Lançamento do livro “Onírico e Outras Histórias” marca a cultura literária de São Lourenço do Sul

Livro da escritora, professora e presidente do Centro de Escritores Lourencianos (CEL), Cleia Dröse, é composto por 26 contos com temas reflexivos, cômicos e dramáticos

Escritora lançou seu novo livro no início do mês, no Restaurante Nona Bray, em São Lourenço do Sul – Foto: Divulgação/RuralidadesSul

Larissa Schneid Bueno/Em Pauta

O mês de julho foi marcado por mais um sucesso literário através do livro “Onírico e Outras Histórias” da escritora, professora e presidente do Centro de Escritores Lourencianos (CEL), Cleia Dröse, de São Lourenço do Sul, a qual no dia 1º promoveu um evento no Restaurante Nona Bray, onde lançou mais uma de suas obras através da Pragmatha Editora.

Ao todo, 26 contos foram produzidos com diferentes experiências de leitura e temas variados como reflexivos, cômicos e dramáticos, que conforme foram escritos atendiam a provocações geradas por uma imagem, situação hipotética, frase ou palavra.

“Não raras vezes fui forçada a sair de minha zona de conforto e me arriscar a escrever sobre temas que normalmente não teria escrito. Alguns deles estão esperando vir à luz há mais de três anos, então no momento que decidi publicar, o maior desafio foi escolher quais (contos) entrariam no livro e quais continuariam no limbo dos arquivos de Word”, disse Cleia.

O livro marca um avanço literário na vida da autora, que se libertou de amarras que sempre reportavam ao seu lado professora, se arriscando em diferentes temáticas, situações e vocabulário.

Em comparação aos seus livros anteriores, Dröse enfatiza que os leitores podem estranhar a liberdade que ela depositou ao escrever e destaca que as histórias fictícias criadas poderiam acontecer em algum momento.

“Nessa altura, me permito escrever sobre qualquer coisa que me apeteça. E é uma sensação muito boa se permitir falar de traição conjugal, sexo, crime, ou seja, lá o que for que meu “eu” professora me limitava por me sentir exemplo para os alunos. Meus ex-alunos cresceram, hoje são adultos e se lerem, não os irá impactar negativamente, acredito”, pontua.

Trajetória literária

Ao longo dos anos, Cleia já escreveu mais de 17 livros. Durante o isolamento da pandemia de Covid-19 foi autora de mais três obras e afirma que a literatura foi responsável por manter a sua mente ocupada, sendo o seu “remédio” e, às vezes, seu “vício”.

Na época, publicou dois romances: “O quarto pilar”, que metaforicamente representa os sentimentos das pessoas durante o isolamento, e “O Dodecaedro”, uma ficção que mistura os costumes da vida no interior do Rio Grande do Sul, com teorias da conspiração, vida extraterrestre, etc. Dependendo do ponto de vista do leitor o ângulo da trama será diferente.

“A Literatura me cura, me mantém de pé quando tenho tantos motivos para desabar. Não consigo conceber minha existência sem ela. É um amor antigo, por assim dizer. Seja num romance, num livro de poemas ou em uma obra de contos curtos que têm a exata medida para ser lido em um intervalo enquanto se toma um café, se espera um ônibus ou o sono chegar”, finalizou.

Obras publicadas

O mundo é grande? – 2000 (infantil);

Estava escrito – 2000 (infantil);

Na ciranda das lembranças – 2003 (memórias);

Legado de afetos – 2005;

Dois arco-íris e um mesmo céu – 2006 (poesia);

Senderos – 2010 (narrativas em espanhol); Caminhos – 2012 (contos);

Lejanías – 2014 (narrativas em espanhol);

Luz e sombra – 2014 (poesia);

De pés empoeirados – 2017 (poesia);

Uma história de amor – 2019 (infantil);

Doze contos de sóis e luas – 2019 (contos);

O quarto pilar – 2020 (romance);

O Dodecaedro – 2021 (romance);

Energia pulsante – 2021 (tradução teoria científica);

Luas de Saturno – 2022 (poesia).

Onírico e Outras Histórias – 2023 (contos).