Início do conteúdo
PRIMEIRO CICLO DE ENCONTROS 2022

Olá pessoal! Estamos retornando com nosso ciclo de encontros. Para esse primeiro momento, nosso interesse é conhecer e nos aproximarmos das trajetórias e das abordagens pedagógicas que nossas alunas e alunos, egressas ou não, tem desenvolvido ao longo de sua formação docente.

 

Em nosso primeiro encontro, contamos com a participação do egresso Ederson Vergara e aluno Thiago Ávila.

 

Ederson é professor de Danças Tradicionais Gaúchas desde 1998 com formação de Instrutor de Danças Tradicionais em 2009 pelo MTG. Coreógrafo de Entradas e Saídas de grupos de danças de CTG’s desde 2007. Graduado em Dança Licenciatura-UFPel. Formado nos cursos livres de Gestão de Pessoas, Construção da Identidade do Educador, Introdução aos Estudos de Educação a Distância e, por fim, Metodologia da Pesquisa Científica pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Atua como instrutor de Danças Tradicionais Gaúchas no CTG Os Farrapos (Pelotas-RS) e CCN Sentinela do Rio Grande (Rio Grande-RS), e como coreógrafo de Entradas e Saídas em várias entidades tradicionalistas do RS, PR e MS.

Thiago é graduando de Dança Licenciatura na Universidade Federal de Pelotas, na qual também integro o PIBID (núcleo Dança e Teatro). Profissionalmente atuo como instrutor de Danças Tradicionais Gaúchas e como coreógrafo em CTG’s e escolas há mais de 15 anos, e faço parte do mesmo meio como dançarino, há quase 20 anos.

 

Na próxima sexta-feira (25 de março de 2022) nos encontraremos no nosso segundo encontro, que contará com a participação das alunas do curso de Dança-Licenciatura UFPel Tainá e Stephânia, também com a participação da aluna do curso de Cinema Rayssa. Te esperamos!!!

Tainá é DE Bagé – RS. Artista do corpo, professora e coreógrafa, graduanda no curso de Dança – Licenciatura da UFPel. Mulher lésbica, pesquisadora da Dança dos Ventres e feminismos numa visão contemporânea. Diretora e intérprete criadora da vídeodança ECDISE.

Rayssa de Oliveira Fontoura é editora e montadora de vídeo, estudante de bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Bolsista de iniciação científica pelo Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá – Núcleo de Dança-Teatro. Técnica em agropecuária pelo IFSUL campus CAVG.

Stephânia Lengruber é artista do corpo e da cena, graduanda no curso de Dança – Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista de Iniciação Científica CNPq no Projeto de Pesquisa Produção do Corpo-Sujeito nas Práticas de Dança e é integrante do Grupo Tatá – Núcleo de Dança-Teatro.

 

Contaremoms com a presença na sexta-feira (8 de abril de 2022) do egresso do curso de Dança-Licenciatura UFPel Eduardo Bemfica. Contamos com a sua participação!!!

BemFox é formado em Dança Licenciatura pela UFPel e ministra aulas/laboratórios de dança contemporânea e consciência corporal atualmente, levando sua bagagem corporal provenientes do parkour, artes marciais, capoeira, ginástica e circo

Em nosso encontro de sexta (29 de abril de 2022), marcará presença a acadêmica e bolsista Jane Rodrigues e acadêmica Laura Conceição. Não perca, vai ser massa!

Jane Rodrigues, é artista, professora, pesquisadora, caipoerista e produtora cultural. Interiorana de Lençóis Paulista – SP é acadêmica do curso de Dança-Licenciatura UFPel. Integra como bolsista o projeto “Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis”. É bolsista voluntária nos projetos: “Janelas do feminino”, do curso de Teatro (UFPel) e Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, do curso de Dança (UFPel).

Laura Conceição, natural de Rio grande e acadêmica do curso de dança licenciatura pela faculdade federal de Pelotas desde 2020. Sempre gostei de dançar, da arte como ferramenta de expressão, me levando a participar de grupos de dança na escola e coreografar para algumas apresentações escolares. Desenvolvi a pesquisa quanto a evolução do pop coreano em 2021, devido a disciplina de Dança, Teoria e Conhecimento, ministrada pelo professor Thiago Silva de Amorim Jesus. Com base em relatos de coreanos que viram o fenômeno acontecer, em jornais e outras pesquisas, fui capaz de traçar como ocorreu a evolução do gênero musical e suas performances tão plurais.

