Tendência Semanal: Ciclone afastado do estado traz nova frente fria para a região sul
A semana iniciou com bastante nebulosidade e pancadas de chuva especialmente na metade sul do Estado. Na cidade de Santa Vitória do Palmar até as 13 horas já havia chovido em torno de 10 mm. O que está causando estas chuvas é a atuação de uma frente quase estacionária sobre o Estado. Este sistema está dividindo o Estado entre uma massa de ar quente que está atuando na metade norte, e uma de ar relativamente mais fria na metade sul. Ao meio dia, a maioria das cidades da metade norte estavam com temperaturas acima de 20°C, e algumas no noroeste acima de 25°C, enquanto na mesma hora as cidades da Zona Sul marcavam temperaturas próximas a 10°C segundo o INMET.
Na terça-feira a intensificação de um cavado (área alongada de baixa pressão) dará lugar um sistema de baixa pressão no oceano próximo à costa do Estado, reforçando o fluxo de umidade do oceano em direção ao continente. Esta configuração deverá manter a condição para a formação de áreas de instabilidade principalmente na metade sul e de forma mais discreta no noroeste do Estado.
Ainda na madrugada da quarta-feira durante o processo de formação de um ciclone extratropical na região do Rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai, uma frente quente atuará no Estado formando áreas de instabilidades acompanhadas por trovoadas. A medida que o ciclone se desenvolve e se afasta do continente sobre o oceano ao longo dia, impulsionará a entrada de uma massa de ar frio, e a medida que a frente fria se desloca pelo Estado irá provocar pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões.
O ciclone que se formará nesta quarta-feira nem de perto lembrará o que atingiu o Estado entre os dias 12 e 13 deste mês. Ele não se formará no Estado, será de menor intensidade e sua área de atuação mais intensa ocorrerá no oceano. Observe como o ciclone do dia 12 se intensificou muito mais próximo da costa nesta matéria que postamos no dia 10/07.
Sempre que uma frente fria passa pelo Estado ela está associada a um ciclone extratropical sobre o oceano, e é o que deve ocorrer desta vez. A passagem da frente fria sobre o Estado deverá trazer chuva e alguns temporais isolados com eventual queda de granizo. Em geral, as rajadas de vento serão inferiores a 60 km/h no continente.
Após a passagem da frente fria e a entrada de ar seco as chuvas devem cessar e as temperaturas diminuírem ainda na quarta à noite na região Sul. Em Pelotas, a noite de quarta-feira já deverá registrar temperaturas próximas a 10°C, e pelo menos até o sábado, os modelos indicam temperaturas mínimas entre 5 e 10°C.
Sobre o oceano, não é recomendável a navegação a partir desta terça-feira devido a agitação marítima. Para mais informações, siga os avisos na página da Marinha do Brasil.