Início do conteúdo
    Notícias
  • Professores da GA têm trabalho aprovado para o 31º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente 2020

    Professores da GA têm trabalho aprovado para o 31º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente 2020

     

    Sob o título “regulação do saneamento em áreas de fronteira, um desafio para o Brasil” os professores Maurício Pinto da Silva e Mateus Lopes da Silva, do curso de Gestão Ambiental/CIM aprovaram trabalho a ser apresentado no 31º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente 2020 (Encontro Técnico AESabesp), a ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2020 em plataforma digital.

    Considerado o maior evento do setor na América Latina, promovido há 31 anos pela AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) o Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente 2020 tem como tema central “Saneamento ambiental: inclusão social para a cidadania”. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) o evento reunirá especialistas para debater sobre desenvolvimento tecnológico e inovação, educação ambiental, eficiência energética, mudanças climáticas, redução de perdas, resíduos sólidos, saneamento rural e saúde pública entre outros.

    Para os professores, a aprovação para apresentação em importante evento demonstra a relevância do tema saneamento em uma perspectiva de complexidades relacionadas à regulação, o planejamento e a gestão em áreas limítrofes entre países, que em muitos casos, compartilham bacias hidrográficas, sendo um assunto ainda pouco pesquisado e um desafio aos gestores ambientais.

    Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em https://www.encontrotecnicoaesabesp.com.br/trabalhos-aprovados

  • Período de férias – secretaria do colegiado

    Informo que no período de 19 a 30 de outubro a servidora responsável pela secretaria dos colegiados estará em férias. Todas as demandas podem seguir sendo enviadas para o email da secretaria (gasecretaria.ufpel@gmail.com) e serão atendidas com a maior brevidade possível.
    No período mencionado acima não haverá plantões de atendimento online da secretaria.

  • CONCLUSÃO DE MATRÍCULAS

    Os colegiados dos cursos GAB e CSTGA informam que TODAS as matrículas (regulares e especiais) já foram inseridas no sistema!

    Alunos, confiram seus comprovantes de matrícula e caso percebam algum problema entrem em contato com a secretaria dos cursos por email: gasecetaria.ufpel@gmail.com ATÉ DIA 09 de outubro de 2020.

    Lembrem-se:

    As disciplinas que tiveram início a partir de 01 de outubro estão registradas como 71 ou 72!!

    Todas as demais turmas estão inativas e devem ser desconsideradas.

    As turmas registradas 1 ou 2 foram ofertadas para 2020/1 (suspenso – março). Estas serão mantidas no comprovante dos alunos como registro. Portanto, não devem ser consideradas para as aulas.

    CSTGA – Migração/alteração de turmas e disciplinas

    CSTGA – Migração/alteração de turmas e disciplinas

     

  • CSTGA – Migração/alteração de turmas e disciplinas

    ATENÇÃO CSTGA!!

    Algumas turmas ofertadas no CSTGA foram migradas para GAB.
    Por isso, algumas disciplinas não estão mais constando no comprovante e no lugar está a disciplina equivalente no currículo GAB.

    São elas (do CSTGA para GAB):

    – Fundamentos de Ciências Ambiental (21000137 – turma 72) – migrou para: Fundamentos de Biologia (21000244 – turma 71);

    – Fundamentos de Administração (21000083 – turma 72) – migrou para: Fundamentos de Administração (21000209 – turma 71);

    – Fundamentos de Estatística (21000081 – turma 72) – migrou para: Fundamentos de Estatística (21000245 turma 71);

    – Marketing e Empreendedorismo Socioambietal (21000016 – Turma 72) – migrou para Marketing e Empreendedorismo Socioambietal (21000016 – Turma 71);

    – Licenciamento Ambiental (21000189 – turma 72) – migrou para Licenciamento Ambiental (21000164 – turma 71);

    – Gestão de Resíduos (21000186 – turma 72) – migrar para Saneamento Ambiental (21000163 – turma 71);

    – Gestão Ambiental Rural (21000191 – turma 72) – migrou para Planejamento Ambiental Rural (21000179 – turma: 71);

    – Temas Éticos e Culturais do Ambiente (21000018 – turma 72) – migrou para Temas Éticos e Culturais do Ambiente (21000172 – turma 71);

    – Temas Técnicos do Ambiente (21000152 – turma 72) – migrou para Temas Técnicos do Ambiente (21000153 – turma 71);

    Os horários e professores continuam os mesmos.

