Início do conteúdo
    Notícias
  • CONVITE PARA REUNIÃO COM O COORDENADOR DO CSTGA

    CONVITE PARA REUNIÃO COM O COORDENADOR DO CSTGA

    O coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental convida todos os alunos do curso a participarem de uma reunião aberta que tratará dos seguintes temas:

    – novo calendário acadêmico (emergencial);

    – ofertas de disciplinas para os alunos do curso.

    A reunião será no dia 24 de setembro (quinta-feira), às 18:30, no link : https://webconf.ufpel.edu.br/b/joa-uqn-epy

    CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!

  • ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA – NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO

    INFORMAÇÕES – CSTGA E GAB PARA NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO

    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:

    – a matrícula nas disciplinas será de opção dos estudantes dos cursos, sendo que em casos de alunos que não tenham disponibilidade de cursar, não serão prejudicados.

    ATENÇÃO ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO GAB (ingresso 2020/1):

    Serão ofertadas todas as disciplinas do primeiro semestre do currículo do curso. Alunos que tenham interesse poderão matricular-se!

    Como solicitar matrícula -> entre no cobalto -> aluno -> matrícula -> solicitação de matrícula. Selecione as disciplinas de seu interesse. Esta é uma solicitação!

    Atente para a confirmação:

    28 de setembro – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

    VEJA AQUI A GRADE DE HORÁRIOS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE (com início em 01 de outubro de 2020)

    Gestão Ambiental Bacharelado (ingressantes de 2016/2 até 2020/1) -> Grade de horários calendário outubro 2020 com blocos e semanas

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (ingressantes até 2016/1) -> CSTGA – Grade de horários site

    As disciplinas serão ministradas em 12 ou 6 semanas (sendo as de 6 semanas com início diferentes):

    • disciplinas de 12 semanas: início da primeira semana de outubro
    • disciplinas de 6 semanas 1º bloco: início na primeira semana de outubro
    • disciplinas de 6 semanas 2º bloco: início na terceira semana de novembro

     

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:

    Veja a íntegra do calendário de acadêmico aqui: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2020/09/Portaria-1447.2020-Cal.-AcadSEI_23110.023032_2020_93.pdf

    De 25 a 27 de setembro – solicitação de matrícula por parte dos estudantes (no Cobalto)

    28 de setembro – processamento das matrículas

    28 de setembro – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

    De 28 de setembro a 03 de outubro  – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.

    01 de outubro – início do semestre letivo

    02 de outubro – Data limite para discentes solicitarem quebra de pré-requisito (nos Colegiados de Curso). Veja mais informações aqui: https://wp.ufpel.edu.br/cra/files/2020/07/Requerimento-de-quebra-pre-requisito.pdf

    03 de outubro – matrícula especial (até 04 de outubro será publicado o quadro de vagas disponíveis para matrícula especial)

    07 de outubro – Data limite para os colegiados responderem pedidos de quebra de pré requisito

    09 de outubro – Data limite para os discentes protocolarem, nos Colegiados de Curso, recurso ao COCEPE referente à negativa de quebra de pré-requisito para 2020/1

    ATENÇÃO:

    Alunos do curso de Gestão Ambiental Bacharelado (ingresso até 2019) que precisarem cursar disciplinas do primeiro semestre do curso, devem fazer a solicitação de matrícula por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com) enviando formulário de correção de matrícula. Período de 28 de setembro a 03 de outubro de 2020. As demais disciplinas serão ofertadas pelo cobalto. 

    Alunos com ingresso em 2020 poderão matricular-se diretamente pelo cobalto nas matrículas do primeiro semestre.

    Formulário aqui: Correção de matrícula para alunos da GA

    Observação: a disciplina TÓPICOS EM GESTÃO AMBIENTAL é obrigatória apenas para alunos com ingresso em 2020. Os demais alunos que tenham interesse em cursá-la:

     

    CORREÇÃO DE MATRÍCULA:

    Quando alunos precisam corrigir a matrícula dentro das disciplinas do seu próprio curso.

