Tendência Semanal: Instabilidades retornam ao estado

A semana está iniciando com pouca nebulosidade sobre o estado devido à atuação de uma massa de ar seco associada a uma crista tanto em médios quanto em altos níveis da atmosfera. No entanto, a presença de fortes ventos que estão atravessando a Cordilheira dos Andes está causando impactos sobre o Chile e a Argentina, com nevadas e vento Zonda, conforme alerta do Servicio Meteorológico Nacional da Argentina.

Esses ventos, ao atravessarem a cordilheira sobre a Argentina, provocam uma repentina elevação de temperatura e drástica redução de umidade. Outra consequência do Zonda é a intensificação dos sistemas de baixa pressão termo-orográficos ao pé da cordilheira. Essa intensificação que está ocorrendo ao longo desta segunda-feira trará consequências para o nosso estado.

À medida que esse sistema de baixa pressão se intensifica, uma forte corrente de jato em baixos  níveis se formará sobre o estado. Localizada aproximadamente a uma altura de 1500 m, essa corrente de jato será responsável por transportar uma massa de ar quente e úmida similar a uma frente quente, movendo-se pelo estado.Durante a terça-feira, um sistema de baixa pressão e uma frente fria se deslocarão pelo Uruguai em direção ao estado, interagindo com uma massa de ar bastante instável. A quantidade de instabilidade e os elevados valores de cisalhamento vertical do vento, tanto em camadas rasas como profundas, indicam a ocorrência de tempestades acompanhadas de raios, queda de granizo e rajadas de vento fortes a muito fortes (entre 50 e 100 km/h). Não se pode descartar a eventual formação de supercélulas com possíveis tornados em superfície.

É importante mencionar que a ocorrência de tempo severo deverá ser de curta duração e afetar de forma localizada pontos da Campanha, Zona Sul e Litoral. Segundo o modelo GFS mostrado no mapa abaixo, as regiões mostradas em cor rosa são as de maior potencial para a ocorrência de tempo severo. Nas demais regiões que não forem afetadas por temporais, são esperadas rajadas fortes de vento de direção norte/noroeste ao longo do dia.

Na quarta-feira, o sistema frontal se manterá quase estacionário sobre o estado e, juntamente com uma área alongada de baixa pressão (cavado), deverá manter a formação de áreas de instabilidade acompanhadas de trovoadas e possíveis rajadas fortes de vento, especialmente na metade leste do estado.

Na quinta-feira, com a entrada de ar mais frio e seco no estado pela fronteira com o Uruguai, as áreas de instabilidade se deslocarão em direção à fronteira com Santa Catarina e entraremos em um período estável, com predomínio de sol e temperaturas mais baixas durante o final da semana.

Publicado por em 21/08/2023, na categoria Notícias.