Início do conteúdo
    Notícias
  • MATRÍCULA ESPECIAL

    INFORMAÇÕES GERAIS MATRÍCULA ESPECIAL

    Disciplina do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado disponível para matrícula especial de alunos de outros cursos da UFPel:
    Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde)
    – professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn
    – código da disciplina: 21000209 – turma 50
    – vagas: 10 vagas
    – oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

    PROCEDIMENTOS:
    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):
    – solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).
    Importante: Até dia 21 de junho serão disponibilizadas as vagas para matrícula especial.
    Formulário para solicitar matrícula especial: Formulário-de-matrícula-especial-2020 CAA

    MATRÍCULA ESPECIAL DOS ALUNOS DA GA EM OUTROS CURSOS DA INSTITUIÇÃO:
    22 de junho – matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula. Não será necessário autorização da coordenação do seu curso de origem.

    CONTATOS:
    – E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/
    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

    LINKS IMPORTANTES:
    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/
    PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/

  • CORREÇÃO DE MATRÍCULA

    CORREÇÃO DE MATRÍCULA
    CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO
    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para correção de matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:
    Aos alunos que não conseguiram matricular-se nas disciplinas ofertadas através do cobalto, poderão requerer a matrícula por email no período de 16 a 19 de junho.
    As solicitação serão efetivadas no sistema cobalto de acordo com ordem de envio dos documentos – dentro do prazo estabelecido, enquanto houver vagas nas disciplinas.

    Grade de horários:

    PRIMEIRO SEMESTRE
    Fundamentos de Informática – não sobrou vaga para esta disciplina

    Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde) = 15 vagas para correção de matrícula
    – professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn
    – código da disciplina: 21000209 – turma 50
    – vagas: 45 vagas
    – oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

    OPTATIVAS:
    – Gestão de Projetos (terça-feira manhã) = 15 vagas para correção de matrícula
    – professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva
    – oferta: 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre
    – GAB – código da disciplina: 21000238 – turma: 50 – vagas 20
    – CSTGA – código da disciplina: 21000200 – turma: 51 – vagas: 10

    – Gestão Ambiental – banco universal – não sobrou vaga para esta disciplina

    Observação: os horários dizem respeito à atividades síncronas das disciplinas. Sendo que os materiais ficarão disponibilizados durante todo o período que durar a disciplina.

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:
    De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.
    Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA
    Observações de correção de matrícula:
    – será disponibilizado o formulário padrão no site;
    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;
    CONTATOS:
    – E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/
    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

    LINKS IMPORTANTES:
    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/
    PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/

  • SOBRE PROBLEMA PARA SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA

    ATENÇÃO ALUNOS

    Em razão da alteração curricular (novo PPC GAB) alguns alunos não estão conseguindo acessar a solicitação de matrícula por meio do seu próprio currículo. Em razão disso, as matrículas para os alunos GAB ingressantes até 2019/1 (incluindo) será realizada por meio da CORREÇÃO DE MATRÍCULA.

    Veja as instruções:
    De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.
    Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA
    Observações de correção de matrícula:
    – será disponibilizado o formulário padrão no site;
    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

    Observação: caso alunos ingressantes em 2020/1 queiram matricular-se em alguma disciplina mas estejam enfrentando problemas no cobalto entrem em contato pelo email: gasecretaria.ufpel@gmail.com

  • INFORMAÇÕES – CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO

    INFORMAÇÕES – CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO

    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:

    – a matrícula nas disciplinas será de opção dos estudantes dos cursos, sendo que em casos de alunos que não tenham disponibilidade de cursar, não serão prejudicados. Brevemente, a matrícula realizada para 2020/1 (presencial) será suspensa para que a Instituição possa processar as novas matrículas. Os alunos que irão cursas na modalidade remota terão comprovante de matrículas com suas atuais disciplinas; e, alunos que não irão cursar, manterão a matrícula anterior. No dia 10 de junho, a matrícula que foi realizada 2020/1 (presencial) será temporariamente excluída para que se possa processar a matrícula do calendário acadêmico alternativo. Em 23 de junho, esta matrícula será reinserida no comprovante dos alunos.

    Os alunos que não cursarem o semestre alternativo, não terão este contabilizado para o jubilamento.

