Modelagem Matemática do COVID-19: Atualização de 24.04.2020

Na atualização desta semana os pesquisadores do GDISPEN apresentam uma atualização dos gráficos publicados no dia 17.04.

Resumo da epidemia:

  • no mundo: Dados confirmados: 2.766.600; Total de óbitos: 194.500; Total de recuperados: 762.000
  • no Brasil: Dados confirmados: 52.995; Total de óbitos: 3.670
  • no RS: Dados confirmados: 1061; Total de óbitos: 31
  • Porto Alegre / RS: Dados confirmados: 420; Total de óbitos: 11
  • Pelotas / RS: Dados confirmados: 12; Total de óbitos: 0

* Os dados da epidemia foram consultados as 17h30 do dia 24.04 nos sites: https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6, https://covid.saude.gov.br/ e http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/

Nos primeiros dois gráficos, pode-se ver a evolução da epidemia após a confirmação do 100° caso, em escalas logarítmica e linear, respectivamente. Manteve-se aqui os mesmos países das postagens anteriores, atualizando-se as cores para facilitar a comparação. Percebe-se que o Brasil continua seguindo com padrão de crescimento ascendente e acompanhando os países europeus.

Na sequência de gráficos apresenta-se os dados reais da epidemia, representados por barras, para os 20 países com o maior número de infectados, de óbitos e de recuperados, incluindo o Brasil. Foram incluídos países que não estavam nas análises anteriores, mas que ultrapassaram os países que estavam sendo acompanhados pelo grupo. Hoje, o país com o maior número de casos confirmados e de óbitos é os Estados Unidos, e a Alemanha apresenta o maior números de recuperados. O Brasil ocupa a 11ª posição entre os países com maior número de casos confirmados e óbitos, e a 8ª posição no número de recuperados.

Sobre os gráficos acima: Estes dados foram retirados da plataforma John Hopkins, e não levam em conta fatores como tamanho do país, densidade populacional e como esta população é distribuída, quantidade de testes realizados e como é a política de testagem, recursos do sistema de saúde, forma de contabilizar os óbitos, sistema político, entre outros fatores. Por exemplo, existem diferenças em como os países registram mortes por COVID-19. O Reino Unido relata o número de óbitos baseados em casos confirmados no hospital e não incluem mortes em casas de repouso ou na comunidade (https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_pandemic_in_the_United_Kingdom). Já a França inclui as mortes em casas de repouso nas estatísticas oficiais diárias. Na postagem do dia 17.04 relatou-se atualização do número de mortes da China, um país com sistema político rigidamente controlado. Segundo uma reportagem da BBC, do dia 22/04, não há um padrão internacional definido sobre como contar as mortes e as suas causas (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52365489).

Na próxima figura apresentam-se os gráficos da evolução da epidemia no Brasil, tanto para o número de infectados quanto para o de óbitos. Inseriu-se no gráfico os valores totais e diários.

Nos três gráficos da evolução do COVID-19 para o Brasil, Rio Grande do Sul e Porto Alegre observa-se claramente um decaimento do número de casos confirmados a partir do dia 10.04. O modelo matemático SIR, utilizado pelo GDISPEN, não foi modificado desde o dia 13.04, e é mantido no gráfico apenas para visualização.