Reunião foi no IFISP Na segunda-feira, 08/08/16, o Fórum de Diretores se reuniu na Sala 206 do Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP) […]
O Fórum de Diretores da Universidade Federal de Pelotas se reuniu na manhã de sexta-feira, 17/06/16, na Faculdade de Administração e Turismo, para discutir […]
Seguindo a sistemática de reuniões ordinárias o Fórum de Diretores da Universidade Federal de Pelotas se reuniu no dia 12/05, quinta-feira, no Instituto de […]
Ocorreu na manhã de 04/05/16, quarta-feira, a reunião agendada pelo Núcleo de Gestão de Diárias e Passagens (NGDP) com os Diretores de Unidades Acadêmicas. […]
A próxima reunião do Fórum de Diretores já está agendada, deverá ocorrer na quarta-feira, dia 20 de abril, às 14 H 30 min na Faculdade de Veterinária. O tema proposto para a nova reunião versará sobre o Orçamento da Universidade.
O professor Gilberto Vargas, Diretor da Faculdade de Veterinária, recepcionará aos colegas no Gabinete da Direção.
O Fórum de Diretores da Universidade Federal de Pelotas se reuniu na manhã desta terça-feira (05/04/2016) para discutir a questão dos Servidores Técnicos Administrativos na Universidade. A questão suscitou um grande debate em função do fato de que a Universidade, nos últimos anos, cresceu significativamente em termos do número de cursos, alunos e professores, sem que tenha havido uma correspondência com relação ao número de Servidores Técnicos Administrativos. A discussão passou pela necessária análise acerca da própria estrutura administrativa da Universidade.
Várias análises foram feitas em função da demanda existente nas unidades, mas ficou evidente a necessidade de se fazer um diagnóstico completo da situação existentes para entender onde estão os principais problemas de demanda e onde, possivelmente, não existam tais problemas. É fundamental que se faça um diagnóstico da força de trabalho existente.
Ao final, se propôs que a Comissão do Fórum encarregada do tema realize um diagnóstico da situação existente na universidade e a seguir se pense nas demandas e possibilidades de atendimento. Também se propôs que sejam mapeadas as demandas urgentes para que se verifique a reposição de estagiários e novas vagas. O Fórum irá solicitar à a Reitoria que informe os dados administrativos e abra edital para estagiários.
PPCI
Outro tema que foi tratado na reunião diz respeito ao Plano de Prevenção Contra Incêndios. Várias Unidades acadêmicas foram notificadas no final do ano de 2015 em função do descumprimento das exigências com relação à prevenção de incêndio e segurança nos prédios. Os Diretores se mostraram muito preocupados com a situação e o fato de terem informado à administração central sobre as notificações não diminuiu o temo, pois, até o momento, as situações não foram resolvidas. A preocupação se deve ao fato de que no âmbito das Unidades acadêmicas os Diretores não possuem autonomia administrativa para resolverem a situação, sendo este um problema institucional da Universidade. Entretanto, é preocupante que se continue trabalhando em ambientes que não apresentam segurança, nos ternos das exigências apontadas pelos órgãos responsáveis.
A Direção da Faculdade de Nutrição, da Universidade
Federal de Pelotas, realizou a solenidade de colação de grau dos formandos do Curso de Nutrição no dia 02 de abril de 2016, às 19:00 horas, no Theatro Guarany, localizado na Rua Lobo da Costa, n°849, Centro, Pelotas – RS.
Conduziu a cerimônia a Diretora da Faculdade de Nutrição
O Fórum de Diretores da UFPEL esteve reunido no Instituto de Física e Matemática, no dia 11/03/16 para dar sequência às discussões sobre temas da ordem do dia na Universidade. Na ocasião, após intenso debate de proposições, os Diretores e Vice-Diretores presentes entenderam por bem encaminhar uma recomendação à Reitoria. Os membros do Fórum de Diretores presentes entendem que a atual Matriz não atende as demandas existentes na maioria das unidades, necessitando de uma imediata revisão de critérios.
Assim, o Fórum de Diretores recomenda a imediata suspensão do processo de distribuição de vagas na UFPEL, até a data de 30 de abril de 2016, quando deverá apresentar uma proposta de critérios para a Distribuição de Vagas.
Foi realizada mais uma reunião do Fórum de Diretores em 08/03/16 (terça-feira), na Escola Superior de Educação Física (ESEF), onde foram debatidos assuntos de interesse das unidades acadêmicas. A pauta das discussões foi dominada pelo tema da Matriz Orçamentária e a atual previsão de compensação de valores de aulas práticas entre unidades. Os diretores entendem que na atual conjuntura a Matriz deve ser aplicada sendo efetivadas as compensações previstas, mas que para a elaboração da próxima distribuição de recursos os critérios deverão ser revistos, de forma que seja garantido o funcionamento de todas as unidades com base nas suas necessidades sem que seja preciso aplicar a compensação.
Outro tema que ganhou destaque foi o da Matriz de Distribuição de Vagas Docentes, havendo um sentimento generalizado entre os diretores de que a atual política de reposição de aposentadorias na proporção de 2 para 1 precisa ser revista na sua aplicação de modo absoluto como ocorre hoje. Outro entendimento pacífico é o da necessidade de que seja feita uma avaliação da atual demanda docente em cada unidade, a fim de que isso embase novas distribuições.
A recepção esteve a cargo do Diretor da Escola Superior de Educação Física, Prof. Alexandre Carriconde Marques.
Nova reunião foi marcada para ser realizada no Instituto de Física e Matemática, com a continuidade das discussões e novos encaminhamentos.
Você precisa fazer login para comentar.