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    Notícias
  • RETIFICAÇÃO – EDITAL Nº 01/2025 AFIRMASUS – PROAFE/UFPEL

    A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Pelotas torna pública a Retificação do Resultado Final do Edital nº 01/2025, referente ao processo seletivo simplificado para composição da equipe do projeto AFIRMASUS.

    A retificação diz respeito à divulgação atualizada das listas de pessoas contempladas, suplentes e inscrições não homologadas, contemplando as funções de Tutor, Co-tutor, Orientador(a) de Serviço, Discentes Bolsistas e Discentes Não Bolsistas.

    As informações completas podem ser consultadas no documento oficial:

    📄 Retificação do Resultado Final – Edital nº 01/2025 – AFIRMASUS

    Para acessar também os documentos originais do edital, consulte:
    📄Projeto Completo AFIRMASUS – UFPEL
    📄 Edital_01/2025– AFIRMASUS                              

    Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: proafe@ufpel.edu.br

  • Resultado Final da Seleção de Estudantes e Tutores do Projeto AFIRMASUS

    A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Pelotas torna público o Resultado Final do Edital nº 01/2025, referente ao processo seletivo simplificado para composição da equipe do projeto AFIRMASUS: Fortalecendo Trajetórias e Caminhos com Equidade e Diversidade na Formação e Cuidado em Saúde.

    📄 Resultado Final

    Mais informações podem ser consultadas no edital completo:

    📄Projeto Completo AFIRMASUS UFPEL

    📄 SEI_3317451_Edital_01/2025 – AFIRMASUS

    Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: proafe@ufpel.edu.br

  • Edital para seleção de estudantes e tutores do Projeto AFIRMASUS

    A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) torna público o Edital nº 01/2025, referente ao Processo Seletivo Simplificado do Projeto AFIRMASUS – Fortalecendo Trajetórias e Caminhos com Equidade e Diversidade na Formação e Cuidado em Saúde.

    O projeto da UFPel tem como título AFIRMASUS: Fortalecendo Trajetórias e Caminhos com Equidade e Diversidade na Formação e Cuidado em Saúde e tem como objetivo geral “Promover a permanência e imersão de estudantes da área da saúde de grupos vulnerabilizados, em diferentes territórios, proporcionando o encontro da diversidade de atores sociais, oportunizando vivências de atuação mais humanizada e equitativa na qualidade do cuidado em saúde.

    O edital visa selecionar 7 estudantes de cursos de graduação na área da saúde, 3 estudantes de outras áreas e até 5 estudantes não-bolsistas, além de 1 tutor, 1 co-tutor (ambos docentes da área da saúde) e 1 orientador de serviço para compor o grupo do Projeto AFIRMASUS da UFPel.

    As inscrições ocorrem no período de 04 a 10 de novembro de 2025, por meio do formulário disponível neste link.

    O resultado final será divulgado no dia 17/11/2025, na página da PROAFE.

    Mais informações podem ser consultadas no edital completo:

    📄Projeto Completo AFIRMASUS UFPEL

    📄 SEI_3317451_Edital_01/2025 – AFIRMASUS

    Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: proafe@ufpel.edu.br

  • Edital para seleção de tutores para estudantes indígenas e quilombolas.

    A Coordenação de Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Gênero  torna público o Edital 02/2025, que visa o preenchimento de 3 vagas imediatas e cadastro reserva para estudantes que queiram ser tutores de discentes indígenas e quilombolas. 

    A proposta da tutoria é dar monitoria aos discentes para sanar suas dificuldades pedagógicas e também ajudar na escrita acadêmica. 

    Os discentes selecionados neste processo seletivo para ocupar as vagas imediatas, passarão por um entrevista com o Pedagogo da coordenação e assinatura de um termo de compromisso sobre as atividades que devem serem exercidas e o cumprimento da carga horária. 

    As inscrições ocorrem no período 26 de setembro até dia 03 de outubro.

