– o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com
– ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;
CONTATOS:
– E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
– Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/
– Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/
LINKS IMPORTANTES:
Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/
PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/
Em razão da alteração curricular (novo PPC GAB) alguns alunos não estão conseguindo acessar a solicitação de matrícula por meio do seu próprio currículo. Em razão disso, as matrículas para os alunos GAB ingressantes até 2019/1 (incluindo) será realizada por meio da CORREÇÃO DE MATRÍCULA.
Veja as instruções:
De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.
Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA
Observações de correção de matrícula:
– será disponibilizado o formulário padrão no site;
– o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com
– ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;
Observação: caso alunos ingressantes em 2020/1 queiram matricular-se em alguma disciplina mas estejam enfrentando problemas no cobalto entrem em contato pelo email: gasecretaria.ufpel@gmail.com
INFORMAÇÕES – CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO
As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:
– a matrícula nas disciplinas será de opção dos estudantes dos cursos, sendo que em casos de alunos que não tenham disponibilidade de cursar, não serão prejudicados. Brevemente, a matrícula realizada para 2020/1 (presencial) será suspensa para que a Instituição possa processar as novas matrículas. Os alunos que irão cursas na modalidade remota terão comprovante de matrículas com suas atuais disciplinas; e, alunos que não irão cursar, manterão a matrícula anterior. No dia 10 de junho, a matrícula que foi realizada 2020/1 (presencial) será temporariamente excluída para que se possa processar a matrícula do calendário acadêmico alternativo. Em 23 de junho, esta matrícula será reinserida no comprovante dos alunos.
Os alunos que não cursarem o semestre alternativo, não terão este contabilizado para o jubilamento.
Grade de horários:
PRIMEIRO SEMESTRE
Fundamentos de Informática (quarta-feira à tarde)
– professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva
– código da disciplina: 21000208 – turma 50
– vagas: 30 vagas
– oferta no 1º bloco – 6 primeiras semanas do semestre
Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde)
– professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn
– código da disciplina: 21000209 – turma 50
– vagas: 45 vagas
– oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre
OPTATIVAS:
– Gestão de Projetos (terça-feira manhã)
– professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva
– oferta: 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre
– GAB – código da disciplina: 21000238 – turma: 50 – vagas 20
– Gestão Ambiental – banco universal (quinta-feira à noite)
– professor responsável pela disciplina: Cleiton Stigger Perleberg (disciplina colegiada)
– código da disciplina: 21000206 – turma: 50
– oferta: 12 semanas
– vagas: 40
Observação: os horários dizem respeito à atividades síncronas das disciplinas. Sendo que os materiais ficarão disponibilizados durante todo o período que durar a disciplina.
CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:
De 11 a 14 de junho – solicitação de matrícula por parte dos estudantes (no Cobalto)
15 de junho – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;
De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.
– ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;
22 de junho – início do semestre letivo
22 de junho – matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula.Não será necessário autorização da coordenação do curso.
– matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):
– solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).
Importante: Até dia 21 de junho serão disponibilizadas as vagas para matrícula especial.
– Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/
LINKS IMPORTANTES:
Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/
PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/
Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.
O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (anexo a este processo) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com
A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.
Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.
Publicado o Calendário Alternativo com todas as suas datas
A UFPel publicou nesta terça-feira (26) o Calendário Alternativo da Universidade, aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) na sexta-feira (22).
O Calendário é suplementar ao do primeiro semestre de 2020, que está apenas suspenso, não sendo substituído.
As matrículas feitas pelos estudantes para as disciplinas de 2020/1 continuam valendo e o Calendário do primeiro semestre deverá ser retomado quando retornarem as aulas presenciais.
As atividades remotas do Alternativo iniciam em 22 de junho, acabando em 12 de setembro.
Veja o Calendário Alternativo em https://sei.ufpel.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1093670&id_orgao_publicacao=0 .
Os estudantes devem ficar atentos às datas de abertura das matrículas para este período especial, constantes no Calendário Alternativo publicado nesta terça-feira (26).
Como será
Serão atividades remotas durante 12 semanas, a partir de 22 de junho, para graduação e para pós-graduação. O Calendário Acadêmico de 2020 fica suspenso, sendo o Alternativo complementar. As matrículas já feitas para o primeiro semestre continuam valendo.
Durante este período, que vai até 12 de setembro, disciplinas optativas poderão ser livremente oferecidas, enquanto que as obrigatórias deverão passar por avaliação dos Colegiados de Curso e serem, preferencialmente, ofertadas para concluintes.
As práticas só serão realizadas cem por cento remotamente, não poderão ser presenciais, também depois de passarem por avaliação dos colegiados. Somente os cursos de bacharelados e tecnológicos poderão oferecer estágios, já que os de licenciaturas não têm como, devido ao não funcionamento das aulas.
Quanto aos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) serão também feitos com orientação remota, quando possível. Cerimônias de Colação de Grau ocorrerão online.
Calendário Alternativo é tema de live nesta quinta (21)
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nesta quinta-feira (21), às 14h, uma live em sua página do Facebook para tratar do Calendário Alternativo.
Participarão o reitor da UFPel, Pedro Hallal, o vice-reitor, Luís Amaral, a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco.