Início do conteúdo

Fórum de Diretores discutiu, na Faculdade de Nutrição, a questão dos Técnicos Administrativos e PPCI

IMG_1364

STAs

O Fórum de Diretores da Universidade Federal de Pelotas se reuniu na manhã desta terça-feira (05/04/2016) para discutir a questão dos Servidores Técnicos Administrativos na Universidade. A questão suscitou um grande debate em função do fato de que a Universidade, nos últimos anos, cresceu significativamente em termos do número de cursos, alunos e professores, sem que tenha havido uma correspondência com relação ao número de Servidores Técnicos Administrativos. A discussão passou pela necessária análise acerca da própria estrutura administrativa da Universidade.

Várias análises foram feitas em função da demanda existente nas unidades, mas ficou evidente a necessidade de se fazer um diagnóstico completo da situação existentes para entender onde estão os principais problemas de demanda e onde, possivelmente, não existam tais problemas. É fundamental que se faça um diagnóstico da força de trabalho existente.

Ao final, se propôs que a Comissão do Fórum encarregada do tema realize um diagnóstico da situação existente na universidade e a seguir se pense nas demandas e possibilidades de atendimento. Também se propôs que sejam mapeadas as demandas urgentes para que se verifique a reposição de estagiários e novas vagas. O Fórum irá solicitar à a Reitoria que informe os dados administrativos e abra edital para estagiários.

PPCI

Outro tema que foi tratado na reunião diz respeito ao Plano de Prevenção Contra Incêndios. Várias Unidades acadêmicas foram notificadas no final do ano de 2015 em função do descumprimento das exigências com relação à prevenção de incêndio e segurança nos prédios. Os Diretores se mostraram muito preocupados com a situação e o fato de terem informado à administração central sobre as notificações não diminuiu o temo, pois, até o momento, as situações não foram resolvidas. A preocupação se deve ao fato de que no âmbito das Unidades acadêmicas os Diretores não possuem autonomia administrativa para resolverem a situação, sendo este um problema institucional da Universidade. Entretanto, é preocupante que se continue trabalhando em ambientes que não apresentam segurança, nos ternos das exigências apontadas pelos órgãos responsáveis.

Publicado em 05/04/2016, na categoria Notícias.