Tendência Semanal: Após o frio a semana será marcada por temperaturas elevadas e tempestades

A semana começou com temperaturas mínimas abaixo de 5ºC em grande parte do estado devido à entrada de uma massa de ar polar durante o último final de semana. No entanto, ao longo desta segunda-feira, a massa de ar frio e seco começou a se afastar do estado em direção ao oceano, permitindo a entrada de ar mais quente e úmido sobre a região.

Na manhã desta terça-feira, as temperaturas mínimas já se elevaram um pouco, ficando acima de 5ºC na maioria do estado, e até mesmo acima de 10 ºC no noroeste, onde a nova massa de ar está ingressando no estado. Ao longo da tarde, as temperaturas continuarão a subir, com máximas ultrapassando os 20 ºC e até mesmo alcançando valores acima de 25ºC em diversas regiões. Com a chegada de um sistema de alta pressão em níveis médios e altos da atmosfera nesta terça, o aquecimento da massa de ar seguirá se intensificado, levando as temperaturas a subirem ainda mais na quarta-feira. Em várias áreas do estado, é possível que as temperaturas máximas alcancem valores próximos e até mesmo superiores a 30ºC.

Em termos de precipitação, até a quarta-feira vão predominar condições estáveis com baixa possibilidade de ocorrência de chuvas no estado, entretanto na quinta-feira teremos mudanças nas condições em algumas partes do estado.

O deslocamento de uma frente fria sobre o oceano, juntamente com a intensificação de uma área alongada de baixa pressão (cavado) em superfície sobre o Uruguai, combinados com a progressão de uma perturbação em níveis médio e altos da atmosfera sobre a Argentina, resultará na organização e intensificação de um corredor de umidade sobre o estado. Conforme esses sistemas se aproximam do estado através da fronteira com o Uruguai, áreas de instabilidade devem começar a atuar sobre partes da metade sul do estado, principalmente a partir da tarde. Essas áreas de instabilidade devem se formar em um ambiente caracterizado por instabilidade termodinâmica e cisalhamento vertical (raso e profundo) moderado. Devido a essas condições, é esperado que ocorram pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas, com a possibilidade de rajadas de vento moderadas a fortes, e também eventual queda de granizo.

Na sexta-feira, uma área de baixa pressão (ciclone extratropical) se formará sobre o oceano, próximo à costa da Argentina. Sua formação impulsionará uma frente fria e trará de volta o ar polar ao estado. Durante a passagem da frente fria pelo estado, áreas de instabilidade irão atuar em todas as regiões ao longo do dia, trazendo pancadas de chuva, trovoadas, possibilidade de rajadas de vento moderadas a fortes, e também eventual queda de granizo.

É importante mencionar que os modelos indicam que esse ciclone extratropical não deve se aproximar do estado, atuando principalmente sobre o oceano, provocando rajadas de vento inferiores a 60 km/h, especialmente no litoral entre o sábado e o domingo. Para a navegação marítima, é recomendável manter cautela e consultar os avisos na página da  Marinha do Brasil.

Durante o final de semana a massa de ar polar atuará no estado trazendo condições de tempo estável e temperaturas em declínio. Conforme as projeções, na grande maioria das regiões, as temperaturas mínimas devem se manter acima de 5ºC.

Para mais informações e atualizações acesse cppmet.ufpel.edu.br

Publicado por em 15/08/2023, na categoria Notícias.