Instabilidades com chuvas volumosas deverão atingir o estado neste feriado
A partir da tarde desta quarta-feira, a aproximação de um cavado (perturbação atmosférica) em médios e altos níveis induzirá a formação de uma área de baixa pressão na fronteira com o Uruguai, marcando o início de um novo período instável no Estado. Ainda na tarde de quarta-feira, algumas áreas de instabilidade deverão se formar na fronteira com a Argentina e posteriormente sobre a metade sul do Estado.
Ao longo da quinta-feira, o desenvolvimento da área de baixa pressão sobre o Uruguai, deverá provocar uma intensificação do fluxo de umidade que será dirigido em direção à metade sul do Estado com ventos superiores a 50 nós a 1500 m de altura. Apesar dos baixos valores de MUCAPE (Most Unstable CAPE), tanto o cisalhamento raso quanto o profundo apresentam valores que indicam o desenvolvimento de sistemas organizados. Com a formação destas instabilidades, são esperadas pancadas de chuva volumosas, trovoadas, rajadas de vento e eventual queda de granizo no noroeste, oeste, Campanha, centro e Zona Sul.
O ciclone extratropical deverá se formar durante o período da tarde, entre o Uruguai e a Argentina, e se deslocar em direção ao Oceano Atlântico na direção sudeste. Cabe mencionar que este ciclone extratropical, depois de formado, não se aproximará do Estado. Depois de formado, o ciclone impulsionará uma frente fria pelo Estado, mantendo a formação de áreas de instabilidade nas regiões anteriormente mencionadas e também para a metade norte ao longo da noite e madrugada de sexta-feira, atingindo as regiões que estão vulneráveis após os alagamentos ocorridos no início da semana.
Neste período de atuação desses sistemas, entre a noite de quarta-feira e o início de sexta-feira, são esperadas chuvas volumosas em um curto período de tempo. Os modelos europeu (ECMWF), alemão (ICON) e americano (GFS) projetam acumulados entre 50 e 100 mm na metade sul, podendo ocorrer valores superiores de maneira isolada. Já na metade norte, a projeção é de chuvas menos volumosas, mas igualmente preocupantes devido à alta saturação do solo e dos rios nas regiões afetadas pelo último episódio de chuvas.
Em relação aos ventos, são esperadas rajadas fortes (entre 50 e 75 km/h), especialmente na faixa leste do Estado entre a noite de quarta-feira e o decorrer da quinta-feira. De maneira isolada, poderão ocorrer rajadas um pouco superiores a 75 km/h na faixa litorânea. Também poderão ocorrer rajadas de vento associadas às áreas de instabilidade que se deslocarão pelo Estado, e estas poderão ser fortes a muito fortes (entre 50 e 100 km/h), mas neste caso deverão ocorrer de maneira bem localizada e com curta duração (poucos minutos).
Medidas de Precaução:
- Mantenha-se informado por meio de fontes confiáveis de meteorologia e autoridades locais.
- Se você estiver em uma área propensa a enchentes e receber ordens de evacuação, siga as instruções das autoridades e deixe a área com segurança.
- Evite áreas inundadas e não tente atravessar vias alagadas, pois a profundidade e a força da água podem ser enganosas e perigosas.
- Verifique e reforce a fixação de objetos soltos em sua propriedade que possam ser levados pelos ventos.