Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

UFPel presente no II Fórum RNP que se realiza essa semana em Brasília

O evento, realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com apoio dos Ministérios da Saúde, Cultura, Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação, promove um amplo debate sobre o uso e a gestão das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A edição deste ano tem como foco as comunidades de artes, humanidades e cultura digital. Alguns dos temas são o impacto das redes sociais nas instituições públicas, a digitalização e a preservação de acervos, e as tecnologias de super alta resolução (4K e 8K) para transmissões em longa distância.

Entre as atividades extras previstas para acontecer junto ao Fórum,  ocorre o 8° Encontro Redecomep – projeto estratégico para a Universidade Federal de Pelotas e para toda região – que deve interligar os prédios da UFPel e outras instituições de ensino e pesquisa através da construção de um anel óptico metropolitano, que proporcionará 1Gbit de velocidade para rede. “O projeto técnico da Recop (Redecomep Pelotas) está sendo concluído durante o Fórum, com o auxílio dos parceiros da RNP, Frederico Freitas, Gerente de Projetos e Marco Aurélio, Coordenador Técnico do Projeto RedeComep. Este apoio da RNP acelera a conclusão de mais esta etapa do projeto”, relatou a Coordenação de Tecnologia da Informação da UFPel.

Durante o primeiro dia (27/8), o Fórum RNP reuniu aproximadamente 250 participantes em mesas de diálogos, reuniões e palestras em torno dos temas: impacto das redes sociais nas instituições públicas, a digitalização e a preservação de acervos, as tecnologias de super alta resolução e o Marco Civil da Internet.

Segundo o analista de sistemas Rafael Padilha, chefe do Núcleo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da CTI, “Estes espaços são de fundamental importância para fortalecer contatos e discutir soluções para a Universidade viabilizadas pela Rede Nacional Ensino e Pesquisa”. A UFPel aproveitou a oportunidade para discutir soluções que visam beneficiar a região sul do estado. Um dos projetos discutidos foi a possibilidade de viabilizar a UFPel como um ponto concentrador de redes metropolitanas, beneficiando assim o acesso à rede nacional para as cidades de Bagé, Livramento e Rio Grande.

Via Coordenação de Comunicação Social

Publicado em 28/08/2013, nas categorias Notícias, Redes.