     

    Grade de horários:

    PRIMEIRO SEMESTRE

    Fundamentos de Informática (quarta-feira à tarde)

    – professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva

    – código da disciplina: 21000208 – turma 50

    – vagas: 30 vagas

    – oferta no 1º bloco – 6 primeiras semanas do semestre

     

    Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde)

    – professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn

    – código da disciplina: 21000209 – turma 50

    – vagas: 45 vagas

    – oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

     

    OPTATIVAS:

    Gestão de Projetos (terça-feira manhã)

    – professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva

    – oferta: 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

    – GAB – código da disciplina: 21000238 – turma: 50 – vagas 20

    – CSTGA – código da disciplina: 21000200 – turma: 51 – vagas: 10

     

    Gestão Ambiental – banco universal (quinta-feira à noite)

    – professor responsável pela disciplina: Cleiton Stigger Perleberg (disciplina colegiada)

    – código da disciplina: 21000206 – turma: 50

    – oferta: 12 semanas

    – vagas: 40

    Observação: os horários dizem respeito à atividades síncronas das disciplinas. Sendo que os materiais ficarão disponibilizados durante todo o período que durar a disciplina.

     

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:

    De 11 a 14 de junho – solicitação de matrícula por parte dos estudantes (no Cobalto)

    15 de junho – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

    De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.

    Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA

    Observações de correção de matrícula:

    – será disponibilizado o formulário padrão no site;

    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

    22 de junho – início do semestre letivo

    22 de junho – matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula.Não será necessário autorização da coordenação do curso.

    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):

    – solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).

    Importante: Até dia 21 de junho serão disponibilizadas as vagas para matrícula especial.

    Formulário para solicitar matrícula especial: Formulário-de-matrícula-especial-2020 CAA

    CONTATOS:

    – E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/

    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

     

    LINKS IMPORTANTES:

    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/

    PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/

     

  • Reversão de Trancamento Geral de Matrícula

    Reversão de Trancamento Geral de Matrícula

     

    Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.

    O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (anexo a este processo) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com

    A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.

    Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.

    Estas orientações junto com o formulário estão disponíveis na página da CRA https://wp.ufpel.edu.br/cra/

    Formulario_Readmissao

  • Publicado o Calendário Alternativo com todas as suas datas

    Publicado o Calendário Alternativo com todas as suas datas

    A UFPel publicou nesta terça-feira (26) o Calendário Alternativo da Universidade, aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) na sexta-feira (22).

    O Calendário é suplementar ao do primeiro semestre de 2020, que está apenas suspenso, não sendo substituído.

    As matrículas feitas pelos estudantes para as disciplinas de 2020/1 continuam valendo e o Calendário do primeiro semestre deverá ser retomado quando retornarem as aulas presenciais.

    As atividades remotas do Alternativo iniciam em 22 de junho, acabando em 12 de setembro.

    Veja o Calendário Alternativo em https://sei.ufpel.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1093670&id_orgao_publicacao=0 .

    Os estudantes devem ficar atentos às datas de abertura das matrículas para este período especial, constantes no Calendário Alternativo publicado nesta terça-feira (26).

    Como será

    Serão atividades remotas durante 12 semanas, a partir de 22 de junho, para graduação e para pós-graduação. O Calendário Acadêmico de 2020 fica suspenso, sendo o Alternativo complementar. As matrículas já feitas para o primeiro semestre continuam valendo.

    Durante este período, que vai até 12 de setembro, disciplinas optativas poderão ser livremente oferecidas, enquanto que as obrigatórias deverão passar por avaliação dos Colegiados de Curso e serem, preferencialmente, ofertadas para concluintes.

    As práticas só serão realizadas cem por cento remotamente, não poderão ser presenciais, também depois de passarem por avaliação dos colegiados.  Somente os cursos de bacharelados e tecnológicos poderão oferecer estágios, já que os de licenciaturas não têm como, devido ao não funcionamento das aulas.

    Quanto aos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) serão também feitos com orientação remota, quando possível. Cerimônias de Colação de Grau ocorrerão online.

  • Calendário Alternativo é tema de live nesta quinta (21)

    Calendário Alternativo é tema de live nesta quinta (21)

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nesta quinta-feira (21), às 14h, uma live em sua página do Facebook para tratar do Calendário Alternativo.

    Participarão o reitor da UFPel, Pedro Hallal, o vice-reitor, Luís Amaral, a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco.

    Calendário Alternativo é tema de live nesta quinta (21)

  • Professor da GA tem artigo publicado na Revista Saúde em Debate

    Professor da GA tem artigo publicado na Revista Saúde em Debate

    O professor Maurício Pinto da Silva, do curso de Gestão Ambiental, teve recentemente, artigo publicado na Revista Saúde em Debate, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). O artigo “Bacias hidrográficas transfronteiriças: saneamento e saúde ambiental sem fronteiras” tem coautoria das pesquisadoras dra. Debora Cynamon Kligerman e dra. Rafaella Facchetti Assumpção, ambas do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. A publicação é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz/ENSP/PPGSPMA e a Universidade Federal de Pelotas/Centro de Integração do Mercosul/Curso de Gestão Ambiental e fazem parte da conclusão dos exercícios de pós-doutoramento do referido professor.

