Setembro inicia com instabilidades e projeção de grandes volumes de chuva
Após um período de condições estáveis e ausência de chuvas, o início do mês de setembro será marcado pelo retorno das instabilidades no estado.
Nesta sexta-feira, a passagem de uma perturbação em níveis médios da atmosfera e a intensificação de um sistema de baixa pressão conhecida como Baixa do Chaco, estão organizando um canal de umidade em direção ao estado, por meio de um Jato de Baixos Níveis. Essa configuração favorecerá a formação de áreas de instabilidade, acompanhadas de pancadas de chuva e trovoadas durante o final de semana. Diversas regiões do estado já estão registrando chuvas e trovoadas nesta sexta-feira, especialmente no nordeste, na Campanha e na Zona Sul.
Durante o sábado e principalmente no domingo, espera-se uma intensificação do jato e do fluxo de umidade em direção ao estado, associado a intensificação de um sistema de baixa pressão, com risco de volumes significativos de precipitação, principalmente na metade norte do estado. Especificamente no domingo, há condições favoráveis para chuvas intensas (superiores a 100 mm), inclusive os modelos europeu (ECMWF) e alemão (ICON) projetam volumes entre 150 e 200 mm em algumas áreas da metade norte do estado. Rajadas fortes de vento e queda de granizo poderão ocorrer de forma isolada, com maior probabilidade na metade norte do estado.
Na segunda-feira, o deslocamento de uma frente fria promoverá a volta do ar polar ao estado. Durante o avanço da frente, espera-se a formação de áreas de instabilidade com pancadas de chuva e trovoadas. A tendência é que, ainda na segunda-feira, à medida que o ar seco e frio ingressar no estado, as instabilidades se afastem da região. Além disso, é esperada uma queda nas temperaturas, com as temperaturas mínimas sendo registradas no final desse período.
É importante destacar que diversos modelos meteorológicos estão indicando acumulados significativos até segunda-feira em grande parte do estado. Os modelos europeu e alemão projetam volumes superiores a 200 mm em grande parte da metade norte do estado, podendo até mesmo ultrapassar os 300 mm em áreas isoladas. Esses volumes superam em poucos dias as médias esperadas para todo o mês de setembro.
Medidas de Precaução:
- Mantenha-se informado por meio de fontes confiáveis de meteorologia e autoridades locais.
- Se você estiver em uma área propensa a enchentes e receber ordens de evacuação, siga as instruções das autoridades e deixe a área com segurança.
- Evite áreas inundadas e não tente atravessar vias alagadas, pois a profundidade e a força da água podem ser enganosas e perigosas.