Início do conteúdo
    Notícias
  • Que tal falarmos de Dança e Educação?

    No mês de janeiro iniciamos uma série de posts informativos, com o objetivo de indicar perfis, livros, músicas e outras informações que possam ser úteis para estudantes e professoras de Dança, visando também, através da interação do público nos comentários, a ampliação das informações a respeito da dança e educação. 

    LISTA DOS PERFIS: 

    • @dancacriativa; @dancap2020
    • @dancarelando
    • @onde_dancar
    • @estudosdocorpo
    • @caleidos_cia
    • @danca_naescola
    • @afetos_dancaeducacao
    • @dancapracriar
    • @dancaeinfancia
    • @dancanaescolasc
    • @criancaquedanca
    • @criancatbmdanca
    • @pequenicesarte
    • @dancarondon
    • @projetodancanobairro.ufpel
    • @danca.naescola
    • @dancanaescola
    • @dancandonaescola
    • @criancaqdanca
    • @danca_afro_na_escola
    • @melina_decorpoearte
    • @ongodara
    • @dancacriativa.titapassos
    • @dancacriativatiavivi
    • @danca__criativa
    • @danca_criativa
    • @dancacriativamarcelaamaral
    • @tiapatydanca
    • @danca.cria
    • @oficial.criativomg
    • @danca_criativa_infantil
    • @danca_criativa_dc
    • @educaemdanca
    • @truztruzprojeto
    • @segni_mossi
    • @coletivodancaeducaufrj

    SUGESTÕES A PARTIR DA POSTAGEM:

    • @dancando.sonhos 
    • @dancaeducativa
    • @ideiasdancantes
    • @camilapancottiballet
    • @balletdebase
    • @desenhanca
    • @gabiferreiradanca
    • @_rizoma
    • @corpocriativo
    • @bailarinabalaozinho
    • @balletinfantileagora
    • @corpocri.ativo

    Livros sobre dança na escola

    1. A Educação Pela Dança – Paulina Ossona
    2. Entrelugares do Corpo e da Arte – Ana Angélica Albano; Márcia Strazzacappa
    3. Educação Artística: luxo ou necessidade? – Louis Porcher
    4. O Uso do Folclore na Educação: o frevo na didática pré-escolar – Carmela Oscanoa de Cárdenas
    5. Que Dança é Essa? Uma proposta para a educação infantil – Fernanda de Souza Almeida
    6. Arte em Questões – Isabem A. Marques; Fábio Brazil
    7. Ensino de Dança Hoje: textos e contextos – Isabel A. Marques
    8. Oficinas de Dança e Expressão Corporal: Para o Ensino Fundamental – Ivo Ribeiro de Sá; Kathya Maria Ayres de Godoy
    9. Movimentos de Afeto – Luiza Banov; Renata Costa; Layla Mulinari; Carol Romano; Renata Fernandes
    10. O Lúdico na Prática Pedagógica – ULBRA
    11. Interações: criança, dança e escola – Isabel A. Marques
    12. Linguagem da Dança: arte e ensino – Isabel A. Marques
    13. Pequena Viagem Pelo Mundo da Dança – Lenira Rengel; Rosana Van Langendock
    14. Metodologia do Ensino de Artes: Linguagem da Dança – Débora Sicupira Arzua Tadra
    15. O Ensino das Artes: construindo caminhos – Sueli Ferreira (Org.)
    16. Dança e Educação: 30 experiências lúdicas com crianças – Fernanda Souza de Almeida
    17. Dançando na Escola – Isabel A. Marques
    18. Ensinando Dança Para Crianças – Theresa Purcell Cone; Stephen L. Cone
    19. Teatro e Dança: nos anos inciais – Taís Ferreira; Maria Fonseca Falkembach
    20. Pequenices: Dança, Corpo e Educação – Fernanda Bertoncello Boff
    21. O Corpo Tem Seu Lugar Na Escola – Rô Reyes
    22. Estudos e Abordagens Sobre Metodologias de Pesquisa e Ensino: dança, arte e educação – Kathya Maria Ayres de Godoy (Org.)
    23. Dança Educação: Pré-escola à Universidade – Dionísia Nanni
    24. Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes – Carlos Roberto Mödinger; Flavia Pilla do Valle; Júlia Maria Hummes; Luciana Gruppelli Loponte; Maria Isabel Petry Kehrwald; Sandra Rhoden
    25. Expressão Corporal na Pré-Escola – Patricia Stokoe; Ruth Harf
    26. Dança… Ensino, Sentidos e Possibilidades na Escola – Débora Barreto
    27. Dança Com Crianças: propostas, ensinos e possibilidades – Carolina Romano de Andrade; Kathya Maria Ayres de Godoy

    Plataformas digitais, aplicativos e… Dança!