    O artigo faz parte do primeiro número regular da revista Saúde em Debate em 2020, e reúne artigos com temáticas como: hospitais de média complexidade na Rede de Atenção às Urgências; universalidade da VIII Conferência Nacional de Saúde; cuidado de usuários com tuberculose multidrogarresistentes em Recife; avaliação em saúde da criança na atenção primária; nutrição de crianças residentes em áreas de vulnerabilidade social; saúde da população em situação de rua; diarreia em crianças residentes na Ilha de Guaratiba (RJ); desastre de Brumadinho: políticas públicas e gestão do saneamento; planejamento para o Esgotamento Sanitário no Rio de Janeiro; reflexões bioéticas sobre proteção ao meio ambiente e às gerações futuras entre outros.

    De acordo com o professor Maurício, o caráter transnacional dos desafios ambientais significa dizer que nenhum país está imune as suas consequências, ainda quando não tenha um papel protagonista na gênese destes, como por exemplo, as mudanças climáticas, mas também o planejamento e a gestão do saneamento em bacias hidrográficas compartilhadas entre países. A edição pode ser acessada em http://revista.saudeemdebate.org.br/sed (foto)

    Fonte das informações: Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

  • PLANTÃO DE ATENDIMENTO ON-LINE (com link disponível)

    PLANTÃO DE ATENDIMENTO ON-LINE

    A partir do dia 04 de maio de 2020, haverá plantão de atendimento on-line (por webconferência) da secretaria dos colegiados.
    O atendimento se dará por webconferência no ambiente virtual da UFPel, a partir deste link (disponibilizado pela secretaria): https://webconf.ufpel.edu.br/b/ren-337-cgu

    Os horários dos plantões serão:
    Terças e sextas-feiras das 09:00 às 11:00.
    Quartas-feiras das 15:00 às 17:00.

    Todas as demais formas de comunicação com a secretaria dos colegiados serão mantidas, são elas:
    – e-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – publicação de informações via:
    – cobalto: acesse via app, site ou email
    – site: https://wp.ufpel.edu.br/ga/
    – facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/


    Esta sala virtual não servirá para webconferência de reuniões, será exclusivo para atendimento (em modo plantão) para conversas com os alunos e esclarecimento de dúvidas.
    Para abertura de salas webconferência utilize o link: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/04/20/videos-explicam-como-acessar-o-servico-de-webconferencia-da-ufpel/

  • Calendário acadêmico alternativo e o formulário da GA

    Estamos disponibilizando um questionário para conhecer a disponibilidade dos estudantes dos cursos CSTGA e GAB (e suas condições de recursos tecnológicos) para poder ser planejada a oferta de disciplinas no novo calendário acadêmico alternativo (veja a íntegra do calendário e documento da Reitoria sobre o assunto no link abaixo).

    Solicita-se que os alunos preencham o questionário até domingo (03 de maio de 2020).

    Após o levantamento, os cursos farão ofertas de disciplinas para serem cursadas on-line. A matrícula nestas disciplinas NÃO É OBRIGATÓRIA PARA NENHUM ALUNO. Assim, aqueles alunos que não tiverem disponibilidade de matricular-se e cursar as disciplinas NÃO SERÃO PREJUDUCADOS.

    Alunos que matricularem-se, cursarem a disciplinas mas que venham a ficar infreqüente ou reprovar em alguma disciplina, poderão repeti-la futuramente (em outro semestre).

    Ainda não temos cronograma de matrícula estabelecido nem temos todas as disciplinas que serão ofertas, tão logo a Reitoria delibere sobre o calendário e o colegiado sobre as disciplinas, todas as informações serão repassadas aos alunos (assim como orientações para matrícula).

    Também é importante destacar que as respostas no formulário não configuram a matrícula do aluno nem uma obrigatoriedade em matricular-se. Este formulário servirá de subsídio para a coordenação e colegiado pensarem no melhor planejamento para os alunos.

    Observação: todas as matrículas já realizadas para 2020/1 serão zeradas e apenas consideradas as novas matrículas.

    Em caso de dúvidas entre em contato: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Link para o FORMULÁRIO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScES_xrdF-eX9g_4d2ydhnK7zCnWQs0MltROwMDByJAw1dRlA/viewform?vc=0&c=0&w=1&usp=mail_form_link&urp=gmail_link

    Neste link estão os documentos disponibilizados pelo Reitoria:

    Proposta de calendário alternativo: PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2020 e Calendário Acadêmico Suplemantar 2020-1

    No link a seguir está o link da aluna do GAB, Iris Barcelos, explicando a importância de preencher o questionário.

    Link do vídeo: