Resultado processo seletivo especial para indígenas e quilombolas divulgado!
Resultado está no site do CRA: https://wp.ufpel.edu.br/cra/editais-processo-seletivo-especial/
Resultado está no site do CRA: https://wp.ufpel.edu.br/cra/editais-processo-seletivo-especial/
Homologação resultado de bolsistas BDI CODIn/PROAFE
Selecionados:
Laurena Araújo Tavares – matrícula 24103932
Roseane Barbosa Duarte – matrícula 24104688
Rafaela Victória Da Rocha Ferreira Silva – matrícula 21101302
Gabriel Santos da Silva – matrícula 23202180
Suplentes:
Samira Lucas Silveira – matrícula – 23300094
Ruan Piedras da Silveira – matrícula 22104069
O resultado também foi publicado no instagram da PROAFE: @proafe_ufpel
E neste documento em anexo: RESULTADO BOLSISTAS BDI
Na 12ª Semana da África da UFRGS, estudantes da UFPel, oriundos de países africanos, tiveram a oportunidade de participar de uma série de atividades culturais e acadêmicas, com destaque para a apresentação de trabalhos acadêmicos. A viagem foi organizada pela Coordenação de Diversidade e Inclusão, em parceria com o Gabinete da Reitoria da UFPel, com o objetivo de promover a troca de saberes e fortalecer os laços entre as universidades.
Durante o evento, o grupo de estudantes atuou como representantes das diversas culturas africanas, contribuindo com debates, palestras e apresentações relacionadas a temas como o papel da África no contexto global, as potencialidades do continente em áreas como tecnologia, educação e cultura, e os desafios enfrentados pelos países africanos, com especial atenção para a importância da promoção da diversidade e inclusão no ambiente acadêmico.
Além das apresentações acadêmicas, os estudantes também participaram de atividades culturais que enriqueceram o evento, como apresentações musicais, de dança e exposições sobre a rica diversidade cultural do continente africano. A participação desses estudantes reflete o compromisso da UFPel com a promoção de um ambiente acadêmico mais inclusivo, plural e representativo das diversas culturas, especialmente no contexto da diáspora africana no Brasil.
Convocamos os/as candidatos/as para a realização das Bancas de Heteroidentificação:
SISU – 2024/2 (Chamada regular, primeira e segunda chamada)
PAVE 2024/2 (Chamada regular e primeira chamada)
Publicamos a lista de candidatos, datas, horários e locais no site do SISU e PAVE.
Confira se seu nome está na lista!
SISU: Lista SISU
PAVE: Lista PAVE
Para qualquer dúvida entre em contato pelo email: nuaad@ufpel.edu.br ou através das redes sociais.
O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (Nuaad) da UFPel informa que o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel, originalmente previsto para ocorrer nos dias 14 e 15 de outubro, será adiado, em razão da paralisação de atividades que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, aprovada na última assembleia da Asufpel. O Nuaad divulgará as novas datas, assim que possível.
Nuaad torna público o resultado final das inscrições para o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel, conforme o Edital Nuaad/Codin nº 003/2024.
A Coordenação de Diversidade e Inclusão organizou no dia 2 de outubro de 2024 uma reunião entre as instituições federais do Rio grande do Sul visando o começo de parcerias entre as IFs. Na ocasião estiveram presentes representantes do IFSul, IFRS, Unipampa e UFPel e foi criado o Fórum Interinstitucional das Instituições Federais de Ensino da Região Sul. O fórum surge a partir de uma urgência no diálogo e na construção de regulamentos, normativas e procedimentos ao que tange ao ingresso e permanência das pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+.
O Fórum contará com portaria de indicação de representação de cada instituição e terá reuniões mensais tratando de temáticas como: ingresso e permanência, processo seletivo especial para estudantes indígenas e quilombolas, bancas biopsicossociais para pessoas com deficiência, bancas de heteroidentificação, bancas para pessoas transexuais e travestis, combate ao racismo, machismo, homolesbotransfobia, sexismo, misoginia e assédio.
O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) junto com a Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) torna público o resultado preliminar das inscrições para o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel, conforme o Edital NUAAD/CODIN nº 003/2024. O prazo para interposição de recurso contra este resultado é de 48 horas (item
7.3 do edital).
EDITAL IV CURSO DE BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO
NUAAD adia a acolhida aos estudantes Indígenas e quilombolas, que seria realizada dia 27 de agosto, em virtude do debate dos candidatos a reitoria.
A atividade será realizada dia 06 de setembro
Fique ligado!
Confira a programação em https://www.instagram.com/p/C_gG74XAZ4V/?img_index=1
NUAAD realizará na terça, dia 27 de agosto, às 14 horas a acolhida aos estudantes Indígenas e quilombolas no Auditório da Reitoria no Campus Anglo.
O objetivo é destacar a importância da presença indígena e quilombola na universidade. O encontro contará com palestras, relatos de estudantes e atividades.
Confira a Programação!
Aconteceu entre os dias 13 a 16 de agosto, o III Curso de Formação para as Bancas de Heteroidentificação. A formação é um requisito obrigatório para a participação como membro (estudante, servidor/servidora/comunidade externa) nas bancas de heteroidentificação, que é uma etapa complementar da autodeclararão de pessoas negras (pretas ou pardas) ingressantes na instituição.
Esta edição está relacionada ao edital nº 9/2023 que selecionou membros para comporem a Comissão Permanente de Heteroidentificação da UFPel onde o curso é uma etapa obrigatória, além da participação nas reuniões mensais promovidas pela CODIn/NUAAD. O curso está em diálogo com a Instrução Normativa nº 23 de 2023 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e com a I Seminário Nacional de Práticas Exitosas em Comissões de Heteroidentificação promovido pelo MEC e MIR nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, realizado em Brasília e que contou com a presença da coordenadora da CODIN, Daiane Molet. O Seminário teve como objetivo reunir pesquisadores, integrantes de banca de heteroidentificação,integrantes do movimento negro edo movimento quilombola para a construção de um documento orientador sobre o procedimento de bancas de heteroidentificação em universidades e institutos federais.
Retornando ao curso realizado pela CODIN/NUAAD, o conteúdo programático contemplou os seguintes temas: o protagonismo do Movimento social negro e as ações afirmativas; a importância/responsabilidade de estar em uma banca de heteroidentificação; relações étnico-raciais no Brasil; aracialização da branquitude e seus privilégios; as práticas, constituição e funcionamento das bancas de heteroidentificação e orientações à Comissão.
De acordo com a coordenadora da CODIN “o curso contou com intelectuais renomados quando a temática é procedimento de heteroidentificação que trouxeram contribuições teóricas fundamentais para a práticas das bancas em nossa instituição. Lembramos que toda pessoa que se autodeclara negra necessita passar pela banca de heteroidentificação e que o sujeito de direito às cotas são pessoas com fenótipo negro, ou seja, são lidas socialmente como pessoas negras não se trata de “sentir-se” negro, mas ser lido como pessoa negra. ”
O curso foi ofertado pela Coordenação de Diversidade e Inclusão – CODIN e núcleo de Ações Afirmativas Nuaad.
Sigam as redes sociais da CODIN e do NUAAD e fique por dentro das nossas ações