    As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: cordigen@ufpel.edu.br (com os documentos anexados) 

    O resultado da seleção será divulgado dia 06/10/2025 no site da PROAFE e pelo instagram da @cordigen_relacoesetnicoraciais

    SEI_3317451_Edital_02 (3)

  • Resultado bolsistas BDI CODIn/ PROAFE

    Homologação resultado de bolsistas BDI CODIn/PROAFE

    Selecionados:

    Laurena Araújo Tavares – matrícula 24103932

    Roseane Barbosa Duarte – matrícula 24104688

    Rafaela Victória Da Rocha Ferreira Silva – matrícula 21101302

    Gabriel Santos da Silva – matrícula 23202180

    Suplentes:

    Samira Lucas Silveira – matrícula – 23300094

    Ruan Piedras da Silveira – matrícula 22104069

    O resultado também foi publicado no instagram da PROAFE: @proafe_ufpel

    E neste documento em anexo: RESULTADO BOLSISTAS BDI

  • Estudantes africanos da UFPel participam da 12ª Semana da África da UFRGS

    Na 12ª Semana da África da UFRGS, estudantes da UFPel, oriundos de países africanos, tiveram a oportunidade de participar de uma série de atividades culturais e acadêmicas, com destaque para a apresentação de trabalhos acadêmicos. A viagem foi organizada pela Coordenação de Diversidade e Inclusão, em parceria com o Gabinete da Reitoria da UFPel, com o objetivo de promover a troca de saberes e fortalecer os laços entre as universidades.

    Durante o evento, o grupo de estudantes atuou como representantes das diversas culturas africanas, contribuindo com debates, palestras e apresentações relacionadas a temas como o papel da África no contexto global, as potencialidades do continente em áreas como tecnologia, educação e cultura, e os desafios enfrentados pelos países africanos, com especial atenção para a importância da promoção da diversidade e inclusão no ambiente acadêmico.

    Além das apresentações acadêmicas, os estudantes também participaram de atividades culturais que enriqueceram o evento, como apresentações musicais, de dança e exposições sobre a rica diversidade cultural do continente africano. A participação desses estudantes reflete o compromisso da UFPel com a promoção de um ambiente acadêmico mais inclusivo, plural e representativo das diversas culturas, especialmente no contexto da diáspora africana no Brasil.

  • NUAAD convoca candidatos do SISU e PAVE 2024/2 para bancas de heteroidentificação

    Convocamos os/as candidatos/as para a realização das Bancas de Heteroidentificação:

    SISU – 2024/2 (Chamada regular, primeira e segunda chamada)
    PAVE 2024/2 (Chamada regular e primeira chamada)

    Publicamos a lista de candidatos, datas, horários e locais no site do SISU e PAVE.
    Confira se seu nome está na lista!

    SISU: Lista SISU

    PAVE: Lista PAVE

    Para qualquer dúvida entre em contato pelo email: nuaad@ufpel.edu.br ou através das redes sociais.

  • Resultado Final e Adiamento do IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação

    O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (Nuaad) da UFPel informa que o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel, originalmente previsto para ocorrer nos dias 14 e 15 de outubro, será adiado, em razão da paralisação de atividades que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, aprovada na última assembleia da Asufpel. O Nuaad divulgará as novas datas, assim que possível.

    Comunicado adiamento

    Nuaad torna público o resultado final das inscrições para o IV Curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação da UFPel, conforme o Edital Nuaad/Codin nº 003/2024.

    Resultado Final

  • CODIN realiza encontro com IFSul, IFRS e Unipampa

    A Coordenação de Diversidade e Inclusão organizou no dia 2 de outubro de 2024 uma reunião entre as instituições federais do Rio grande do Sul visando o começo de parcerias entre as IFs. Na ocasião estiveram presentes representantes do IFSul, IFRS, Unipampa e UFPel e foi criado o Fórum Interinstitucional das Instituições Federais de Ensino da Região Sul. O fórum surge a partir de uma urgência no diálogo e na construção de regulamentos, normativas e procedimentos ao que tange ao ingresso e permanência das pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+.

    O Fórum contará com portaria de indicação de representação de cada instituição e terá reuniões mensais tratando de temáticas como: ingresso e permanência, processo seletivo especial para estudantes indígenas e quilombolas, bancas biopsicossociais para pessoas com deficiência, bancas de heteroidentificação, bancas para pessoas transexuais e travestis, combate ao racismo, machismo, homolesbotransfobia, sexismo, misoginia e assédio.