Seleção de Estudante Especial PPGC – Ingresso 2024/2

Foi publicado o Edital de Seleção de Estudante Especial 2024/2 do PPGC, voltado para a realização de matrícula em disciplinas isoladas da pós-graduação, isto é, sem vínculo como aluno regular de Mestrado ou Doutorado.

As inscrições estarão abertas entre os dias 08/08/2024 e 18/08/2024.

Neste semestre, são oferecidas 25 vagas nas disciplinas listadas abaixo:

• Aprendizado de Máquina (4 créditos)
        Responsável: Prof. Ulisses Brisolara Corrêa
        Ementa:  Introdução ao Aprendizado de Máquina: aplicações, estado-da-arte, exemplos. Aprendizado Supervisionado, Não-supervisionado e por Reforço. Aprendizado de Conceitos. Árvores de Decisão. Redes Neurais Artificiais. Aprendizado Bayesiano. Avaliação de hipóteses. Técnicas de validação de aprendizado Supervisionado. Aprendizado por Reforço: Q-Learning. Teoria Computacional do Aprendizado.
        Número de vagas: 5
        Local: Campus Anglo, 3º Andar, Lab 5 (sala 336)
        Horário: Sextas-feiras, das 08:00 às 11:40

• Computação Flexível: Fundamentos, Extensões e Aplicações (4 créditos)
        Responsável: Profa. Renata Hax Sander Reiser
        Ementa: Fundamentação, extensão, exemplificação de modelos para Computação Flexível, considerando conceituação dos principais conectivos, operações e análise de propriedades, incluindo avaliação e representação de sistemas, algoritmos e aplicações.
        Horário: Segundas-feiras, das 15:10 às 18:50

• Concepção e Teste de Circuitos Integrados (4 créditos)
        Responsável: Prof. Leomar Soares da Rosa Junior
        Ementa: Conceitos e evolução da integração VLSI. Materiais semicondutores: o transistor MOS. Portas lógicas CMOS. Processo de fabricação CMOS básico. Regras de projeto CMOS e edição de leiaute. Modelos do transistor MOS: capacitâncias de gate, canal, difusão; capacitâncias parasitas do layout. Simulação elétrica. Tipos de implementação. Etapas de teste no projeto de Circuitos Integrados. Teste funcional e teste estrutural. Modelo e simulação de falhas. Geração de teste.
        Número de vagas: 5
        Local: Campus Anglo, 3º Andar, Lab 1 (sala 323)
        Horário: Quartas-feiras, das 13:30 às 16:50

• Projeto Avançado de Sistemas Digitais (4 créditos)
        Responsável: Prof. Marcelo Schiavon Porto
        Ementa: Projeto de sistemas VLSI, projeto do bloco operacional e de controle, exploração arquitetural, projeto visando baixo consumo de potência, metodologias de projeto, síntese lógica de alto nível, co-projeto de hardware e software, projeto e teste de um sistema concreto com uso intensivo de ferramentas de descrição, síntese e validação.
        Número de vagas: 5
        Local: Campus Anglo, 3º Andar, Lab 1 (sala 323)
        Horário: Quartas-feiras, das 08:00 às 11:40

• Tópicos Especiais em Computação I: Teoria e Prática no uso de Grandes Modelos de Linguagem para Geração Aumentada via Recuperação (2 créditos)
        Responsável: Prof. Ricardo Matsumura Araújo
        Ementa: Introdução aos grandes modelos de linguagem (LLMs) e suas aplicações; fundamentos e modelos de recuperação de informação; integração de LLMs com sistemas de recuperação; técnicas de geração aumentada via recuperação; análise de casos de uso reais, ferramentas e bibliotecas populares; implementação prática de LLMs para recuperação e geração aumentada; tendências futuras, ética e uso responsável dos LLMs.
        Local: Campus Anglo, sala a definir
        Horário: Quartas-feiras, das 13:30 às 15:10

• Tópicos Especiais em Computação IV: Sistemas Sensíveis ao Contexto, Adaptativos e Ubíquos (4 créditos)
        Responsáveis: Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann e Prof. Adenauer Corrêa Yamin
        Ementa: Cenários atuais da computação distribuída. Precessamento em Bordas, em Nevoeiros e em Nuvens Computacionais. Escalabilidade de aplicações fraca e fortemente acopladas. Modelos de concorrência. Protocolos para troca de mensagens. Comunicações síncronas e assíncronas. Chamada remota de procedimentos e seus métodos de implementação. Arquiteturas Client-Server, Peer-to-Peer e Publish/Subscribe. Ciência de Contexto e Situação. Middlewares para sistemas computacionais ubíquos como a Internet das Coisas.
        Horário: Sextas-feiras, das 13:30 às 16:50

• Tópicos Especiais em Computação VI: Técnicas de Manipulação e Compressão de Nuvens de Pontos (4 créditos)
        Responsáveis: Prof. Marcelo Schiavon Porto e Prof. Cristiano Flores dos Santos
        Ementa: Conceitos de nuvens pontos. Aplicações e manipulação de nuvens de pontos. Codificador de nuvens de pontos baseado em geometria. Codificador de nuvens de pontos baseado em vídeo. Instalação e utilização dos softwares codificadores de nuvens de pontos.
        Horário: Sextas-feiras, das 08:00 às 11:40

Acesso ao edital completo, o formulário de inscrições e outras informações no link abaixo: