Início do conteúdo
    Notícias
  • Pedagogias possíveis lança novo livro: “Na minha escola tem dança”

    No dia 09 de março de 2023, durante o 1 Encontro de Pesquisa do Grupo OMEGA (UFPel/CNPQ), foi lançado oficialmente o ebook “Na minha escola tem dança”, organizado por Josiane Franken Corrêa, Janete Rodrigues da Silva e Júlia Garcia; e publicado pela Editora ANDA.

    FAÇA O DOWNLOAD AQUI

    O livro é voltado às crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contou com a participação de professoras e pesquisadoras que se debruçam sobre o tema da dança na escola e, acreditamos, é o primeiro de uma coleção de livros acerca da dança para o público infantil.

     

  • CICLO DE ENCONTROS DO PROJETO – Primeiro semestre 2022

    Ciclo de encontros que busca refletir sobre as metodologias e pedagogias possíveis para o ensino da dança em espaços formais e não-formais, que vêm sendo desenvolvidas por acadêmicas e egressas do curso de Dança-Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas.

     

  • NOVEMBRO, MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

    Novembro é o mês da Consciência Negra, que demarca celebração e coloca em evidência a luta contra a opressão e o preconceito étnico-racial no Brasil. O Projeto Pedagogias Possíveis busca, através desta postagem, divulgar o trabalho de Negras, Negros e Negres que batalham em prol da Dança e da Educação e, desde já, reverenciamos suas práticas artístico-pedagógicas. Participe dessa causa com a gente e marque nos coments o trabalho da negritude!!! Estamos juntes.

     

    Que tal falarmos de Educação Antirrascista na Dança?

    Amanhã, às 19h o Projeto Pedagogias Possíveis fará a transmissão no canal do Youtube – Ensino de Dança – da roda de conversa “Educação Antirracista na Dança”.

  • CICLO DE ENCONTROS DO PROJETO – Segundo semestre 2021

    Os encontros do projeto tem o objetivo de construir um local para discutir temas e questões em torno da dança e o ensino contemporâneo da mesma na educação básica. As temáticas para os encontros deste semestre foram levantadas pela equipe que coordena o projeto e, com a participação popular, através de enquetes no perfil do Instagram do projeto para que os seguidores pudessem optar conforme seus interesses. A ideia é podermos conversar sobre diferentes questões que circundam a dança e a escola, atingindo questões que ainda não foram discutidas nos encontros anteriores, assim, a partir da escolha das temáticas escolhidas, pretendemos criar relações e levantar questões e discussões pertinentes entre a dança e a escola, tanto na relação discente e docente, como na relação entre professores.

    No nosso primeiro dia de encontro a Coordenadora do projeto, Professora Josiane Franken, abordou as questões que permeiam os “Processos Colaborativos”, muito presente nas ações do projeto e atitudes do nosso cotidiano, em especial nos trabalhos que envolvem dança e relação humana.

     

    O nosso segundo encontro tratamos da temática “Dança e Direitos Humanos” com fala da nossa convidada Jussara Xavier

     

    Na reunião desta sexta (22/10) teremos o prazer de receber este lindo trio! Elas irão falar sobre o “Ação Documental”, um projeto do acervo/site Midiateca de Dança, voltado à pesquisa, produção e difusão de vídeos com caráter documental, a partir de uma perspectiva histórica e foco no contexto de Santa Catarina e Brasil. Trata-se de uma reunião de conteúdos e depoimentos de profissionais da dança, que objetiva pensar questões contemporâneas sobre o corpo e o movimento, democratizar o acesso ao conhecimento de processos históricos e dinamizar a ideia de arquivo em dança. Os programas aspiram contribuir para o desenvolvimento das novas gerações de pesquisadores e artistas, impulsionando-os a investigar contextos precedentes, provendo-os de informações para a constituição de repertórios conceituais.

     

    Quem vem!!!??? Nesta sexta, 29 de outubro de 2021, conversaremos com estas duas profissionais da Dança super atuantes na produção cultural pelotense, para trocar umas figurinhas feministas. E o que a Dança na escola tem a ver com isso!? Vem somar na discussão!