  • CSTGA – Migração/alteração de turmas e disciplinas

    ATENÇÃO CSTGA!!
    Algumas turmas ofertadas no CSTGA foram migradas para GAB.
    Por isso, algumas disciplinas não estão mais constando no comprovante e no lugar está a disciplina equivalente no currículo GAB.
    São elas (do CSTGA para GAB):

    – Fundamentos de Ciências Ambiental (21000137 – turma 72) – migrou para: Fundamentos de Biologia (21000244 – turma 71);

    – Fundamentos de Administração (21000083 – turma 72) – migrou para: Fundamentos de Administração (21000209 – turma 71);

    – Fundamentos de Estatística (21000081 – turma 72) – migrou para: Fundamentos de Estatística (21000245 turma 71);

    – Marketing e Empreendedorismo Socioambietal (21000016 – Turma 72) – migrou para Marketing e Empreendedorismo Socioambietal (21000016 – Turma 71);

    – Licenciamento Ambiental (21000189 – turma 72) – migrou para Licenciamento Ambiental (21000164 – turma 71);

    – Gestão de Resíduos (21000186 – turma 72) – migrar para Saneamento Ambiental (21000163 – turma 71);

    – Gestão Ambiental Rural (21000191 – turma 72) – migrou para Planejamento Ambiental Rural (21000179 – turma: 71);

    – Temas Éticos e Culturais do Ambiente (21000018 – turma 72) – migrou para Temas Éticos e Culturais do Ambiente (21000172 – turma 71);

    – Temas Técnicos do Ambiente (21000152 – turma 72) – migrou para Temas Técnicos do Ambiente (21000153 – turma 71);
    Os horários e professores continuam os mesmos.

    Não houve alteração para as turmas GAB.

  • MATRÍCULA ESPECIAL – para alunos externos à GA

    ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA ESPECIAL (ALUNOS EXTERNOS À GA)

    A solicitação será recebida apenas dia 05 de outubro até às 18:00 – não serão aceitos pedidos enviados após este horário.

    Os pedidos serão atendidos por ordem de recebimento via email (gasecretaria.ufpel@gmail.com), considerando também se o aluno tem em seu currículo pré requisito exigido para disciplina pretendida, quando houver;

    Como solicitar?

    1- conferir as disciplinas que ofertam vagas – tabela abaixo

    2 – preencher o requerimento – modelo aqui: Formulário-de-matrícula-especial-2020 CAA

    3 – enviar o requerimento na secretaria do curso (gasecretaria.ufpel@gmail.com);

    4 – as matrículas serão feitas por ordem de solicitação (e com documentação completa – ordem de recebimento do email);

    5 – em caso de disciplinas com pré requisitos, o requerente já deverá tê-la cursado.

    Currículo completo dos cursos:

    Gestão Ambiental – Bacharelado (7900): GAB Curriculo novo – versão 3

     

    DISCIPLINA OFERTA PARA MATRÍCULA ESPECIAL Pré requisito Bloco de aulas
    Fundamentos de Química Ambiental 05 Não há 12 semanas
    Fundamentos de Biologia 05 Não há 12 semanas
    Tópicos de Gestão Ambiental 05 Não há 12 semanas
    Metodologia Científica 05 Não há 6 semanas (2º bloco)
    Cidadania e ética 05 Não há 6 semanas (1º bloco)
    Ecologia 2 05

    Ecologia I

    Fundamentos de Estatística

    12 semanas
    Licenciamento Ambiental 04 Legislação Ambiental 6 semestre (1º bloco)
    Política Ambiental Internacional 04 Legislação Ambiental 12 semanas
    Saneamento Ambiental 04 Qualidade do solo, água e ar 12 semanas
    Planejamento Ambiental Rural 01 Fundamentos de Administração 6 semanas (2º bloco)
    Práticas em Educação Ambiental 05 Fundamentos de Educação Ambiental 12 semanas
    Gestão da Biodiversidade 05 Ecologia II 12 semanas
    Produção Animal e Meio Ambiental 05 Planejamento Ambiental Rural 12 semanas
    Temas Éticos e Culturais do Ambiente 05 Planejamento Ambiental Urbano 12 semanas
    Temas Técnicos do Ambiente 05 Avaliação de Impacto Ambiental II 6 semanas (1º bloco)
    Temas Legais do Ambiente 01