 

Na próxima sexta-feira, dia 6 de maio de 2022, iremos receber dois discentes do curso de dança nos nossos encontros. Eles irão compartilhar um relato de experiência com suas práticas e pesquisas dentro e fora da Universidade. Esperamos todes!!! Não vai perder!! 🎆📝📚

🟣Claudilene Castro:
Ingressei no Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel em março 2020.
No mesmo ano tornei-me membro da Equipe do Projeto de Pesquisa Mapeamento da Dança no Rio Grande do Sul (UFPel), Bolsista voluntária do Projeto de Extensão Bailar – Núcleo de Dança na Maturidade (UFPel) e Bolsista no PIBID –Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Núcleo Dança e Teatro (UFPel).
Em 2021 comecei a participar como aluna-pesquisadora no Projeto de Pesquisa Literacorpo (UFPel).
Em todos os projetos a Dança está sempre acentuada, pois é ela que move, que me transforma, que me atravessa nas suas mais diversas nuances. Dentre elas, a instigação de pesquisar e me entender enquanto artista-pesquisadora e enquanto corpo artrítico. Como Dançar a Imobilidade é a minha linha de investigação.

🟣Mayson Brum
Acadêmico do Curso de Dança Licenciatura na Universidade Federal de Pelotas, atualmente dança na companhia de Dança Daniel Amaro, Professor de dança na área de ensino não formal, coreógrafo de comissão frente,bailarino da companhia de dança 1 Ato Tavane Viana. Babalorixá e dirigente junto com sua mãe da casa de umbanda Consagrada Luz de Angelo, presidente da Associação Religiosa Afro-Umbandista da cidade de Arroio grande. Bolsista (UFPel/CNPq) atualmente no Projeto FOLK-COVID: Diagnóstico Internacional sobre os Impactos da Pandemia do Covid-19 em Contextos Folclóricos.

 

Boa tarde galera, na próxima sexta-feira iremos receber três alunos do curso de Dança da UFPel!!!!

@juliahenriquescosta: “Sou Júlia Henriques Costa, tenho 23 anos.
Eu desde pequena danço, sempre fui apaixonada pela dança. Quando chegou perto de acabar o ensino médio já tinha certo que queria fazer na faculdade . Na faculdade fui convidada a dar aulas nos Novos Caminhos da FaE, para pessoas com síndrome de down, lá já estou mais de 2 anos. E também faço parte do projeto residência pedagógica, que ministrei aulas online e agora presenciais no Colégio Luciana de Araújo. Ministrei aulas para turmas do 1°, 2° e 3° ano. Sou apaixonada pelos pequenos! Agora estou acabando o último módulo.”

@luizarangelmoresco : “Na minha dança eu gosto de dar aulas para as crianças nas escolas para ensinar ritmos e coreografias da dança. Desde pequena eu gosto de dançar, me agita muito!” Entrou para o curso de Licenciatura em dança em 2020.

@invictooor: Bailarino, pesquisador, educador e acadêmico do curso de licenciatura em dança. Trabalho com dança e inclusão voltado para o público surdo. Percebo a surdez como uma diferença cultural da comunidade surda para pensar no ensino-aprendizagem com o foco na percepção visual.

 

Em nosso último encontro receberemos com alegria duas pessoas muito queridas que irão compartilhar suas trajetórias artístico-pedagógica conosco!

Julia Garcia: Bailarina, aluna do curso de Dança – licenciatura (Ufpel), bolsista do projeto Pedagogias Possíveis desde 2021.
Em fase de finalização de sua monografia sobre o Accumulation, tarefa em dança proposta por Trisha Brown.

João Reis: Criado nas ruas da Baixada Santista, é MC, Compositor, Produtor Musical, Dançarino, Professor e estudioso das Danças Urbanas: Popping, Hip-hop Dance, Freestyle Hip-hop, Krump e também o Funk Brasileiro. Hoje graduando em Dança – Licenciatura pela UFPel, bolsista e pesquisador no projeto Aspectos Históricos do Rio Grande do Sul, já participou do projeto Residências Artísticas e atualmente inicia sua trajetória no projeto de pesquisa L.U.A.

 

Translate »