Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

UFPel adere a CAFe: Comunidade Acadêmica Federada

cafeA Universidade Federal de Pelotas por meio de sua Coordenação de Tecnologia da Informação e com o apoio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) informa que está credenciada junto a Comunidade Acadêmica Federada – CAFe.

A adesão à CAFe advém, normalmente, de organizações brasileiras de ensino e pesquisa que desejam, simultaneamente, integrar suas bases de dados de usuários por meio de um login único (single sign on) e acessar serviços federados oferecidos na Internet.

Neste primeiro momento, a comunidade já pode utilizar a sua credencial na UFPel (CPF e senha do Cobalto) para ter acesso ao portal de periódicos da CAPES, eliminando assim a necessidade de utilização do Proxy UFPel para este fim, sendo que gradativamente outros serviços deverão ser agregados à federação. Acesse o Tutorial.

O suporte à autenticação federada se dá da seguinte forma: ao acessar um determinado provedor de serviço, o usuário é redirecionado para uma página que lhe apresenta uma lista de provedores de identidade. O usuário escolhe então sua instituição de origem, e seu navegador é redirecionado para o provedor de identidade dessa instituição. Após autenticar o usuário, o provedor de identidade repassa o resultado dessa autenticação ao provedor de serviço e cria uma sessão de uso associada ao usuário, de forma que acessos a novos serviços dentro de um determinado intervalo de tempo não gerem novas requisições de autenticação (single sign-on).

Alguns benefícios deste serviço à comunidade: Não é necessário se cadastrar em sistemas diferentes nem gerenciar senhas distintas; navegação mais constante, sem a necessidade de se autenticar a cada passo; controle sobre a privacidade dos dados.

O que é a CAFe

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedores de identidade (IdP) e como provedores de serviço (SP). A RNP é responsável pela gestão e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.

Do Projeto de Credenciamento

O início do processo de credenciamento foi em 2014, quando a UFPel enquanto candidata ao serviço manifestou, formalmente, seu desejo de aderir à CAFe, através da Portaria 2172/2014 designando o representante da organização junto à Federação.

Durante o longo processo de adesão do provedor de identidade a CTI encaminhou os seguintes passos:

• envio de documento formal com designação do responsável pelo provedor de identidade;
  • entrevista com área de Relacionamento com Cliente da RNP;
  • preenchimento e envio do formulário de gestão de identidade;
  • entrevista técnica com equipe de suporte da CAFe;
  • avaliação do pedido de adesão pelo Comitê Assessor de Gestão de Identidade;
  • construção da base de identidade ;
  • homologação técnica;
  • e assinatura do Termo de Compromisso.

Para acessar o portal de periódicos CAPES utilizando as credencias da CAFe:

1. Acesse o site http://periodicos.capes.gov.br
  2. Click no menu -> “Meu espaço” (no canto superior direito)
  3. Na àrea “Acesso remoto via CAFe”
  4. Selecione a Instituição UFPel e então click em “Enviar”
  5. Entre com as credenciais do sistema cobalto (CPF E SENHA)

Mais informações: Orientações para o acesso remoto aos periódicos via CAFe

Publicado em 25/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias, Redes.
Marcado com as tags autenticação, CAFe, Periódicos CAPES, Proxy, RNP.