    Prazo: de 28/09 a 03/10 (para CSTGA e GAB)

    Formulário para solicitar correção de matrícula: Correção de matrícula para alunos da GA

    – será disponibilizado o formulário padrão no site;

    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

     

    MATRÍCULA ESPECIAL

    Matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula. Não será necessário autorização da coordenação do curso.

    Prazo conforme calendário acadêmico. Veja: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2020/09/Portaria-1447.2020-Cal.-AcadSEI_23110.023032_2020_93.pdf

    Matrícula especial de alunos de outros cursos na GA – Matrícula especial na Gestão Ambiental

    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):

    – solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).

    • as disciplinas disponíveis serão informadas até dia 04 de outubro. A solicitação será recebida apenas dia 05 de outubro.

    CONTATOS:

    – E-mailgasecretaria.ufpel@gmail.com

    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/

    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

     

    LINKS IMPORTANTES:

    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2020/09/Portaria-1447.2020-Cal.-AcadSEI_23110.023032_2020_93.pdf

     

     

     

     

  • CONVITE PARA REUNIÃO COM OS COORDENADORES DOS CURSOS GAB E CSTGA

    CONVITE PARA REUNIÃO COM OS COORDENADORES DOS CURSOS GAB E CSTGA

    Os coordenadores dos Cursos Gestão Ambiental Bacharelado e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental convidam todos os alunos dos referidos cursos a participarem de uma reunião aberta e conjunta que tratará dos seguintes temas:
    – esclarecimentos sobre a possibilidade de um novo calendário acadêmico (modalidade remota);
    – orientações sobre formulário/questionário para ensino remoto.

    A reunião será no dia 12 de agosto (quarta-feira), às 16:00, no link de atendimento da secretaria: https://webconf.ufpel.edu.br/b/ren-337-cgu

    Encaminha-se o link para acesso ao formulário que deverá ser preenchido até dia 16 de agosto, às 23:00. Caso queira, poderá deixar para preencher o questionário após a reunião.

    https://docs.google.com/forms/d/1IqRi8_O4hT2jZj-ZU6YRywKv_LNfDhAoigtWHYdEMeI/edit?ts=5f31a340

     

    CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!

  • PRORROGAÇÃO DA SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

    PRORROGAÇÃO DA SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

    PORTARIA Nº 1220, DE 30 DE JULHO DE 2020

    O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, no uso de suas atribuições legais;

    CONSIDERANDO o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Coronavírus – COVID-19;

    CONSIDERANDO deliberação do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus;

    CONSIDERANDO as Portarias nºs 585/2020, 701/2020, 791/2020, 941/2020, 1092/2020 e 1095/2020;

    RESOLVE:

    1. PRORROGAR até o dia 31 de dezembro de 2020 a suspensão das atividades acadêmicas presenciais e do Calendário Acadêmico 2020.

    2. A suspensão das atividades acadêmicas não se aplica ao Calendário Acadêmico Alternativo da UFPel, aprovado pela Portaria nº 933/2020 e alterado pela Portaria nº 1007/2020.

    Prof. Pedro Rodrigues Curi Hallal

    Reitor

    https://sei.ufpel.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1154660&id_orgao_publicacao=0

  • Comitê Interno da Covid emite Nota sobre atividades acadêmicas presenciais

    Comitê Interno da Covid emite Nota sobre atividades acadêmicas presenciais

    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

    COMITÊ INTERNO PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

    Nota técnica sobre o retorno das atividades acadêmicas presenciais na UFPel

    Pelotas, 27 de julho de 2020

    O Comitê UFPel Covid-19, a partir de avaliação do cenário atual e de projeções da progressão da pandemia em nível local, não recomenda que a UFPel retorne às atividades acadêmicas presenciais no período imediato após o fim do calendário alternativo vigente.

    A recomendação se baseia nos indicadores sobre o estágio da pandemia no Brasil. Os dados mostram que o número de infecções e de óbitos pelo novo coronavírus continua em patamar muito elevado na maior parte do país, sem uma perspectiva concreta de redução.

