“Florinda”: Como mudar o cenário pode te mudar

Por Maria Clara Morais Sousa / Em Pauta

Florinda de Carolina Feltrim conta a história de Teresa, uma menina qualquer cheia de inseguranças e problemas que, por meio de uma ação do destino, acaba no distrito mágico e inacessível de Florinda. A utopia nos conduz pelo caminho da mudança de todos envolvidos na estadia de Teresa em Florinda.

Ao chegar num local desconhecido a menina é aconselhada a procurar uma “faz-tudo” chamada Inês e assim a mulher vira sua tutora sobre como viver em Florinda. A chegada de uma clandestina do “Outro Lado” é tão incomum que várias pessoas se acomodam numa reunião pública com a prefeitura sobre o destino de Teresa. Assim fica decidido que ela seguirá o caminho de “faz-tudo” e após seis meses – se contribuísse o bastante para aquela sociedade – seria permitido que ela voltasse para casa pelo único meio possível: o Expresso Primavera.

Muitos motivos me levaram a escrever sobre Florinda, mas o principal dele foi como a escrita de Carolina Feltrim me encantou. Nunca fui muita fã de descrições porém é impossível de pular qualquer parte dos escritos da autora, suas palavras são como poesia sem estrofes e todo o decorrer da história acompanha as descrições mágicas sobre o local e as aventuras de Teresa.

A avenida era coberta por árvores frondosas, cada uma vários metros distante da outra, permitindo que a calçada oscilasse entre a luz e a sombra das árvores proporcionalmente. Era um lugar onde todos os detalhes mais minuciosos pareciam ter sido extremamente pensados e desenhados, para tornar aquela área prática e funcional”

O livro é indicado para qualquer um que deseja fugir da realidade pandêmica nos enfrentando, porém não deve ser lido por pessimista ou céticos, em Florinda só existe lugar para os que estão dispostos a serem transformados, assim como a protagonista, pela magia do lugar.

No entanto devo dizer que certas perguntas ainda me assombram e arrisco afirmar que Carolina poderia ter focado mais no local do que na protagonista. Teresa é sim uma personagem interessante mas é inegável que a sua caricatura do jovem inseguro atual a deixa extremamente irritante. Beirando o egocentrismo, a menina aponta o dedo para todos de Florinda os julgado como perfeitos sem nem pensar sobre seus problemas, julgando todos como pessoas rasas e secundários a sua vida.

Não há palavras para descrever como é difícil terminar o livro sem sentir um leve desconforto com as atitudes da protagonista. Entendo que é necessário enxergar seus defeitos – assim como todos os outros personagens – para vê-la crescer e mesmo assim confirmo que para entende-la é preciso de paciência e coração aberto.

Entretida com as encaradas entre a faz-tudo e a garota elegante, Teresa imaginou que tipo de problema era aquele que ambas estavam escondendo com tanto desconforto. Que tipo de problema uma garota como aquela podia ter? Tinha uma aparência impecável, uma personalidade radiante e, ao que sua vestimenta dava a entender, era extremamente rica”

Os outros personagens da trama se tornam muito mais carismáticos que a menina. Emília, a melhor amiga de Teresa, brilha com sua gentileza e paciência e é preciso muito esforço para não entender seu lado após a briga com a amiga. Candelária floresce no primeiro contato de Teresa com Florinda até a criação de laços estreitos com a menina.

Lautaro deve ser meu personagem favorito da trama. Com sua gentileza, sinceridade e simpatia o artista conquista o coração da protagonista formando um romance puro e genuíno como um primeiro amor ingênuo e intenso. O casal é muito bem construído pela autora e é perceptível que formarão um par no primeiro contato que trocam, construindo um maravilhoso suspense de quando finalmente ocorrerá um beijo entre eles.

