O evento, que ocorre semestralmente, promove ações de formação que buscam contemplar a integração do(a) professor(a) ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior.
O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo I realizado no turno da manhã e o Módulo II no turno da tarde. O curso normalmente ocorre de forma concentrada durante a semana e totalizar 40 horas. Destaca-se que o cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017.
O Módulo I apresenta questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações.
Já o Módulo II aborda temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.
Ratifica-se que esta formação está prevista no calendário acadêmico, nesse sentido é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do curso.