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    Notícias
  • CLHD: processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História Moderna e Contemporânea

    Edital nº 01/2022, de 23 de junho de 2022, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História Moderna e Contemporânea – para atuar no Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público e de acordo com a RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 26, de 5 de junho de 2009 e suas alterações, com a Resolução Nº8, DE 30 DE ABRIL DE 2010 e pelo Ofício 20/2011 da DED/CAPES, e com as Portarias CAPES nº 183 de 21/10/2016, n°15 de 23/01/2017, nº 249 de 08/12/2018.

    Confira o edital:

    edital_formador_2022

    Quadro II – Critérios para avaliação do currículo (para uso dos candidatos) Retificado:

    quadro pontos candidatos

  • VI Seminário Integrador do PPGE/UFSM – “Trilhas, tramas e rumos da pesquisa em educação: transversalizando temas emergentes na pós-graduação”

     

     

    VI Seminário Integrador do PPGE/UFSM – “Trilhas, tramas e rumos da pesquisa em educação: transversalizando temas emergentes na pós-graduação”

    Evento, que será totalmente online e gratuito, entre os dias 06 e 09 de junho de 2022, via YouTube https://www.youtube.com/channel/UCohjtG155o876JTh0pPAdqw das 19h30mim às 21h.

    Inscrições pelo link: https://forms.gle/ZdEtxt9vSB8z9fj18 

  • FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (ESTUDOS INTEGRADORES)

            As atividades complementares deverão ser realizadas ao longo de todo o curso e incluem estudos e práticas independentes e presenciais e/ou à distância, inclusive disciplinas cursadas opcionalmente e que excedam a carga horária exigida para conteúdos curriculares optativos. Serão reconhecidos: monitorias, programas de iniciação à docência, programas de iniciação científica, programas de extensão, programas de tutoria, estudos complementares, cursos realizados em áreas afins, participação em eventos de caráter acadêmico-científicosculturais (congressos, simpósios, jornadas, etc.), participação em grupos de pesquisa e grupos de estudo, publicações, etc. Preferencialmente, a carga horária destas atividades deverá ser distribuída entre ensino, pesquisa e extensão de forma equitativa (respeitando-se 1/3 da carga horária para cada uma delas). São atividades complementares, ainda, viagens e visitas de estudos, de forma coletiva, a sítios históricos e instituições de interesse para o ensino e a pesquisa, como museus, arquivos, centros de documentação e instituições de ensino, etc. Atividades desenvolvidas e disciplinas cursadas em outras instituições, quando não computadas em outro componente curricular, também serão consideradas como atividades complementares.

    O limite de carga horária a ser creditada por cada tipo de atividade é o constante da seguinte tabela:

    Estudos Integradores: atividades e carga horária

     

    Atividades

    Carga

    horária

    por

    atividades

    Carga horária

    máxima

    Bolsas, Monitoria ou equivalente 20 horas
    Participação voluntária em Projetos de Pesquisa 40 horas
    Participação voluntária em Projetos de Extensão 90 horas
    Participação voluntária em Projetos de Ensino 40 horas
    Participação em Grupos de Estudo 20 horas

    Participação como ouvinte em eventos

    (Seminários, Simpósios, Congressos, etc.)

    60 horas
    Participação na Semana Acadêmica do Curso 60 horas

    Apresentação de trabalhos, oficinas, comunicações,

    seminários, etc. (20 horas cada um)

    20 horas
    Resumos publicados em Anais 20 horas

    Publicação de trabalho completo, individual ou em

    co-autoria

    40 horas
    Disciplinas opcionais (optativas) 60 horas
    Participação no Centro Acadêmico 20 horas
    Cursos de língua estrangeira 40 horas
    Viagens e visitas de estudos 20 horas
    TOTAL:

    210 horas

    14 créditos

            Será criado um formulário no Google para que os comprovantes possam ser enviados (atividades complementares). Esse forms terá uma listagem das atividades e um espaço para anexar os documentos comprobatórios.

            À princípio será no final do ano e ficará disponível por 30 dias.

    Att

    Coordenação CLHD

  • Curso Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e os Impactos do Racismo

    Curso Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e os Impactos do Racismo

    Período de inscrição: 23/05 à 28/05

    CURSO de sessenta (60) horas em sete encontros quinzenais (Encontros Virtuais)

    Segundas-feiras
    das 17h30 às 19h00

    Cronograma:
    – 30/05 – Saúde da população negra no contexto nacional
    – 13/06 – Saúde da população negra nos diferentes ciclos da vida
    – 27/06 e 11/07 – Saúde Mental Antimanicolonial
    – 25/07 – Período pandêmico e as repercussões do racismo no Brasil
    – 01/08 – Vivências de duplo-estigma
    – 15/08 – Aquilombar-se: movimentos emancipatórios

    Painelista:

    Danielle Scholz – enfermeira (Unipampa Campus Uruguaiana), mestra em Educação (PPG Educação UFRGS) e doutoranda (PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS), trabalha no CAPS Infantojuvenil Arco-íris (Fundação Municipal de Saúde de Canoas, RS). Autora de “Alunos Negros e com Deficiência: uma produção social de duplo estigma”.

