Curso de matemática básica para alunos da UFPel

O Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo oferecerá um curso de matemática básica para alunos da UFPel. O curso será ministrado aos sábados pela manhã (das 8:30 as 12:00) no centro de Pelotas e serão disponibilizadas 60 vagas, com prioridade para alunos ingressantes em 2012/2 que possuem matemática na sua grade curricular.

Os conteúdos a serem trabalhados são os seguintes: Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações.

O Curso terá a seguinte programação:

Inscrições: de 07/11/12 a 13/11/12 através da página do Projeto (http://minerva.ufpel.edu.br/~matematica.elementar/)

Divulgação dos alunos selecionados: 14/11/12 na página do Projeto.

Confirmação de vaga e entrega do material: 16/11/12.

• Aula 01: 17/11/12
  • Aula 02: 24/11/12
  • Aula 03: 01/12/12
  • Aula 04: 08/12/12
  • Aula 05: 15/12/12

O coordenador do Projeto, professor Cícero Nachtigall, lembra que o curso dá direito a um certificado de 20 horas para os alunos que obtiverem pelo menos 75% de frequência e realizarem os dois testes previstos, o de sondagem no começo do Curso e o teste comparativo, no final do Curso, sendo que o aluno deve atingir uma nota mínima de 60% de acerto nas questões do último teste.

O Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo existe desde 2010 e tem por objetivo reduzir os índices de reprovação nas disciplinas iniciais de Cálculo, Pré-Cálculo e ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica). Para atingir este objetivo, o Projeto conta com o apoio da Pró-reitoria de Graduação, do Departamento de Matemática e Estatística (DME) e do Instituto de Física e Matemática (IFM).

Além dos cursos de Matemática Básica, geralmente oferecidos no período de férias, o Projeto atua ao longo do semestre letivo disponibilizando monitores para as turmas de Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Pré-Cálculo e ALGA.

Além do coordenador, os professores Alexandre Molter, Camila Pinto da Costa, Luciana Chimendes e Rejane Pergher, todos do DME, compõe o quadro permanente do Projeto.

Publicado em 07/11/2012, na categoria Notícias.