Resultado das eleições para a reitoria da UFPel fica em aberto

Com diferença mínima entre os votos a eleição para reitor e vice-reitor da UFPel causa atrito entre chapas e apoiadores que pedem empate ou vitória

Nesta quinta-feira (19) se encerrou o processo de consulta informal para o cargo da reitoria da UFPel. O segundo turno foi disputado entre as chapas 10 – Frente Ampla composta por Julieta Fripp e Fábio Vergara, e 20 – UFPel Multi, da candidata Ursula Silva e Eraldo Pinheiro. As votações foram fechadas na quarta-feira (18) às 21h e o processo de apuração ocorreu na mesma madrugada. Ao total foram contabilizados 9707 votos válidos dos alunos, docentes e técnicos administrativos dos quais 50,0026% foram da chapa 20 – UFPel Multi, enquanto 49,9974% votaram na chapa 10 – Frente Ampla.

Debate para as eleições da reitoria do dia 11 de setembro. Foto: Tobias Bernardo/Em Pauta

A votação bateu recordes de participação dos discentes, ao todo 7647 votos foram contabilizados, destes 3090 para a Frente Ampla e 4557 para a UFPel Multi. A chapa 10 venceu os votos dos técnicos e dos docentes.

A apuração contou com duas contestações dos resultados, uma pela manhã da chapa 20 e outra pela tarde da chapa 10. Ambas as chapas assinaram a ata do resultado do processo concordando que a chapa vencedora só seria anunciada quando todas as dúvidas acerca da apuração fossem sanadas. No entanto, a chapa 10 – Frente Ampla declarou em seu Instagram um “empate técnico” no segundo turno, enquanto a chapa 20 – UFPel Multi, também via Instagram, fez um post declarando vitória sobre a adversária e outro reafirmando os resultados da apuração.

A atual reitora, Isabela Fernandes, publicou no perfil oficial do Instagram da reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) confirmando a vitória da chapa 20. E disse: “Parabenizo a professora Ursula, reitora eleita da nossa universidade. A partir de agora somos uma só voz no reitora eleita, reitora nomeada.”.

A presidente da junta eleitoral, em entrevista ao jornal A Hora do Sul, determinou que houve empate de 50% contra 50%, contudo a junta ainda não fez uma publicação oficial do resultado. Nas redes sociais, apoiadores de ambas as chapas discutiram durante o dia sobre a validade do resultado.