    A participação no Curso é gratuita

    Informações adicionais pelo e-mail:
    neabiunipampa@gmail.com

    A confirmação da vaga será enviada por e-mail.

    Cordialmente,
    Equipe executora

     

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdjuWb–9uy0PbFls3SLtydP5uLHK_ciqeA918gvu4MMwsKLA/viewform

  • XVI Encontro Estadual de História: “Ensino de História e Cultura Digital: paradigmas e desafios na educação de base do século XXI”

       
    Ensino de História e Cultura Digital: paradigmas e desafios na educação de base do século XXI
       XVI Encontro Estadual de História, que ocorrerá de 02, 09, 16, 23 (sábado turno manhã/tarde), 26, 27, 28 e 29 de Julho de 2022 na modalidade online. O Encontro Estadual de História deste ano versará sobre o tema História Agora: Ensinar, Pesquisar, Protagonizar.
        O Encontro Estadual de História é a principal das atividades científicas da ANPUH/RS, é realizado bienalmente e conta com um tema central escolhido por sua relevância historiográfica e social. Nesse espírito, o encontro de 2022 chama-se História Agora: Ensinar, Pesquisar, Protagonizar, procurando assim reforçar a necessidade imperiosa do ensino e da pesquisa históricos não só como profissões ou carreiras, mas como instrumentos fundamentais para a transformação, por um Rio Grande do Sul e um Brasil tolerantes, inclusivos, diversificados, justos, equilibrados e equitativos quanto à distribuição dos resultados do trabalho, das oportunidades e dos investimentos coletivos de seus cidadãos e cidadãs. No momento em que a democracia é ameaçada, em que o meio ambiente é saqueado, em que as exclusões e os preconceitos, o racismo e o machismo, são incentivados e até mesmo celebrados, em que o conhecimento científico é espezinhado em nome da simples vontade ou do interesse de uns poucos, tudo isso agravado por uma pandemia que tem ceifado milhares de vidas de brasileiros e brasileiras, mais urgente se torna o conhecimento histórico como lastro para o protagonismo de lutas político-sociais que visem superar a atual conjuntura de violências, degradações e desagregações.
    Inscrições até 31/05/2022
  • Horário das Disciplinas II Bloco 2022/01

    Curso de Licenciatura em História a Distância – CLHD

    Quadro professor/disciplina/horário das atividades síncronas

    2022/01 – bloco II

    Professor Tutor Disciplina Seg Ter Qua Qui Sex
    Profa. Natália Pinto Fernando Ripe História da Idade Média X
    Prof. Thiago Amorim Elvis Simões Antropologia X
    Profa.  Lidiane Friederischs Neuza Janke Fundamentos Psicológicos da Educação X

     

    Bloco 2: Inicia em 09 de maio e termina em 09 de julho.

    Obs.: Os dias da semana assinalados, durante o turno da noite (19 horas), estão reservados para a realização de atividades síncronas e ou postagem de materiais.

     

    Coordenação CLHD

  • Processo Seletivo Edital 10/2022 – Vestibular UAB

    Edital 10/2022 – Vestibular UAB

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Núcleo de Processos Seletivos (NPS), da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), torna pública a realização de seleção de candidatos através do Processo seletivo – Vestibular UAB 2022/2, para o ingresso nos cursos de Licenciatura na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), visando o provimento de vagas nos cursos de Licenciatura em Letras Espanhol, Filosofia, História e Matemática, em convênio com a Diretoria de Educação a Distância, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/CAPES), aprovadas via Edital CAPES nº 09/2022, publicado no Diário Oficial da União de 07 de fevereiro de 2022, seção 3, p. 109-115, e ratificadas pelo Parecer Normativo Nº 66, DE 14 DE ABRIL DE 2022, que possuem previsão de início no segundo semestre de 2022.

    Confira a íntegra do edital pelo link: https://wp.ufpel.edu.br/cra/files/2021/05/SEI_UFPel-1680790-Edital.pdf

    SEI_UFPel-1680790-Edital

  • CLHD: Polo de Quarai recebe a Tutora a Distância e Presencial Professora Neuza Janke.

     

     

    Na sexta-feira (01/04/22) ocorreu o primeiro encontro presencial com os alunos do Polo de Quarai e a Tutora a Distância e Presencial Professora Neuza Janke. Além dos alunos também participou da atividade a equipe do polo.

    “Foram momentos muito produtivos, onde conversamos sobre o funcionamento do curso, avaliações das disciplinas do bloco 1 desse semestre, e as Competências da BNCC. Ao final do encontro foi nos oferecido pela equipe do polo, um gostoso café.” Relatou Neuza.

    Parabéns a todos pelo excelente trabalho.