Turma de do curso de Jornalismo lança revista cultural

Com o nome Visse?, produção foi realizada na disciplina de Jornalismo Impresso – Revista

 

Fim de tarde na praia do Atlântico Sul. Fotos: Arquivo pessoal Paulo Albernaz/ Em Pauta

Uma revista que aborda a cultura da zona sul do estado. Essa é a proposta da Revista Visse?, produzida por uma turma de 30 estudantes da disciplina de Jornalismo Impresso – Revista, do curso de Jornalismo da UFPel. Entre as pautas da revista, que tem circulação digital, está o patrimônio arquitetônico e artístico da Catedral São Francisco de Paula, a dança pomerana em Canguçu, o trabalho da artista pelotense Fernanda Moreira, com a exposição Pelotas Fantástica, e a prática de Carrovelismo na praia do Cassino, em Rio Grande.

Com mais de 40 páginas, a revista se apresenta a partir de um regionalismo, com a expressão “Visse?”, expressão tão comum da cultura falada nos municípios da metade sul. “Nós bem sabemos que o ‘visse’ do jeito que usamos não está nos dicionários de língua portuguesa, até porque o corretor ortográfico insiste em nos ‘lembrar’ do ‘erro’ no uso da palavra e substituí-la por ‘vice’, como se estivéssemos nos referindo a algum segundo colocado em alguma competição qualquer por aí. A verdade, entretanto, querido leitor ou leitora, é que a ‘Visse?’ vem assim, com esse nome, justamente para colocar a nossa cultura em primeiríssimo lugar.”, anuncia a carta ao leitor. A apresentação da revista convida os leitores e leitoras para olhar a cultura regional e se ver nela também.

Processo de produção

O processo de produção envolveu toda a turma ao longo de todo o semestre 2024/2, que finaliza agora. Após estudar aspectos teóricos, textuais e visuais do jornalismo de revista, a turma definiu coletivamente pela temática a ser abordada e por uma linguagem inspirada no jornalismo literário. Após essa etapa, os estudantes dividiram-se em equipes, que contemplaram a edição, a reportagem, a criação gráfica, e o trabalho de divulgação nas mídias sociais. Todo o processo foi orientado pela professora da disciplina, Lara Nasi.

Participante da equipe de edição, que pensou as diretrizes editoriais da revista, Bárbara Vencato avalia a experiência positivamente. “Foi uma experiência muito legal! Trabalhar com a turma inteira é um desafio, mas conseguimos nos organizar e realizar um trabalho de excelência. A Visse? virou nosso bebê e estamos loucos para que todo mundo veja o que fazemos por aqui!”, conta.

A partir da definição da linha editorial, a equipe de repórteres desenvolveu suas propostas de pauta, apresentou à turma e, com sugestões da equipe de edição e dos demais colegas, as reportagens começaram a ser produzidas. Luísa Brito, que é autora da matéria de capa da revista, relata sobre seu processo de apuração e escrita “Por ser uma revista cultural, busquei escrever de forma mais literária, realmente contando a história da catedral. Comecei de maneira poética para cativar os leitores e, em seguida, contextualizei o motivo pelo qual as igrejas matrizes costumam ser construídas em praças principais. No início, enfrentei desafios para acessar fontes, pois, apesar de ter muitas informações, precisava que fossem confirmadas. No final, tudo deu certo: o padre me deu dois livrinhos com a história da catedral, e todas as informações batiam. Foi uma das pautas que mais gostei de escrever nos últimos tempos. Se houvesse espaço, gostaria de ter escrito uma coluna exclusiva sobre Aldo Locatelli para complementar a história”.

Após a finalização, edição e revisão das matérias, teve início o trabalho de criação gráfica. A turma desenvolveu um projeto editorial, com definição de grid, fontes, cores, e diretrizes básicas, que foram se adaptando ao longo da produção. “Cada designer partiu da ideia original de cada texto para criar um visual que conversasse diretamente com o conteúdo, garantindo que o design não fosse apenas um complemento, mas uma extensão da narrativa”, descreve Maria Clara Goulart. Para ela, o design não compõe apenas uma questão estética, mas é uma extensão do conteúdo e da identidade da revista.

A divulgação da revista iniciou antes mesma de sua publicação, para despertar a curiosidade e desejo de leitura no público. Uma equipe foi formada para se dedicar às mídias sociais, e criou os perfis no Tiktok e Instragam, em que são publicados exclusivamente vídeos sobre a revista. “A ideia era criar uma narrativa transmídia com conteúdos curtos nas mídias digitais para atrair possíveis leitores. Assim, ficamos encarregados de dar vida às redes a partir do cronograma das postagens, da padronização visual dos vídeos e legendas das publicações”, conta Vinicius Terra, um dos integrantes da equipe.

A revista Visse pode ser acessada gratuitamente aqui:

https://heyzine.com/flip-book/8b37b8054c.html 

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