Disciplinas de Conservação e Restauro de Bens Culturais em Madeira

Nas disciplinas de Conservação e Restauro de Bens Culturais em Madeira (I e II) os alunos aprendem a lidar com as especificidades da intervenção em objetos desta natureza. A proposta da disciplina é o trabalho com objetos variados que tenham a madeira como suporte, de maneira a possibilitar vivências de problemas distintos no campo da conservação e do restauro, o que permite aos alunos  diferentes situações de aprendizado. A troca de experiências é estimulada a partir de seminários realizados como atividades previstas das disciplinas.
Ministradas pela Profa. Daniele Fonseca, também é disponibilizado aos alunos nestas disciplinas, a participação da restauradora Keli Scolari, para o auxilio e orientação nos procedimentos de intervenção.
Dentre a variedade de objetos, alguns alunos trabalham com peças que fazem parte do acervo do Museu Etnográfico da Colônia Maciel. Este museu possui importante acervo relacionado a cultura da imigração italiana na região sul do estado do Rio Grande do Sul, já sendo foco de outras atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPel.

Publicado em 30/09/2010, na categoria Notícias.