Tendência Semanal: Massa de Ar Polar deixa o Estado

Nesta quarta-feira, a forte massa de ar polar que dominou nosso estado nos últimos dias estará gradualmente deixando a região, abrindo caminho para a entrada de uma massa de ar relativamente mais quente pelo noroeste a partir da quinta-feira. Essa mudança trará um aumento significativo nas temperaturas, trazendo alívio para aqueles que enfrentaram dias frios e gelados.

Por essa razão, as temperaturas nos próximos dias devem ficar acima da média para este período, principalmente na fronteira oeste, onde os valores podem superar em até 4°C a média esperada. Vários modelos têm indicado essa elevação nas temperaturas em todo o estado ao longo desta semana.

Em Uruguaiana, na fronteira oeste, na sexta-feira e durante o final de semana, as temperaturas máximas devem superar os 25°C, enquanto as mínimas também serão elevadas, chegando próximo a 20°C. Para a região de Pelotas, os modelos também apontam para essa mesma tendência, com valores máximos acima de 25°C.

Não são esperados episódios significativos de precipitação nos próximos dias. Apenas na quinta-feira existe a possibilidade de pancadas isoladas de chuva na metade sul do estado, devido à passagem de perturbações de ondas curtas em níveis médios da atmosfera. Após esse período, espera-se que uma circulação anticiclônica predomine em níveis médios e altos da atmosfera, contribuindo para condições de céu claro e poucas nuvens, além do aumento das temperaturas.

A sexta-feira e o sábado devem ser ventosos em grande parte do estado, devido à grande diferença de pressão entre o continente e o sistema de alta pressão sobre o oceano, associado à massa de ar polar que esteve presente no estado no início da semana. Essa configuração pode provocar rajadas moderadas a fortes em alguns pontos do oeste, Campanha e Zona Sul, com velocidades entre 50 e 70 km/h.

Para mais informações acesse cppmet.ufpel.edu.br

Publicado por em 18/07/2023, na categoria Notícias.