XIV Formação de Professores Ingressantes da UFPel

Prezados (as),

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a XIV Formação de Professores Ingressantes da UFPel a se realizar, conforme o calendário acadêmico, entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024, no formato presencial. O evento que ocorre semestralmente promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior.

O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo I realizado no turno da manhã e o Módulo II no turno da tarde. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. Destaca-se que o cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017.

O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a carreira e formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.

Ressalta-se que esta formação está prevista no calendário acadêmico, nesse sentido é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do programa de formação de ingressantes.

ATENÇÃO:

Para receber o certificado, o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do (s) módulo (s) que se inscreveu.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO

IMPORTANTE:

As inscrições estarão abertas até o dia 15/08/2024.

Todas as atividades ocorrerão presencialmente no Auditório Acadêmico da UFPel localizado no campus Porto/Anglo.

Para dúvidas, contate-nos através do e-mail: nufor.ufpel@gmail.com ou telefone (53) 3284-4076

Atividades do Módulo I

Dia 19/08, das 08h às 12h
Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP)

Dia 20/08, das 08h às 12h
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIn)

Dia 21/08, das 08h às 12h
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA)

Dia 22/08, das 08h às 12h
Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Comissão Permanente de Pessoal Docente e (CPPD)

Dia 23/08, das 08h às 12h
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN)

Atividades do Módulo II

Dia 19/08, das 14h às 18h
Docência no Ensino Superior: Desafios e Práticas do Fazer Docente
Palestrante: Profa. Dra. Maria de Fátima Cóssio (UFPel)

Dia 20/08, das 14h às 18h
Direto à Educação e Inclusão de PcDs na UFPel
Palestrantes: Prof. Dr. Valmôr Scott Júnior (UFPel), Natália Ferreira da Cunha, Doutoranda (PPGE/UFPel) e Bruna Flores Prates, Mestranda (PPGD/UFPel)

Dia 21/08, das 14h às 18h
Inteligência Artificial (AI), problemas, usos e impactos no ensino superior
Palestrantes: Prof. Dr. Christiano Martino Otero Avila (UFPel), Prof. Dra. Larissa Medianeira Bolzan (UFPel) e Profa. Dra. Carla Denize Ott Felcher (UFPel)

Dia 22/08, das 14h às 18h
Avaliação do ensino-aprendizagem: pistas para pensarmos as concepções e práticas pedagógicas
Palestrante: Profa. Dra. Flávia Marchi Nascimento (UFPel)

Dia 23/08, das 14h às 18h
Desenvolvimento da Carreira Docente
Palestrante: Equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP)

Publicado em 17/07/2024, na categoria Notícias.