    SITES

    BLOG

    PLATAFORMA – FACEBOOK

    PLATAFORMA YOUTUBE

    APLICATIVOS

    • Tik tok
    • Just Dance Now
  • QUAIS AS SUAS INQUIETAÇÕES

    Em nosso encontro do dia 13 de novembro, tivemos a possibilidade de conhecer através de um vídeo desenvolvido pelo Prof. Wagner Ferraz e Fernanda Boff, a respeito da noção de “Educação Criadora”. Além disso, a Profa. Josiane Franken compartilhou conosco um pouco de suas inquietações que surgiu através dos questionamento de seu filho Joaquim “E se…”. Contudo, também tivemos a oportunidade de participar de uma conversa sobre “O ensino do teatro e da dança na pandemia: relatos e reflexões”, que teve como convidadas a Profa. Débora Allemand (CAP-UFRGS) e Nanda Mélio (CAP-UFPE).

     

  • PRODUÇÕES DOCENTES EM DANÇA

    Tivemos uma tarde de encontro repleta de narrativas que trouxeram na fala das(os) participantes os “malabarismos” invenções e  experiências docentes que fazem parte do desafio em se construir professor(a). Instigamos você a compartilhar conosco um pouquinho sobre as suas produções docentes em dança, que tal?!

     

  • ”Professorando Coletivamente”

    No dia 15 de outubro, comemoramos o Dia da  Professor(a), pensando nisso, instigamos no nosso último encontro (23/10) uma  reflexão sobre a prática docente de cada participante. Solicitamos que cada pessoa realiza-se um desafio reflexivo consigo mesma, construindo uma  relação com momentos de vivências e experiências em sua prática docente a partir de desabafos, angústias, pequenas certezas, desordem e  organização, entre tantos outros aspectos e  contradições que nos acompanham na profissão. Além disso, realizamos uma conversa coletiva tendo como base o texto “Cartas entre artistas professoras pesquisadoras” escrito por: Estela Vale Villegas; Ines Saber de Mello; Juliana Lima Liconti; Raquel Purper. 

     

  • Educação em Dança e Identidade Negra

    Recebemos o convidado Gabriel Ramon Ferreira Lima.  Licenciado em Dança pela UFRJ (2018) e mestrando no Programa de Pós graduação em Dança (PPGDan) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gabriel desenvolve trabalho como coordenador e professor de dança afro-brasileira na Escola Livre de Dança da Maré, projeto da Redes de Desenvolvimento da Maré em parceria com a Lia Rodrigues Companhia de Danças, no Rio de Janeiro-RJ. A partir da leitura “Construção de sujeitos corporais e práticas antirracistas na escola livre de dança da Maré”, realizada por Gabriel em conjunto com sua orientadora Camara Soter da Silveira Silvia, provocou-se em nosso encontro questionamentos, alguns destes vocês poderão conferir a seguir:

  • Encontros Virtuais do Projeto

    Desde início de agosto de 2020 estamos realizando as reuniões do Projeto de forma online. Semanalmente nos encontramos para discutir textos, levantar questões e planejar ações de pesquisa. Também, já recebemos pesquisadoras que estudam temas voltados ao ensino de Dança. Vejam alguns registros destes encontros:

    Reunião do dia 21 de agosto de 2020:

    No dia 11 de setembro de 2020, recebemos as professoras Fernanda Boff e Carol Romano, que trouxeram discussões sobre Dança com Crianças: dentro e fora da escola. No nosso canal do YouTube, colocamos uma parte desta reunião, confira AQUI.

    No dia 25 de setembro de 2020, recebemos a professora Márcia Strazzacappa, que instigou a criação das nossas árvores da dança:

    Alguns dos textos que já estudamos são:

    Parte do livro “O uso do folclore na educação: o frevo na didática pré-escolar”, de Carmela Oscanoa de Cárdenas (1981);

    O artigo “Dança e Educação”, de Isabel Marques (1990);

    O artigo “A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola”, de Márcia Strazzacappa (2001);

    Parte do livro “Pequenices”, de Fernanda Boff (2017);

    Parte do livro “Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades”, de Carolina Romano e Kathya Godoy (2018).

     

  • Roda de Conversa online no dia 22 de maio de 2020

    O Projeto de Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: Pedagogias Possíveis, vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA, convida professoras e professores de Dança de diferentes níveis e espaços de ensino para uma Roda de Conversa online no dia 22 de maio de 2020 às 17h30min. O encontro tem como objetivo ser um espaço de compartilhamento de ideias sobre novos formatos e metodologias de ensino de dança com atividades não presenciais. Estas atividades de dança à distância têm se mostrado como única possibilidade de trabalho devido ao isolamento social em tempos de COVID-19, porém, também são potentes dispositivos para pensarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem em dança na educação básica, na graduação e nos espaços não-formais de ensino.
    Mediação: Profa. Débora Allemand (Colégio de Aplicação da UFRGS)
    O encontro tem inscrições limitadas por ordem de chegada e estas deverão ser realizadas através do e-mail pedagogiaspossiveis2020@gmail.com com o envio das seguintes informações: Nome completo, Instituição de ensino onde é professor(a) de dança, Formação e telefone para contato. O link da sala virtual será enviado por e-mail para as(os) participantes selecionadas(os). Dúvidas por e-mail.

    Débora Allemand
    Professora de Dança Colégio de Aplicação
    Doutoranda em Artes Cênicas
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Translate »