     

    Nesta sexta, dia 05 de novembro de 2021, teremos um bate papo sobre “Artes Cênicas na Escola: o corpo-seujeito exposto?”, mediado pela professora doutora do curso de Dança-Licenciatura UFPel Maria Falkembach.

     

    Contaremos em nosso encontro com a participação das Professoras Mônica e Xanda vão nos instigar a pensar sobre performance art, sobre dança, sobre artes cênicas na escola. Vem com a gente elaborar, de forma colaborativa, ideias acerca da performance art nas aulas de dança na educação básica!

     

    Nesta sexta (19/11) teremos o prazer de ouvir relatos de sala de aula com a profa de Dança Indiara de Souza, parceira do projeto já há algum tempo! Ela vai nos contar sobre as criações em vídeodança junto das suas turmas e nos inspirar a pensar o ensino contemporâneo de dança na educação básica! Vem com a gente! Peça o link de acesso.

     

     

    E nesta sextaaaa: tcharããã! Vem latinoamericanizar a dança na escola com a gente! Peça o link por direct!

    Para finalizar o nosso ciclo de encontros de 2021, receberemos com muita satisfação nossa convidada Renata Teixeira e bolsista do projeto Jane Rodrigues. As duas compartilharam conosco temas pertinentes ao campo da dança que passam pela temática dos padrões corporais a prática da dança em ambientes onde o corpo está aprisionado.

  • SEMINÁRIO DO MEIO

    É com muita alegria que o projeto unificado “Ensino contemporâneo de dança na educação básica: pedagogias possíveis”, vem convidar toda a comunidade para a LIVE com egressas e egressos do curso de dança sobre suas vivências e experiências com os projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo do curso, o reflexo na formação e atuação docente.

     

  • VEM PRA LIVE!!!

    Oi Oi Oi galera! No dia 06 de agosto iniciaremos as LIVES que acontecerão nas sextas-feiras do mês de agosto – no perfil do Instagram @pedagogias.possiveis

    Com muita felicidade, começaremos com um diálogo sobre memórias com a Profa. Maritza Freitas, que coordenou o Grupo de Danças do Colégio Municipal Pelotense entre 1992 e 2003. Entre aulas, produção de eventos, rodas de conversa, o Grupo influenciou muita gente que hoje trabalha com Dança na Escola (a exemplo da Débora, que foi aluna do Colégio e participante do grupo e hoje é professora de dança no Colégio de Aplicação da UFRGS, em Porto Alegre; e da Carolina, que prestigiou e participou como bailarina representando grupos externos nas mostras organizadas pelo Colégio e hoje é professora de dança na rede municipal de ensino de Pelotas).

     

    Nesta semana iremos receber Rita Lende em uma live super especial ♡♡ Rita pesquisa, provoca, questiona e tensiona perspectivas das artes cênicas em conversa com as relações de gênero, raça e sexualidade. E quem vai recebê-la, com todo aquele carinho, é o Manoel Gildo , coordenador adjunto do Pedagogias Possíveis!

     

    Profas de Dança que irão falar sobre a docência em Dança em contextos escolares! Contamos com as professoras que participaram do documentário  que integra a tese de doutorado “Nós, professoras de Dança: ensaio documental sobre a docência em dança no Rio Grande do Sul”, desenvolvida por Josiane Franken Corrêa no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

     

    Faz tempo que essa pauta está no forno!
    Amanhã falaremos sobre inclusão no ensino de Dança em uma live show! Confira as presenças: Júlia Henriques Costa, Acadêmica do curso de Dança – Licenciatura UFPel. Integrante do Projeto de Extensão Carinho e Bailarina; Karina Pereira, Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas- Área de Libras, Coordenadora do Projeto de Extensão A Comunidade Surda reinventando a arte do balé e bailarina; Luiza Moresco, Acadêmica do curso de Dança – Licenciatura UFPel. Integrante do Projeto de Extensão Carinho e Bailarina; Victor Techera, Acadêmico do curso de Dança – Licenciatura UFPel, Integrante do Projeto de Extensão A Comunidade Surda reinventando a arte do balé, Artista e Bailarino.

Translate »