    Licenciamento Ambiental

    Legislação Ambiental

    6 semanas (1º bloco)
    Fundamentos de Estatística 05 Não há 12 semanas

    As disciplinas serão ministradas em 12 ou 6 semanas (sendo as de 6 semanas com início diferentes):

    • disciplinas de 12 semanas: início da primeira semana de outubro
    • disciplinas de 6 semanas 1º bloco: início na primeira semana de outubro
  • Vamos começar o próximo semestre letivo!! Atenta aqui!

    Vamos começar o próximo semestre letivo!! Atenta aqui!

    GUIA ESTUDANTIL DA UFPel – Disciplinas, e-AULA, Tarefas, Questionários e muito mais!!

    Abre o link: https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/09/30/guia-estudantil/

    NATE ALUNOS – orientações sobre o e-aula!!

    Abre o link: https://wp.ufpel.edu.br/nate/files/2020/09/Orientac%CC%A7o%CC%83es-sobre-o-e-AULA-para-estudantes.pdf

    *****

    IMPORTANTE LEMBRAR:

    1 – As disciplinas que terão início a partir de 01 de outubro estão registradas como 71 ou 72!! Todas as demais estão inativas e devem ser desconsideradas. As turmas registradas 1 ou 2 foram ofertadas para 2020/1 (suspenso – março). Estas serão mantidas no comprovante dos alunos como registro. Portanto, não devem ser consideradas para as aulas. LINK DO CURSO (DISCIPLINAS) Os links para as aulas serão acessados a partir dos comprovantes de matrícula “link do curso”.

    2 – As disciplinas serão ministradas em 12 ou 6 semanas (sendo as de 6 semanas com início diferentes): disciplinas de 12 semanas: início da primeira semana de outubro disciplinas de 6 semanas 1º bloco: início na primeira semana de outubro disciplinas de 6 semanas 2º bloco: início na terceira semana de novembro.

    Veja aqui a grade de horários com a orientação dos blocos das disciplinas:

    GAB: https://wp.ufpel.edu.br/ga/files/2020/09/Grade-de-horarios-calendario-outubro-2020-com-blocos-e-semanas.pdf

    CSTGA: https://wp.ufpel.edu.br/ga/files/2020/09/CSTGA-Grade-de-horarios-site.pdf

  • ATENÇÃO

    As disciplinas que terão início a partir de 01 de outubro estão registradas como 71 ou 72!!

    Todas as demais estão inativas e devem ser desconsideradas.

    As turmas registradas 1 ou 2 foram ofertadas para 2020/1 (suspenso – março). Estas serão mantidas no comprovante dos alunos como registro. Portanto, não devem ser consideradas para as aulas.

     

    LINK:

    Os links para as aulas serão acessados a partir dos comprovantes de matrícula “link do curso”.

  • IMPORTANTES INFORMAÇÕES

    Considerando o regramento específico para estabelecimento do Calendário Acadêmico Remoto, para o retorno as atividades acadêmicas (outubro de 2020), informa-se que:
    – ao aluno que aderir a esta modalidade, efetuando sua matrícula, é recomendado manter um número de créditos que permitam o bom acompanhamento, sabendo que esta modalidade requer um tempo maior para execução das tarefas.
    Considerando-se que as disciplinas estarão organizadas em atividades assíncronas e síncronas;
    – considerando-se que a grade de horários apresenta o turno e dia em que serão realizados os encontros síncronos a serem acordados entre o professor e os alunos e que é possível que o sistema permita a matrícula em disciplinas de diferentes semestres no mesmo horário, contudo esta ação poderá prejudicar o desempenho acadêmico pela sobrecarga de atividades: a frequência não deverá ser contabilizada pela participação na atividade síncrona.