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Educação e perspectivas dos jovens sobre o ensino superior
Nos últimos anos temos evidenciado um cenário de transformação e de inquietação no que diz respeito às escolhas dos jovens ao concluírem o Ensino Médio e às perspectivas para o Ensino Superior no Brasil. Observa-se um movimento crescente de questionamento sobre o valor do diploma universitário, motivado pelas redes sociais, configuração política, crescimento das casas de apostas, alto custo das mensalidades, queda na empregabilidade de recém-formados e pela percepção de que a graduação já não garante mobilidade social como antes. As fontes mostram as desigualdades que atravessam o acesso à universidade, ao mesmo tempo em que algumas vozes defendem a importância da universidade como espaço de formação crítica e de oportunidades, outras defendem a ideia de que “a faculdade não vale a pena”.
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Responsáveis pela coleta: Mariana de Oliveira Scherdien.
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Educação e Novo Ensino Médio
As reformas do Novo Ensino Médio revelam um cenário marcado por improviso, desigualdade e desorganização. Embora a reforma tenha sido apresentada como modernizadora e tenha alguns defensores, a implementação evidenciou sérios problemas. Mesmo com promessas de revisão, as mudanças ainda não corrigiram os problemas estruturais que acompanham o modelo desde seu início. As fontes expõem não apenas os limites da reforma, mas também a urgência de repensar um Ensino Médio coerente, sério e comprometido com a formação integral dos jovens brasileiros.
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Responsáveis pela coleta: Mariana de Oliveira Scherdien.
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Os últimos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro podem ser caracterizados pelos esforços de mecanização da educação, retrocesso no que diz respeito a tópicos pedagógicos e ataques ao legado do educador brasileiro Paulo Freire. São visíveis as criticas direcionadas ao sistema educacional brasileiro e as figuras que lutaram ativamente por uma educação de qualidade.
Portanto, trazemos as falas do ex-presidente como forma de enriquecer as pesquisas acerca das respectivas temáticas, mas também, para relembrar os empecilhos que a educação brasileira recentemente enfrentou.
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Responsáveis pela coleta: Vitória Gonçalves do Nascimento; Maria Portilho Bagesteiro.
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Nos últimos anos, os casos de violência em ambiente escolar, sobretudo contra professores, tem aumentado consideravelmente. Questões como a banalização da violência, o Bullying, a propagação de discursos de ódio em ambiente virtual e uma cultura juvenil delituosa e agressiva, são apontadas como possíveis causas de tal fenômeno.
Diante disso, julgamos necessário reunir um acervo de fontes sobre os recentes massacres em escolas do Brasil, propiciando assim aos pesquisadores vasto material para quem pretende se debruçar sobre o assunto em busca de explicações e possíveis soluções para tão trágico cenário.
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Responsável pela coleta: Vitória Gonçalves do Nascimento.
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Educação Pós-Bolsonaro
A educação, durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022) foi amplamente marcada por descasos, ataques, cortes de verbas, sucateamentos, dentre outros. Sabe-se que mesmo Bolsonaro já não sendo mais o presidente do Brasil, os ecos do bolsonarismo ainda continuam por diversas secretarias de educação na figura de gestores que continuam desenvolvendo ações que remetem a política do governo anterior. Neste sub-eixo, coletamos fontes sobre a educação pós-bolsonaro.
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Responsável pela coleta: Vitória Gonçalves do Nascimento.
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