Início do conteúdo

Fórum Social discute o Estatuto do Idoso

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas conduziu mais uma reunião do Fórum Social, referente a setembro, realizada na ABAPP- Associação Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Pelotas. O evento reuniu aproximadamente 40 pessoas e contou com uma roda de conversa com o tema “Estatuto do Idoso: Direitos Fundamentais do Idoso”.

O Estatuto do Idoso é um estatuto no qual são estabelecidos os direitos dos idosos e são previstas punições a quem os violarem, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. O Prof Dr Bruno Rotta Almeida, juntamente com alunas da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, comentaram sobre o que é estabelecido sobre o direito do idoso, além de tirarem dúvidas dos presentes e aconselhar a melhor maneira de agir.

Seu Francisco, associado da ABAPP, ressalta sobre a omissão de proteção ao idoso e a diferença entre a teoria e a prática do estatuto.

Dona Celi e Dona Caterine, também associadas da ABAPP, comentaram sobre o não atendimento preferencial em locais da cidade e que há grande dúvida em como recorrer aos abrigos.

Além dos fatos citados, os participantes relataram acontecimentos que vão contrários às normas, além de dúvidas de como agir em interdição de filhos com os pais idosos.

O Fórum Social é um espaço de natureza participativa, que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada perante à UFPel, visando que a instituição possa acompanhar, assessorar e a propor, junto com as entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania, no âmbito da região. As reuniões acontecem mensalmente e as pautas das plenárias são construídas em conjunto com os membros do Fórum. A próxima reunião ocorrerá na quinta-feira, dia 1 de Outubro, às 10h, com atividade no turno da tarde em comemoração ao dia das crianças, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS São Gonçalo), localizado na Rua Doná Darci Vargas, nº 212, Bairro Porto – Pelotas/RS.

 

Publicado em 28/09/2018, na categoria Notícias.