Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Cobalto disponibiliza novas funcionalidades

Durante esta semana, a comunidade está sendo contemplada com novas funcionalidades no Cobalto. Além de disponibilizar acesso ao módulo de Projetos de Ensino, o Cobalto adota uma nova identidade visual e lança o “Acesso Livre”.

O módulo “Acesso Livre” é mais uma iniciativa visando a integração e a transparência das informações institucionais. A proposta estabelece uma inovação que permite a qualquer pessoa acessar a plataforma e obter algumas informações em tempo real. “Vai além do Cobalto, integrando também as notícias publicadas no WordPress Institucional e futuramente todo e qualquer serviço que proporcione acesso a informações dinâmicas e públicas“, ressalta o técnico em Tecnologia da Informação Rafael Santos.

Ambiente com recursos de customização

Além de todas as funcionalidades incorporadas ao sistema em cada novo módulo agregado ao Cobalto, outro recurso bastante interessante permite a customização da área de trabalho do sistema. Os usuários poderão, a partir de agora, selecionar quais canais de notícias desejam visualizar em sua área de trabalho (ou dashboard), como, agenda, previsão do tempo, entre outras que estão em desenvolvimento e em breve estarão disponíveis para utilização.

Nesta primeira versão o acesso livre disponibiliza consulta aos projetos de pesquisa, validação de documentos e Webmail. Além de notícias publicadas nos sites institucionais e o serviço de previsão do tempo. O potencial deste módulo está diretamente relacionado a integração das informações, a partir das plataformas administradas pela Coordenação de Tecnologia da Informação, enfatiza o chefe do Núcleo de Sistemas de Informação, Hiram Noguez.

Identidade Visual

A nova identidade visual do Cobalto, desenvolvida em conjunto com o Núcleo de Publicidade Institucional e Comunicação Visual da CCS, vem sendo destacada desde o lançamento do novo Portal da UFPel. Ainda nesta semana, a equipe da CTI finalizou a atualização das imagens no projeto Cobalto, concluindo a implementação da nova identidade.

Os conceitos que orientaram a proposta da marca reportam às diretrizes de projeto utilizadas pela equipe de desenvolvimento na construção do sistema. A integração está representada no logotipo através do recurso de “soldagem” de caracteres, que resultou na geração de um lettering com personalidade própria. As cores utilizadas no símbolo representam a integração entre os quatro pilares que sustentam o sistema: o conceito de Gestão em sinergia com o tripé Ensino / Pesquisa / Extensão, que caracterizam a essência da atividade da Universidade.

A ideia de criar um logotipo para o sistema surgiu a partir da avaliação de que a comunidade universitária ainda não vinha se apropriando do Cobalto como uma ferramenta planejada sob medida para atender as demandas da UFPEL, desenvolvida por técnicos da própria Universidade e com foco nas necessidades identificadas pelos próprios usuários. Nesta perspectiva, a criação de uma marca concorre para a consolidação da imagem do sistema como uma ferramenta que reúne um conjunto de soluções de alto nível e que pretende incorporar, a médio prazo, todos os sistemas atualmente em uso na UFPel.

Via Coordenação de Comunicação Social

Publicado em 16/08/2013, nas categorias Desenvolvimento, Notícias.