O Projeto de ensino Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo, mantido pelo Departamento de Matemática e Estatística, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação e o Instituto de Física e Matemática, divulga para a comunidade da UFPel os dados estatísticos referentes à atuação do Projeto no semestre 2012/1. No semestre 2012/1, mais de 340 alunos foram atendidos totalizando mais de 1184 atendimentos.
O Curso de Especialização em Estudos Matemáticos abre inscrições para seleção de aluno em modalidade especial, na ênfase em Educação Matemática, no período de 19 à 23 de novembro de 2012.
Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, Guilherme Moraes, Marcia Lupi e Michele de Oliveira, bolsistas PIBID realizaram nos dias 29 e 30 de outubro, atividade em Passo Fundo, junto à Assistência Social Diocesana Leão XIII. A instituição, que realiza um trabalho de promoção humana recebe, diariamente, mais de três mil crianças e jovens carentes, oriundos das vilas periféricas da cidade de Passo Fundo. A convite da coordenação do projeto, os bolsistas realizaram atividades lúdicas voltadas a área de matemática, no sentido de compreender algumas representações lógicas e noções de volume e tamanho em crianças de 4 a 6 anos. A atividade serviu de diagnóstico para que sejam desenvolvidos materiais alternativos que serão enviados à comunidade, e o trabalho acompanhado pelos PIBIDIANOS por um período de seis meses.
Projeto Tópicos da Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo
divulga lista de alunos selecionados para participar do Curso de Matemática Básica.
Clique no link abaixo para acessar o arquivo com a listagem dos selecionados:
O Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo oferecerá um curso de matemática básica para alunos da UFPel. O curso será ministrado aos sábados pela manhã (das 8:30 as 12:00) no centro de Pelotas e serão disponibilizadas 60 vagas, com prioridade para alunos ingressantes em 2012/2 que possuem matemática na sua grade curricular.
Os conteúdos a serem trabalhados são os seguintes: Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações.
Divulgação dos alunos selecionados: 14/11/12 na página do Projeto.
Confirmação de vaga e entrega do material: 16/11/12.
Aula 01: 17/11/12
Aula 02: 24/11/12
Aula 03: 01/12/12
Aula 04: 08/12/12
Aula 05: 15/12/12
O coordenador do Projeto, professor Cícero Nachtigall, lembra que o curso dá direito a um certificado de 20 horas para os alunos que obtiverem pelo menos 75% de frequência e realizarem os dois testes previstos, o de sondagem no começo do Curso e o teste comparativo, no final do Curso, sendo que o aluno deve atingir uma nota mínima de 60% de acerto nas questões do último teste.
O Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo existe desde 2010 e tem por objetivo reduzir os índices de reprovação nas disciplinas iniciais de Cálculo, Pré-Cálculo e ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica). Para atingir este objetivo, o Projeto conta com o apoio da Pró-reitoria de Graduação, do Departamento de Matemática e Estatística (DME) e do Instituto de Física e Matemática (IFM).
Além dos cursos de Matemática Básica, geralmente oferecidos no período de férias, o Projeto atua ao longo do semestre letivo disponibilizando monitores para as turmas de Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Pré-Cálculo e ALGA.
Além do coordenador, os professores Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Luciana Chimendes e Rejane Pergher, todos do DME, compõe o quadro permanente do Projeto.
Clique no link abaixo para acessar os horários, locais, e Professores das disciplinas ofertadas pelo Departamento de Matemática e Estatística para o segundo semestre de 2012.
A professora Lisandra Sauer do IFM/DME da UFPEL teve entrevista publicada na revista Cálculo: Matemática para todos, na edição 21 do mês de outubro. A Revista Cálculo tem circulação nacional e destaca-se por divulgar o trabalho de matemáticos do Brasil e exterior, com a preocupação de usar uma linguagem acessível ao público leigo. Nesta entrevista, intitulada “O Mistério da Bolha” ela fala sobre o seu trabalho de pesquisa na área Geometria Diferencial e sua trajetória no mundo acadêmico.
Exibindo registro(s) 181 a 190 de 221 encontrado(s).