Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

CTI disponibilizará módulo para gestão de projetos de ensino

No início de agosto, a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) disponibilizará acesso ao recém desenvolvido módulo de Projetos de Ensino. O módulo, resultado de uma parceria entre a CTI e a CPP/PRG, é mais uma funcionalidade presente no novo sistema de gestão da Universidade, o projeto Cobalto.

Segundo Cássio Carvalho, Analista de Tecnologia da Informação da CTI que implementou este módulo, “as novas funcionalidades foram desenvolvidas visando atender as normas e as necessidades dos/as Coordenadores/as e Avaliadores/as (equipe técnica da CPP/PRG) dos respectivos Projetos de Ensino”.

Em estrita observância à Resolução COCEPE 01/08, que normatiza os Projetos de Ensino no âmbito da UFPEL,  o Cobalto apresentará aos/as Coordenadores/as de Projeto as seguintes funcionalidades: cadastro e envio de propostas de projetos de ensino; cadastro e envio de relatórios parcial e final; solicitação de alterações; cadastro e solicitação de certificados. Com relação ao perfil dos Avaliadores, destacam-se: avaliação de projetos; avaliação de relatórios; avaliação de solicitações de alteração; avaliação de certificados.

Além de receber notificações por e-mail, coordenadores e avaliadores poderão visualizar um histórico das tramitações relacionadas a cada projeto, incluindo os pareces emitidos pela equipe da PRG.

A Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenadoria de Programas e Projetos, Eugênia Antunes Dias, considera que o uso do sistema proporcionará um aumento significativo na qualidade do serviço, pois o sistema impedirá o envio de propostas em desacordo com a norma, fato este bastante comum no sistema atual e que acaba por aumentar o tempo de tramitação, já que os processos são devolvidos aos/as Coordenadores/as para a realização dos ajustes necessários. Igualmente “O sistema qualifica os Projetos de Ensino revitalizando sua importância, especificamente no tocante ao aprimoramento do ensino de graduação”, menciona Eugênia.

A parceria com a PRG vai além do módulo de projetos de ensino, pois a Pró-Reitoria será pioneira na utilização de mais uma aplicação  do Cobalto. O helpdesk, até então usado exclusivamente pela CTI, expandiu suas funcionalidades para contemplar diversas unidades da UFPel. Esta iniciativa colaborativa beneficiará a comunidade de usuários através do contato direto com as equipes envolvidas na resolução dos problemas.  Isso permitirá que a equipe técnica da CTI avalie solicitações de ajuda e, quando conveniente, as reencaminhe para a unidade adequada.

O Cobalto é um sistema de informação baseado em software livre e, embora em fase de desenvolvimento, já dispõe de diversos módulos em uso pela comunidade acadêmica da UFPEL: Gestão de Recursos Humanos; Projetos de Pesquisa; Projetos de Ensino; Acadêmico da pós-graduação; Concessão de benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; Administração do restaurante; Indicadores; Gerenciamento das carteiras de identificação; Helpdesk;

Publicado em 19/07/2013, nas categorias Desenvolvimento, Notícias.