Sorrindo, a garota deu-lhe um cutucão no nariz, certa de que cada minuto que passava com Lautaro soava como uma vida inteira, mas ainda assim, não eram suficiente. Mesmo que passasse a eternidade daquela noite juntos, sentia que ainda precisaria dele por mais alguns minutinhos, e estes se estenderiam em mais outros e, por sua vez, formariam uma nova eternidade para passar junto dele”

No começo confesso que não me encantei tanto pela história, a utopia parecia nada mais do que um sonho irreal de criança, uma sociedade perfeita que nunca existirá e nem faço questão de existir. A revelação da profundida não só do local mas das pessoas me colocou no mesmo local de arrependimento de Teresa, querendo ou não Feltrim nos enganou com uma primeira impressão errônea – e estou feliz por isso.

Como disse senti falta de mais detalhes sobre o distrito, gostaria de conhecer a história de Florinda, porque está separada do “Outro Lado”, porque não se pode sair de lá sem o Expresso Primavera e como esse trem misterioso funciona. Carol brinca com essas informações em certos momentos mas não leva a frente nos deixando curiosos e confusos. Em um livro que há tanta discussão sobre profundidade é irônico que isso não exista para o cenário em que se passa.

Seria ilógico pensar que a própria cidade teria suas forças de impedir que seus habitantes fossem embora dela, embora o recente episódio com o veleiro fosse estranho demais para soar apenas como um simples fenômeno da natureza”

A sociedade em si é muito bem construída, as características e profissões mais essenciais são dispostas nas seis pétalas – fazendo referência ao próprio nome do lugar – de uma forma simples e fácil de entender. Repito o que digo sobre a falta de informação sobre a formação dessas pétalas, porém ainda acho que Feltrim fez um bom trabalho nessa parte.

O que posso dizer com toda certeza é que Florinda é movido por mudanças. A protagonista aprende muito passando tempo com as pessoas que ela enxerga como “perfeitas” e mesmo ainda não resolvendo suas inseguranças é bom ver Teresa correndo atrás do que ela quer e se dando prioridade e liberdade. Também há outros personagens que crescem com a garota: Emília vira menos tímida e mais imponente, Lautaro vive um amor daqueles que revira sua vida, Inês aprende o papel de uma mãe, Candelária se sente confiante e ganha a possibilidade de seguir um caminho diferente do que seus pais querem para ela, fora as outras diversas pessoas que Teresa ajudou com seu trabalho de faz-tudo.

Numa maneira de demostrar a realidade, a autora descreve uma trajetória de entender o mundo ao seu redor para se entender. Ao ver os erros e acertos de todos em Florinda e apreciar as lindas vistas e experiências que Teresa passou, a protagonista consegue finalmente se ver como ela é e se compreender melhor de pouco a pouco.

Tinha aprendido muito sobre Florinda e também muito sobre Outro Lado, mais até do que quando estava nele”

Acima de tudo quem mais muda é o leitor. Construindo e desconstruindo impressões e afirmações sobre o local e seus moradores, o leitor observa enquanto Carol joga em sua cara a importância da mudança como fator decisivo de tomar o rumo da sua vida. Não posso afirmar que esse livro vai mudar a forma como você vê o mundo, mas posso dizer que me mudou.

Após ler Florinda percebo como certas lições tão simples são as mais necessárias para levar na vida. Entendo agora que Florinda não é só um local, Florinda é um caminho que todos passam para crescer e abandonar hábitos autodestrutivos e tóxicos, Florinda é a mudança que você precisa ter na sua vida para seguir mais feliz. Como disse esse livro não é para pessimista e se você acredita que isso não é possível talvez você ainda não esteja pronto para Florinda, mas te garanto Florinda está de portas abertas para todos que desejam entender melhor a si mesmo e ao outro.

Florinda era como uma planta exótica. Tão igualmente tóxica quanto adorável. O Outro Lado podia ser um lugar hostil, pérfido e difícil de se lidar, mas também era sua única chance de levar uma vida que fosse realmente sua, em função de seus objetivos e de sua felicidade. Uma nova jornada a esperava, e dessa vez não era em nenhum mundo fantástico, mas no que conhecia desde o dia em que nasceu, que, meses atrás, era considerado tediante por ela.”

Sobre a autora:

Florinda é o mais novo livro da autora Carolina Feltrim. A artista independente começou sua carreira no Wattpad, mas já escrevia desde os 12 anos. Atualmente possui um Instagram voltado para escrita com dicas e experiências da garota.

Comentários

comments

Você pode gostar...