Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

LINK DE 1GBPS ENTRA EM OPERAÇÃO

2014-11-10 16.01.49Hoje está operando no campus Porto (Anglo), o link de 1 Gbps que conecta a UFPel à internet através do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em Porto Alegre. A implantação desse link possibilita que a UFPel ofereça novos serviços de comunicação de dados e melhore ainda mais a velocidade de comunicação dos usuários com a internet, que ficará equiparada às disponíveis em universidades das capitais.

O link foi contratado pela RNP por meio do Projeto Veredas Novas, que tem como objetivo a melhoria da infraestrutura de comunicação das universidades localizadas no interior do Brasil, para que possam desenvolver suas atividades com mais qualidade. Também foram beneficiados o campus Capão do Leão, para onde o projeto Veredas Novas prevê a contratação de circuito na velocidade mínima de 100 Mbps.

Os usuários da rede ufpel, localizados no Campus Porto já sentem a diferença de velocidade no acesso a internet, que teve acréscimo de banda de 20 vezes nesta última semana.

Segundo o Gerente do Núcleo de Infraestrutura de TI, Rafael Padilha, “esta nova conexão possibilita a troca de experiências entre as universidades federais, qualificando as condições de ensino, pesquisa e extenção. Além da troca de experiência, a nova conexão nos permite alavancar projetos que estavam aguardando a nova infraestrutura, como o Projeto VoIP e a expanção do WUFPel”.

O próximo passo é a ativação da RECOP (REDECOMep Pelotas) que integrará os demais campi a esta conexão, ou seja, quando o meio físico estiver pronto todos os prédios da Instituição estarão usufruindo deste 1Gbps. A inclusão da UFPel no projeto, de acordo com a Coordenadora de Tecnologia da Informação, “permitirá uma melhoria significativa na velocidade de comunicação com a internet e consequentemente a disponibilização de novos serviços de TI para a comunidade da UFPel”.

Acompanhe o conjunto de ações já concretizadas que visam qualificar o acesso à internet em todos os campi da UFPel:

Nova conexão de internet melhora situação campus porto

Novos pontos de acesso sem-fio contemplam ICH

Interligação dos campi da ufpel mais próxima com a Redecomep

Obras garantem futura conexão de internet no Anglo

Projeto técnico da rede comunitária de fibra óptica é apresentado

Chega a fibra óptica que interligará os campi da Ufpel

Redecomep: assinatura da CEEE impulsiona projeto de ligação de unidades por fibra óptica

Publicado em 26/01/2015, nas categorias Destaque, Notícias, Redes.
Marcado com as tags internet, link.