Curso de Gastronomia da UFPel transforma estande da 31ª Fenadoce em cozinha de saberes com atividades abertas ao público

Atividades incluem oficinas gratuitas, resgate de receitas tradicionais e interação com escolas da rede municipal.

Por Bárbara Beatriz A. Carvalho

Banner do projeto Gastronomia em Extensão, maior ação de visibilidade do curso de Gastronomia da UFPel na Fenadoce. Foto: Bárbara Beatriz

O curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marca presença na 31ª Fenadoce com uma programação gratuita voltada à comunidade. Durante os 20 dias de feira, exceto às segundas-feiras, estudantes, professores e egressos realizam oficinas práticas, atividades educativas com escolas da rede municipal e apresentações temáticas sobre a memória culinária de Pelotas. As ações ocorrem no estande da universidade e têm como objetivo compartilhar conhecimento, valorizar a formação técnica e promover o patrimônio doceiro da cidade.

Tatiane Gandra, vice-diretora da Faculdade de Nutrição e professora do curso de Gastronomia, explica que a programação contempla diferentes públicos:

“Na sexta e na quarta-feira, a gente tem o projeto Sabor na Escola, conduzido entre a Nutrição e a Gastronomia, em parceria com a Secretaria de Educação. Esse ano a gente vai ter um dia com merendeiras e outro com professoras da rede municipal, ensinando preparos saudáveis para as crianças”.

Frutas frescas organizadas na área de preparo da Fenadoce. Ingredientes como esses fazem parte da rotina alimentar e inspiram práticas de educação nutricional. Foto: Bárbara Beatriz

Tatiane destaca ainda o projeto Doceiros do Futuro, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Memória e Patrimônio: “Na terça, quarta e quinta às 15h, os alunos vão ensinar o resgate de doces que são patrimônio do município. A intenção é ensinar um pouco e fazer esse resgate cultural”.

Nos horários noturnos de quinta e sexta (às 19h) e nas apresentações de sábado e domingo (às 15h, 17h e 19h), os estudantes em formação, egressos e professores apresentam pratos desenvolvidos dentro do curso. Segundo Tatiane, essas ações refletem a proposta do projeto: “Você cozinha pras pessoas que você ama. Você cozinha com amor, independente quem for comer. Você faz com amor pra ficar gostoso”.

Guimell Scheunemann, egresso do curso, participou como visitante, depois como aluno ministrante e, neste ano, retorna como convidado:

“A participação ajuda a desenvolver a comunicação com o público e constrói confiança para divulgar o próprio trabalho. O projeto ganhou reconhecimento pelo trabalho dedicado da professora Tatiane e de todos os alunos que já passaram por ele”.

Guimell também comenta o papel simbólico do projeto dentro da feira: “A comida está presente nas datas importantes e no cotidiano. Mostrar as técnicas, a criatividade e as possibilidades dos ingredientes valoriza o curso e a profissão que escolhemos”.

Conservas produzidas por estudantes do curso de Gastronomia da UFPel durante as atividades do estande na Fenadoce. Foto: Bárbara Beatriz

O espaço da UFPel na Fenadoce é coordenado pelo projeto de extensão Gastronomia em Extensão, o maior do curso de Gastronomia da universidade. Durante os 20 dias de feira, o projeto promove oficinas, apresentações culinárias e atividades com foco em educação alimentar e patrimônio doceiro. Todas as ações são gratuitas e contam com insumos fornecidos pela própria universidade.

O curso de Gastronomia da UFPel é oferecido na modalidade tecnólogo, com duração de cinco semestres. Também gratuito, o curso busca formar profissionais capacitados para atuar em diferentes áreas da alimentação. A participação na Fenadoce é uma das estratégias de integração entre universidade e comunidade, dando visibilidade à formação técnica e à atuação dos estudantes e egressos.

O projeto Sabor na Escola promove a troca de experiências com profissionais da educação municipal. Já o Doceiros do Futuro se concentra no patrimônio doceiro de Pelotas, aproximando o público de receitas e práticas tradicionais. As apresentações de alunos e egressos destacam pratos que marcaram a trajetória acadêmica de cada um.

Mais do que ensinar receitas, o Festival de Gastronomia da UFPel na Fenadoce busca aproximar saberes acadêmicos e populares. Ao integrar formação técnica, cultura alimentar e vivência prática, o projeto reforça o papel da universidade na valorização da culinária regional e na construção de novas memórias em torno do doce pelotense.

Comentários

comments

Você pode gostar...