Tendência Semanal: Semana de Chuvas, Queda de Temperaturas e Possibilidade de Tempestades
Após um final de semana com temperaturas atípicas para esta época do ano no estado, onde os termômetros ultrapassaram os 30 °C no domingo à tarde, a semana começa com chuvas e queda nas temperaturas. Essa mudança repentina é ocasionada pelo deslocamento de uma frente fria que começou a avançar pelo estado durante a madrugada. Essa frente fria provocou pancadas de chuva com trovoadas na metade sul do estado pela manhã, e ao longo do dia seguirá para as demais regiões. Após a passagem da frente fria, é esperado um declínio nas temperaturas em todas as regiões. No entanto, a parte mais intensa da massa de ar frio e seco atuará principalmente na metade sul, onde as temperaturas deverão cair abaixo de 10°C durante a madrugada de terça-feira.
Durante a terça-feira, a presença de uma área alongada de alta pressão em altitude, conhecida como crista, inibirá o desenvolvimento de tempestades em grande parte do dia. No entanto, a circulação associada a uma alta pressão pós-frontal transportará umidade do oceano, especialmente para o litoral e a metade norte do estado, favorecendo a formação de nuvens baixas e levando a um céu parcialmente nublado a nublado nessas áreas. No final do período, a aproximação de uma nova perturbação em níveis médios da atmosfera poderá resultar na formação de uma região de baixa pressão no noroeste do estado. Esse sistema pode interagir com uma massa de ar mais úmida, trazendo algumas pancadas de chuva com trovoadas já durante a noite de terça-feira na fronteira com a Argentina.
Durante a madrugada de quarta-feira, tempestades isoladamente fortes podem se formar na metade norte do estado, acompanhadas por chuvas volumosas e possíveis rajadas fortes de vento e queda de granizo. Há divergências entre os modelos em relação ao início e à intensificação dessas instabilidades mais fortes, portanto, é importante acompanhar as próximas previsões dos modelos. À medida que a área de baixa pressão se desloca pelo estado em direção ao sistema de alta pressão sobre o oceano, é provável que ocorra um aumento do gradiente de pressão no litoral sul, resultando em rajadas de vento moderadas a fortes na região.
A tendência a partir de quinta-feira é que uma nova área de baixa pressão se forme no estado, seguida pela aproximação de uma frente fria, ambas associadas a outra perturbação em níveis médios da atmosfera. Com a atuação desses sistemas, é esperado um aumento na nebulosidade e a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas entre quinta-feira e sábado em várias partes do estado. Especialmente entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, os modelos indicam a possibilidade de ventos fortes localizados e queda de granizo nas regiões noroeste e norte.
No sábado, com o ar frio e seco se espalhando pelo estado, é provável que as instabilidades se dissipem e as temperaturas diminuam. Para o domingo, Dia dos Pais, é esperado tempo bom, temperaturas baixas e condições propícias para a formação de geadas, especialmente em áreas mais elevadas do estado.
Para mais informações acesse cppmet.ufpel.edu.br