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  • EDITAL CLHD – 01/2022 RESULTADO PARCIAL

    EDITAL CLHD – 01/2022
    RESULTADO PARCIAL
    A Coordenação do Curso de Licenciatura em História a Distância – CLHD, divulga o resultado
    parcial das análise das documentações dos candidatos ao Processo Seletivo regido pelo presente Edital:

    Candidato Classificação

    ELISABETE DA COSTA LEAL 2º
    GILSON MOURA HENRIQUE JUNIOR 3º
    OLIVIA SILVA NERY 4º
    PAULO CÉSAR POSSAMAI 1º

    PELOTAS, 10/08/2022.

     

    Confira a Ata:

    CLHD_Edital 01-2022_ Resultado Parcial

  • EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL ANÁLISE DE CURRÍCULO – RESULTADO PARCIAL

    EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL

    ANÁLISE DE CURRÍCULO – RESULTADO PARCIAL

     

     

    Nome do candidato/a

    Titulação

     

    Experiência Profissional

     

    Participação em Projetos

     

    Produção Bibliográfica

     

    Total

     

    Cristiano da Cruz Fraga

     

    Sapiranga

     

    8 20 1,9 10 39,9

    Evandro Jailson Hermes

     

    Três Passos

     

    5 17 0 0 22

    Ivete Rott Malheiros

    Panambi

     

     

    3 14 12,5 0 29,5

    Josilene Nunes Lino

     

    Sapucaia do Sul

     

    0 16 6 0 22

    Júlio César de Oliveira

     

    Sapucaia do Sul

     

    20 10 21 2 53

    Laerte Nascimento da Silva Junior

     

    Mostardas

     

    5 7 0 0 12

     

    Marcelo Goulart de Souza

     

    Sapiranga

     

    3 20 14 2 39

    Murilo Souto Alves

     

    Sapiranga

     

    8 17 2,2 2 29,2

     

    Tiago Rosa da Silva

     

    Hulha Negra

     

     

    10

     

    03

     

    4,5

     

    5

     

    22,5

    Valdemar Roque Bonatto

     

    Três Passos

     

    3 18 6,4 0 27,4

     

     

    Banca examinadora:

    Lidiane Elizabete Friderichs

    Natália Garcia Pinto

    Jésica Hencke

     

     

    Pelotas, 04 de agosto de 2022

     

    Ata da Banca:

    análise_currículo_resultado_parcial

     

     

  • RESULTADO DOS RECURSOS – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – EDITAL CLHD – 02/2022 – Áreas de História da Idade Média e Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação

    Curso de Licenciatura em História à Distância – CLHD

     

    EDITAL 02/2022, de 23 de Junho de 2022 – Processo seletivo simplificado para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – Áreas de História da Idade Média e Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação

     

    RESULTADO DOS RECURSOS – HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES

     

    Candidatos/as

     

    Situação Parecer
    Letícia Campagnolo Cavalheiro

    Indeferido

     

    Não cumprimento do item 2.2 do presente edital (envio da ficha de inscrição sem preenchimento)
    Sérgio Roberto Rocha da Silva

    Indeferido

     

    Não cumprimento do item 2.2 do presente edital (envio da documentação de inscrição em 3 arquivos)

     

    Prof. Dr. Marcos César Borges da Silveira

    Coordenador

     Curso de Licenciatura em História a Distância

     

    Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra

    Coordenador Adjunto

     Curso de Licenciatura em História à Distância

     

    Pelotas, 04 de Agosto de 2022.

     

    Ata disponível aqui

  • Quadro das Disciplinas CLHD- 2022/02

     

    Disciplinas CLHD- 2022/02

    BLOCO ATIVIDADE CURRICULAR PROFESSOR  TUTOR  HORÁRIO  TURMA

    REPERCURSO

    08 – 30/08/22

     

    Pré-HistóriA

     

     

    Profa. Natália Pinto

     

    Fernando Ripe

     

     

    Sexta-feira

    T1 – Repercurso

    REPERCURSO

    08 – 30/08/22

    Fundamentos para o estudo da História I Prof. Edgar Gandra

     

    Thiago Cedrez

     

    Segunda-feira

    T1 – Repercurso
    1 Educação Brasileira: Org. Políticas Públicas Profa. Jésica Henck Neuza Segunda-feira

    T1 –

    4 semestre

    1 História Indígena(optativa) Profa. Natália Pinto Fernando Ripe

     

    Quinta-feira

    T1 –

    4 semestre

    2 Oficina Temática de Ensino de História II Profa.  Lidiane Friederischs

     

    Fernando Ripe

     

    Quinta-feira

    T1 –

    4 semestre

    2 História de Pelotas(optativa) Profa. Viviane Saballa

     

