Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

CTI e CCS lançam novo Portal web da UFPel

Em cerimônia realizada no dia 3 de julho no auditório da reitoria, a UFPel apresentou o novo Portal da Universidade. O projeto, realizado em conjunto pela Coordenação de Comunicação Social (CCS) e pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), foi planejado para facilitar o acesso às informações mais relevantes e organizar os conteúdos de forma amigável e intuitiva.

Durante a cerimônia, o coordenador da CCS, Sérgio Yunes, salientou a parceria entre os dois setores que resultou em um ótimo trabalho. “O novo Portal não foi pensado somente para ser mais bonito ou mais acessível, mas para ser uma nova ferramenta para a comunidade acadêmica, na construção de uma Universidade verdadeiramente pública, democrática, transparente e participativa”, disse.

A coordenadora da CTI, Amanda Argou, também ressaltou o trabalho colaborativo entre as duas equipes da própria Universidade. Segundo ela, o maior mérito do projeto consiste no fato de que “O novo Portal da UFPel não é uma solução comprada, mas um trabalho feito em casa”.

O vice-reitor Carlos Mauch falou sobre a nova imagem da UFPel apresentada ao público externo. “Esta é a nova cara da UFPel, mas não é apenas uma imagem, é um todo que está sendo qualificado”, disse. Para o reitor Mauro Del Pino, algumas inovações do novo Portal como os espaços para ouvidoria, auditoria interna e acesso à informação fazem a comunicação da Universidade mais dinâmica e eficaz. “Mudamos a cara da Universidade para alcançar os anseios da comunidade acadêmica”, finalizou.

O novo Portal foi projetado sobre a plataforma WordPress, um software livre de vanguarda com foco na estética, nos padrões web e na usabilidade. Segundo Yunes, esta é apenas a primeira etapa da construção do novo espaço digital da UFPel. Em constante desenvolvimento, o Portal traz uma nova proposta de integração da universidade com a comunidade, voltada para a transparência, a clareza e o acesso à informação. O projeto apresenta uma identidade visual mínima, orientada para a otimização e objetividade na organi zação dos conteúdos. De acordo com Eduardo Montagna, servidor da CCS que coordenou a equipe de projeto gráfico, um dos diferenciais do novo layout é o slider, um recurso visual alocado em espaço nobre do Portal, criado para enfatizar os temas institucionais mais importantes da Universidade.

Outra solução aplicada no projeto foi a classificação dos conteúdos entre notícias jornalísticas e informes de caráter acadêmico ou administrativo, com espaços específicos para cada categoria. “Além de separar informes de notícias, agora a última escolha do usuário permanece como preferência no próximo acesso”, destacou a Coordenadora da CTI. Outro espaço importante do Portal é destinado aos dois veículos de comunicação da Universidade, o Jornal da UFPel e a Rádio Federal FM, que agora estão acessíveis na página principal. O site também possui banners de acesso para seções prioritárias às comunidades interna e externa. Outras novidades são a busca por termos em documentos digitalizados (através da tecnologia OCR, que possibilita o reconhecimento óptico de caracteres em arquivos de imagem), e a inclusão de ícones para feeds de notícias (RSS) e mídias sociais oficiais da UFPel, como o Twitter e o Facebook, no rodapé da página.

Henrique Vianna, Analista de TI da Seção de Tecnologias para Websites da CTI/UFPel, responsável pela concepção e desenvolvimento do projeto, citou que a proposta objetivou organizar as informações para os visitantes da comunidade externa e da comunidade acadêmica, através das novas áreas dedicadas ao estudante e servidor. Também salientou os novos recursos de acessibilidade do Portal. Agora o usuário pode ampliar o tamanho da fonte e utilizar a versão em alto contraste, recursos muito úteis para usuários com dificuldades visuais. “O próximo passo é ampliar os recursos de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais visuais”, complementou a Coordenadora da CTI.

Até o fim deste ano letivo, as páginas das pró-reitorias, coordenações e órgãos da administração superior devem ser adequadas aos novos temas, acompanhando a reformulação da identidade visual do Portal da universidade.

Fonte: Jornal da UFPel, v.5, n.36, p. 3

Publicado em 27/07/2013, nas categorias Notícias, Web.