Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Aplicativo permite integração entre Cobalto e Facebook

cobaltoappCompreendendo a importância das redes sociais e o perfil dos estudantes que fazem uso intenso dessa ferramenta como forma de comunicação, a UFPel está investindo na interação com a comunidade através de ações como o lançamento de um aplicativo institucional que integra o ambiente acadêmico do Cobalto à rede social Facebook. Com este projeto pioneiro, desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), a UFPel busca ampliar o acesso e a disponibilidade de informações à comunidade, permitindo que os seus estudantes acompanhem as suas atividades acadêmicas dentro do ambiente de uma rede social amplamente adotada.

Ao vincular os seu perfis nos dois ambientes, o estudante obtém notificações em tempo real dentro da sua rede social, o que proporciona acesso as suas informações acadêmicas sem sair da rede. O Facebook foi escolhido devido a sua grande popularidade.

Recursos
A partir desta integração, conforme a configuração do usuário, a ferramenta permite que os estudantes recebam as seguintes notificações em sua conta do Facebook, quando:

• o professor agendar uma nova avaliação;
  • a frequência em alguma disciplina estiver abaixo de 75%;
  • o professor inserir a nota de uma avaliação;
  • houver uma nova mensagem recebida em sua caixa de mensagens no Cobalto.

O aplicativo fornece uma interface que permite ao estudante acompanhar através do perfil do Facebook o seu andamento nas disciplinas, consultando histórico, frequência, notas, entre outras informações da universidade, como por exemplo, o cardápio semanal do restaurante universitário. Também é disponibilizado pelo aplicativo informações para toda a comunidade, contendo informações sobre os cursos, a história, etc.

Como utilizar o aplicativo
Para que o estudante possa utilizar todas as opções que o aplicativo fornece é necessário vincular a conta do Facebook com a conta do Cobalto. Esta vinculação pode ser feita acessando o aplicativo através do endereço https://apps.facebook.com/cobaltoapp ou logando no Cobalto. Caso opte-se pela vinculação através do Cobalto deve-se clicar no botão Configurações localizado ao lado direito do topo da página, conforme imagem a seguir:

cobaltoapp2

Após clicar em Configurações, basta clicar na aba Facebook e seguir as instruções fornecidas pela página.

cobaltoapp3

Existem informações disponíveis no aplicativo para toda a comunidade, basta acessar o link https://apps.facebook.com/cobaltoapp.

Publicado em 22/08/2014, na categoria Notícias.