    Não é diferente no estado do Rio Grande do Sul, onde algumas regiões estão sob bandeira vermelha no programa de distanciamento controlado aplicado pelo Governo Estadual, incluindo a cidade de Pelotas, com número crescente de novos casos e de óbitos pela COVID-19.

    Além disso, a análise conduzida pela Equipe Científica de acompanhamento da pandemia na UFPel aponta para meados de setembro o pico da COVID-19 em nossa cidade, com possibilidade de esgotamento dos leitos de enfermaria e de UTI disponíveis. Destaca-se ainda que Pelotas tem recebido a demanda de hospitalização de pacientes oriundos de outros municípios, tanto de sua macrorregião quanto de outras regiões do Estado. Segundo o Boletim Informativo da Prefeitura Municipal do dia 26 de julho, 46% dos pacientes em UTI já eram de outras localidades.

    Assinale-se também que uma parte significativa dos estudantes da UFPel é oriunda de outras cidades do estado e do país, algumas das quais enfrentam forte crescimento de casos de COVID-19.

    Por fim, se faz necessário considerar as dificuldades estruturais para oferecer condições de biossegurança adequadas para o retorno às aulas presenciais, como salas e ambientes arejados, higienização frequente dos espaços e distanciamento social mínimo necessário, de forma a garantir a segurança dos docentes, técnicos e estudantes, especialmente daqueles que integram os grupos de risco na pandemia.

    COMITÊ INTERNO DA UFPEL PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

     

    Comitê Interno da Covid emite Nota sobre atividades acadêmicas presenciais

  • Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ampliou seus horários de atividades e atendimento.

    Sala Virtual de Apoio Pedagógico amplia horários e atividades

    Com início do Calendário Alternativo, a Sala Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ampliou seus horários de atividades e atendimento. A partir da semana que vem, a Sala estará aberta de terças a sextas-feiras, das 9h às 11h e das 16h às 18h. Para acessar basta acessar este link.
    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/25/sala-virtual-de-apoio-pedagogico-amplia-horarios-e-atividades/
  • Site UFPel Digital reúne orientações e materiais de apoio para o semestre alternativo

     

    O Comitê UFPel Digital lançou um site que reúne normativas, editais, materiais de apoio, sistema E-Aula, entre outras informações, para oferecer orientações e esclarecimento a professores, estudantes e técnico-administrativos no Calendário Alternativo. A página está em permanente atualização.

    Podem ser acessadas orientações metodológicas e pedagógicas para as ativid

    ades remotas emergenciais e modelo de Plano de Ensino para o Calendário Alternativo aqui.

    Também está disponível uma série de vídeos que mostram detalhes sobre o “novo Moodle”: o sistema E-Aula. Além das melhorias técnicas, a plataforma agregou novas funcionalidades, como a integração ao Cobalto e a webconferência. Informações sobre interface, perfil, mostrar/ocultar disciplina, backup, editor e outras informações são explicadas aqui.

    Da mesma forma, orientações para o uso do Webconf UFPel também estão disponíveis em forma de vídeo.

    Saiba mais sobre o UFPel Digital aqui.

     

    Calendário Alternativo inicia nesta segunda (22) com o apoio do UFPel Digital

  • MATRÍCULA ESPECIAL

    INFORMAÇÕES GERAIS MATRÍCULA ESPECIAL

    Disciplina do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado disponível para matrícula especial de alunos de outros cursos da UFPel:
    Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde)
    – professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn
    – código da disciplina: 21000209 – turma 50
    – vagas: 10 vagas
    – oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

    PROCEDIMENTOS:
    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):
    – solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).
    Importante: Até dia 21 de junho serão disponibilizadas as vagas para matrícula especial.
    Formulário para solicitar matrícula especial: Formulário-de-matrícula-especial-2020 CAA

    MATRÍCULA ESPECIAL DOS ALUNOS DA GA EM OUTROS CURSOS DA INSTITUIÇÃO:
    22 de junho – matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula. Não será necessário autorização da coordenação do seu curso de origem.

    CONTATOS:
    – E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/
    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

    LINKS IMPORTANTES:
    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/
    PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/