Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

UFPel disponibiliza novo tema para os sites hospedados no WordPress Institucional

SLIDE-TEMAINSTITUCIONAL-FLAT

As Coordenações de Tecnologia da Informação (CTI) e de Comunicação Social (CCS) lançaram no dia 3 de fevereiro o novo tema institucional para WordPress, desenvolvido pela equipe formada por servidores e bolsistas das duas coordenações. O lançamento do tema consolida mais uma importante etapa do Projeto de Revitalização e Qualificação do Sítio Web da UFPel, que começou com o desenvolvimento do novo Portal da UFPel, lançado em julho de 2013, e do atual site da CCS, que foi ao ar em outubro do mesmo ano.

Na plataforma WordPress, é o “tema” que define o layout do site e a forma como o conteúdo é apresentado ao visitante. A aplicação de um novo tema permite modificar completamente a aparência do site, porém preservando todo o seu conteúdo. Esse recurso é uma das principais vantagens de sistemas como o WordPress, em relação a metodologias tradicionais de criação de websites.

“Hoje em dia é fundamental que as unidades tenham agilidade e autonomia para atualizarem seus sites, pois depender de terceiros pode atrasar uma publicação importante em vários dias, ou até semanas”, avalia Henrique Vianna, Analista de TI da Seção de Tecnologias para Websites. “O WordPress oferece essa autonomia, porém ainda precisávamos conferir um caráter mais institucional aos sites hospedados na plataforma. A equipe respondeu a esse desafio com soluções originais e inovadoras, e acredito que conseguimos tornar ainda mais simples alguns processos dentro do WordPress”, destaca.

O novo tema institucional, batizado de UFPel 2.0, reproduz os padrões de identidade visual implementados no Portal da UFPel e no site da CCS, mas oferece diversas opções de personalização, visando responder às especificidades de cada site. Entre os recursos de customização, destacam-se os 10 esquemas de cores e o editor de layout, que permite ao administrador do site organizar o conteúdo de forma visual, através de módulos com diferentes funcionalidades.

Edição de layout
Editor de layout

O tema incorpora ainda elementos de vanguarda do webdesign, como o uso de tipografia personalizada, elementos gráficos vetoriais e suporte a imagens em alta resolução, que proporcionam excelente qualidade visual em dispositivos equipados com telas de alta densidade de pixels, como tablets, smartphones e notebooks atuais.

O projeto foi totalmente desenvolvido por uma equipe formada exclusivamente por técnicos e estudantes da UFPel, composta pelos servidores Henrique Vianna, Analista de TI na CTI, Eduardo Silveira, Diretor de Produção na CCS, Leandro Dias, Técnico de TI na CTI, Amanda Argou, Coordenadora de Tecnologia da Informação, Leonardo Furtado, Diagramador na CCS e pelos acadêmicos Huberto Kaiser Filho, estudante do curso de Engenharia da Computação, Rodolfo Hoppe Krüger, estudante de Design Digital (ambos bolsistas na Seção de Tecnologias para Websites da CTI) com a colaboração da acadêmica Laura Alves, do curso de Design Gráfico, bolsista na CCS.

Disponibilidade

O tema UFPel 2.0 está disponível para todos os usuários do WordPress Institucional, que podem experimentar sua aplicação através do menu Aparência – Temas, na interface de administração do site. Um guia de utilização do tema, documentando todos os novos recursos, está disponível no endereço https://wp.ufpel.edu.br/tutoriais.

As equipes da CTI e CCS colocam-se à disposição dos usuários do novo tema, para auxiliar na adequação dos sites. Questões relacionadas à funcionalidade do tema devem ser encaminhadas para o e-mail webmaster@ufpel.edu.br. Material gráfico para os sites, como banners nos padrões institucionais, poderá ser solicitado através do e-mail publicidade.ccs@ufpel.edu.br. Para 2014 estão previstas ações de capacitação para a utilização da plataforma WordPress, a serem oferecidas para servidores docentes e técnico-administrativos da UFPel.

Sobre a plataforma

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS, da sigla em inglês de Content Management System) mais utilizado no mercado para construção de websites, oferecendo uma plataforma ágil e de fácil utilização para publicação de todo o tipo de conteúdo, como textos, fotos, documentos e vídeos. É um software livre – sem custo para a Universidade – e de código aberto, o que permite o desenvolvimento de funcionalidades adicionais e adaptação do sistema às necessidades da instituição.

Em 2008, o então Centro de Informática (atualmente Coordenação de Tecnologia da Informação), adotou o WordPress como solução institucional para atender à crescente demanda por websites para unidades acadêmicas e administrativas da UFPel.

Em 2013, o Portal web da UFPel, que concentra informações de diversos setores da Universidade e recebe mais de 5.000 visitas diárias, foi totalmente redesenhado utilizando o WordPress e um tema personalizado, desenvolvido na própria instituição. O sucesso dessa implantação trouxe ainda mais visibilidade, tanto na comunidade universitária como na comunidade externa, para a robustez e versatilidade dessa plataforma.

Atualmente, o WordPress Institucional da UFPel abriga mais de 300 sites de unidades acadêmicas e administrativas, programas de pós-graduação, sites de professores e disciplinas, eventos e outros. O software é instalado localmente em equipamentos da própria Universidade, e uma equipe multidisciplinar – formada por servidores da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), da Coordenação de Comunicação Social (CCS) e por acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Design Digital – trabalha no desenvolvimento de soluções personalizadas para a plataforma, visando atender às necessidades específicas de cada site.

Conheça mais sobre o projeto WordPress Institucional UFPel em https://wp.ufpel.edu.br.

Publicado em 04/02/2014, nas categorias Destaque, Notícias, Web.
Marcado com as tags Wordpress.