Início do conteúdo
    Notícias
  • NUAAD convoca candidatos do SISU e PAVE 2024/2 para bancas de heteroidentificação

    Convocamos os/as candidatos/as para a realização das Bancas de Heteroidentificação:

    SISU – 2024/2 (Chamada regular, primeira e segunda chamada)
    PAVE 2024/2 (Chamada regular e primeira chamada)

    Publicamos a lista de candidatos, datas, horários e locais no site do SISU e PAVE.
    Confira se seu nome está na lista!

    SISU: Lista SISU

    PAVE: Lista PAVE

    Para qualquer dúvida entre em contato pelo email: nuaad@ufpel.edu.br ou através das redes sociais.

  • Resultado Final e Adiamento do IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação

    O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (Nuaad) da UFPel informa que o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel, originalmente previsto para ocorrer nos dias 14 e 15 de outubro, será adiado, em razão da paralisação de atividades que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, aprovada na última assembleia da Asufpel. O Nuaad divulgará as novas datas, assim que possível.

    Comunicado adiamento

    Nuaad torna público o resultado final das inscrições para o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel, conforme o Edital Nuaad/Codin nº 003/2024.

    Resultado Final

  • CODIN realiza encontro com IFSul, IFRS e Unipampa

    A Coordenação de Diversidade e Inclusão organizou no dia 2 de outubro de 2024 uma reunião entre as instituições federais do Rio grande do Sul visando o começo de parcerias entre as IFs. Na ocasião estiveram presentes representantes do IFSul, IFRS, Unipampa e UFPel e foi criado o Fórum Interinstitucional das Instituições Federais de Ensino da Região Sul. O fórum surge a partir de uma urgência no diálogo e na construção de regulamentos, normativas e procedimentos ao que tange ao ingresso e permanência das pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+.

    O Fórum contará com portaria de indicação de representação de cada instituição e terá reuniões mensais tratando de temáticas como: ingresso e permanência, processo seletivo especial para estudantes indígenas e quilombolas, bancas biopsicossociais para pessoas com deficiência, bancas de heteroidentificação, bancas para pessoas transexuais e travestis, combate ao racismo, machismo, homolesbotransfobia, sexismo, misoginia e assédio.

  • NUAAD divulga resultado preliminar das inscrições para o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel

    O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) junto com a Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) torna público o resultado preliminar das inscrições para o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel, conforme o Edital NUAAD/CODIN nº 003/2024. O prazo para interposição de recurso contra este resultado é de 48 horas (item
    7.3 do edital).

    RESULTADO PRELIMINAR

    EDITAL IV CURSO DE BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

  • III Curso de Formação de Integrantes de Bancas de Heteroidentificação

    Aconteceu entre os dias 13 a 16 de agosto, o III Curso de Formação para as Bancas de Heteroidentificação. A formação é um requisito obrigatório para a participação como membro (estudante, servidor/servidora/comunidade externa) nas bancas de heteroidentificação, que é uma etapa complementar da autodeclararão de pessoas negras (pretas ou pardas) ingressantes na instituição.

    Esta edição está relacionada ao edital nº 9/2023 que selecionou membros para comporem a Comissão Permanente de Heteroidentificação da UFPel onde o curso é uma etapa obrigatória, além da participação nas reuniões mensais promovidas pela CODIn/NUAAD. O curso está em diálogo com a Instrução Normativa nº 23 de 2023 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e com a I Seminário Nacional de Práticas Exitosas em Comissões de Heteroidentificação promovido pelo MEC e MIR nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, realizado em Brasília e que contou com a presença da coordenadora da CODIN, Daiane Molet. O Seminário teve como objetivo reunir pesquisadores, integrantes de banca de heteroidentificação,integrantes do movimento negro edo movimento quilombola para a construção de um documento orientador sobre o procedimento de bancas de heteroidentificação em universidades e institutos federais.

    Retornando ao curso realizado pela CODIN/NUAAD, o conteúdo programático contemplou os seguintes temas: o protagonismo do Movimento social negro e as ações afirmativas; a importância/responsabilidade de estar em uma banca de heteroidentificação; relações étnico-raciais no Brasil; aracialização da branquitude e seus privilégios; as práticas, constituição e funcionamento das bancas de heteroidentificação e orientações à Comissão.

    De acordo com a coordenadora da CODIN “o curso contou com intelectuais renomados quando a temática é procedimento de heteroidentificação que trouxeram contribuições teóricas fundamentais para a práticas das bancas em nossa instituição. Lembramos que toda pessoa que se autodeclara negra necessita passar pela banca de heteroidentificação e que o sujeito de direito às cotas são pessoas com fenótipo negro, ou seja, são lidas socialmente como pessoas negras não se trata de “sentir-se” negro, mas ser lido como pessoa negra. ”

    O curso foi ofertado pela Coordenação de Diversidade e Inclusão – CODIN e núcleo de Ações Afirmativas Nuaad.

    Sigam as redes sociais da CODIN e do NUAAD e fique por dentro das nossas ações

  • Núcleo de acessibilidade e inclusão promove formação no dia 16/07

    Formação com certificado para servidores públicos pertencentes ao quadro efetivo da UFPel: Roda de conversa – Guia com tópicos e dicas sobre a deficiência visual

    Terça feira dia 16 de julho de 2024, das 15h às 16h30 min no auditório acadêmico, campus anglo, 4 andar

  • Núcleo de Ações Afirmativas (NUAAD) tem 2 trabalhos aprovados no 9º SIIEPE !!

    O NUAAD estará presente na 9º SIIEPE com dois trabalhos aprovados no IX Congresso de Ensino de Graduação!
    As duas estudantes bolsistas que desenvolvem suas atividades junto ao NUAAD tiveram seus resumos aprovados:
    Liciê I. H. Scolari, acadêmica do curso de Direito, atua junto ao apoio pedagógico do NUAAD e apresentará o resultado da sua ação de ensino no trabalho intitulado “APOIO PEDAGÓGICO DO NUAAD: UM OLHAR SOBRE A MONITORA NO CURSO DE DIREITO”
    Maria Eloísa O. Costa, acadêmica do curso de Enfermagem, atuou junto ao apoio pedagógico do NUAAD e apresentará o resultado da sua ação de ensino no trabalho intitulado “AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESTUDANTES INDÍGENAS QUILOMBOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA”