ClinEq participa da Conferência Nacional da Abraveq e recebe premiação

O grupo ClinEq participou da 18ª Conferência Nacional da Abraveq (Associação Brasileira de Veterinários de Equideos), considerado o maior evento científico em equinos da América Latina, realizado entre os dias 2 a 4 de junho, em Águas de Lindóia/SP. No total, 280 trabalhos foram publicados durante o congresso, sendo 12 publicações da equipe foram apresentadas no evento e discutidas com os demais participantes. Os resultados foram muito satisfatórios. O trabalho na área Fisiologia do Exercício e Nutrição, intitulado “Metabolismo Lipídico e Atividade Paraoxonase 1 em Potros da Raça Crioula submetidos a diferentes tipos de criação” apresentado por Ilusca Sampaio Finger, obteve o primeiro lugar. O grupo ClinEq pelo terceiro ano consecutivo é premiado nessa categoria com trabalhos realizados na raça Crioula.

Esta premiação e participação do grupo, demarca o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de 19 anos por toda equipe e seus colaboradores. O ClinEq trabalha em interação com vários setores da UFPel, UFSM, UNESP Botucatu, USP e algumas Universidades internacionais.

Conta também com a parceria de Haras e Cabanhas da região para a realização dos experimentos. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos também tem apoiado os estudos do grupo, esse vínculo vem permitindo o estudo do cavalo Crioulo e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade de campo. (veja a matéria sobre o evento no site da raça: http://www.cavalocrioulo.org.br/noticias/detalhes/134258/trabalhos-acad-micos-sobre-a-raca-sao-destaque-na-abraveq

O grupo parabeniza o excelente trabalho realizado e a busca incessante pelo conhecimento prático-científico.

No evento ocorreram vários Fóruns, dentre eles, o de Bem Estar teve grande repercussão. Com a participação do Dr. Adroaldo Zanella (USP e AWIN), Dra Denise Leme (UFSC), Dr Hélio Manso Filho (UFPel), Dr Geraldo Heleno e Dr Rafael Faleiros (UFMG), Dr Luiz Otávio Silveira (MAPA) e representantes da ABCCC e ABQM.

Abordaram o tema Bem Estar Equino e avançaram na discussão no sentindo de implementar “boas práticas de manejo na criação e nos esportes equestres”. A presença de duas palestrantes internacionais Dr.ª Camie Heleski (Michigan State University) e Dr.ª Inger Lise Andersen (Norwegian University) foram muito válidas pois enriqueceram ainda mais o tema e a discussão em relação a realidade e aplicabilidade das boas práticas.

Confira os autores do trabalho premiado em primeiro lugar:

Título: “Metabolismo Lipídico e Atividade Paraoxonase 1 em Potros da Raça Crioula submetidos a diferentes tipos de criação.”

Autores: Ilusca Sampaio Finger, Lorena Alvariza Amaral, Bruna S. Suñé Moraes, João A.A. Rincón, Alice Correa Santos, Augusto Schneider, Marcio Nunes Corrêa, Carlos Eduardo Wayne Nogueira.

Se interessou? Quer ler o trabalho completo ? Entre em contato conosco

Publicado em 07/06/2017, na categoria Notícias.