Projetos voltados à juventude serão implementados em escolas públicas
A ação é realizada pela secretaria de Esporte, lazer e Juventude, buscando a inclusão do Plano Nacional da Juventude no município de Pelotas

Atividades para a juventude vem sendo implementadas em Pelotas. Foto – Andrine Teixeira Garcia/Em Pauta
Andrine Teixeira Garcia/Em Pauta
A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) fechou parcerias a fim da implementação de quatro projetos a serem incluídos nas escolas públicas de Pelotas, tanto municipais quanto estaduais, em busca da reafirmação do Plano Nacional da Juventude. Os projetos que serão contemplados, trabalham com temas de antirracismo, sustentabilidade, prevenção da violência contra a mulher e valorização do trabalho docente, sendo eles:
1. Identidade – debates sobre relações étnico-raciais e combate ao racismo;
2. Juventude com Saúde – cuidado integral e prevenção, com foco na saúde da jovem mulher;
3. Compostando Ideias, Cultivando o Futuro – práticas de sustentabilidade, compostagem e hortas escolares;

Reuniões com SME e a 5° CRE foram realizadas ao longo da semana para alinhar a iniciativa. Imagens – Divulgação/SELJ/Em Pauta
4. Jovens Docentes – formação que articula saberes de docentes experientes e recém – ingressos, promovendo valorização da carreira e fortalecimento da prática pedagógica.
A colaboração será realizada com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado (CRE), o Instituto de Ação Cultural Esperançar, a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (UMESPA) e o Fórum de Agricultura Urbana de Pelotas. Segundo a Prefeitura Municipal de Pelotas, haverá um mapeamento visando atender as necessidades das escolas, e a seleção das escolas para participação será realizada em conjunto com a 5°CRE e a SME, assim como a criação dos planos de ação, que serão divulgados posteriormente. Os cronogramas serão elaborados junto às entidades participantes, após os processos de adesão.
De acordo com o gerente do departamento de juventude da SELJ, Ian Mattos, a secretaria tem realizado movimentações para reafirmar o compromisso do município com as políticas públicas voltadas à juventude. “É a Prefeitura assumindo o papel de garantir que a juventude esteja no centro das decisões, valorizando a educação, construindo um processo permanente de participação e protagonismo juvenil no enfrentamento às mais variadas violências”, afirmou. Segundo a declaração do secretário Fabiano Ornel, “é a união entre estes setores que nos permite avançar. Somando forças, conseguimos enfrentar diferentes formas de violência, valorizar as diferenças, fortalecer a democracia e promover uma vida mais saudável para nossas juventudes”.