    Elvis

     

    Quarta feira

    T1 –

    4 semestre

    2 História da Idade Moderna Prof. Paulo Possamai Andrea Sexta-feira

    T1 –

    4 semestre

    2 Teorias da História II Profa. Elisabete Leal Thiago Cedrez Segunda e Sábado

    T1 –

    4 semestre

    1

     

    Fundamentos para o Estudo da História I

    Prof. Edgar Gandra Thiago Cedrez Quarta feira

    T3 –

    1 semestre

    1 Pré-História Profa. Natália Pinto Fernando Ripe

     

    Terça-feira

    T3 –

    1 semestre

    1

     

    Fundamentos da Educação a Distância -FEAD

    Prof. Thiago Amorim Elvis

     

    Segunda-feira

    T3 –

    1 semestre

    2 História da Antiguidade Oriental Prof. Fábio Vergara Neuza

     

    Terça-feira

     

    T3 –

    1 semestre

    Disciplinas CLHD 2022.2

  • HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – PÓS RECURSOS EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL

     

    HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – PÓS RECURSOS
    EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL

     

    Candidatos Homologados:

    Cristiano da Cruz Fraga
    Evandro Jailson Hermes
    Ivete Rott Malheiros
    Josilene Nunes Lino
    Júlio César de Oliveira
    Laerte Nascimento da Silva Junior
    Marcelo Goulart de Souza
    Murilo Souto Alves
    Tiago Rosa da Silva

    Valdemar Roque Bonatto

    Candidatos não homologados:

    Giane Sória Lopes – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III, ponto
    1 do edital
    Gilciane Machado de Souza – Documentos faltantes referentes ao QUADRO III, ponto 2
    do edital
    Guilherme Hedlt – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III, ponto 1
    do edital
    Hígor Luciano Conceição da Silveira – Documentos faltantes referentes ao QUADRO III,
    pontos 6.d do edital
    Junior da Rosa de Castilhos – – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO
    III, ponto 1 do edital
    Nilson Borges Corrêa – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III,
    ponto 1 do edital
    Roseli Conceição Lemos de Souza – Graduação diferente da exigida, referentes ao
    QUADRO III, ponto 1 do edital

     

    Confira a Ata da Banca Examinadora:

    pós_recursos_tutor_2022_homologação

     

    Pelotas, 01 de agosto de 2022.

  • HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES – EDITAL CLHD – 02/2022 – Áreas de História da Idade Média e Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação

    A Coordenação do Curso de Licenciatura em História à Distância – CLHD divulga o resultado da análise de inscrições dos/das candidatos/as ao Processo Seletivo Simplificado regido pelo EDITAL CLHD – 02/2022 – Áreas de História da Idade Média e Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação:

     

    Candidatos/as

     

    Homologado/a Não homologado/a Parecer
    Letícia Campagnolo Cavalheiro

     

     

    x Não cumprimento do item 2.2 do presente edital
    Neuza Regina das Neves Janke

     

     

    x Não cumprimento do item 2.2 do presente edital
    Sérgio Roberto Rocha da Silva

     

     

    x Não cumprimento do item 2.2 do presente edital

     

    Segue a ATA

     

    Pelotas, 27 de Julho de 2022.

     

     

     

     

  • EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL -HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

    HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
    EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL

     

    Candidatos Homologados:

    Cristiano da Cruz Fraga
    Evandro Jailson Hermes
    Ivete Rott Malheiros
    Josilene Nunes Lino
    Laerte Nascimento da Silva Junior
    Marcelo Goulart de Souza
    Murilo Souto Alves
    Tiago Rosa da Silva
    Valdemar Roque Bonatto

    Candidatos não homologados:

    Giane Sória Lopes – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III, ponto
    1 do edital
    Gilciane Machado de Souza – Documentos faltantes referentes ao QUADRO III, ponto 2
    do edital
    Guilherme Hedlt – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III, ponto 1
    do edital
    Hígor Luciano Conceição da Silveira – Documentos faltantes referentes ao QUADRO III,
    pontos 6.d do edital
    Júlio César de Oliveira – Documentos faltantes referentes ao QUADRO III, pontos 6.d do
    edital
    Junior da Rosa de Castilhos – – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO
    III, ponto 1 do edital
    Nilson Borges Corrêa – Graduação diferente da exigida, referentes ao QUADRO III,
    ponto 1 do edital
    Roseli Conceição Lemos de Souza – Graduação diferente da exigida, referentes ao
    QUADRO III, ponto 1 do edital

    Confira a Ata na Íntegra:

    banca_tutor_2022_homologação

     

  • Oferta de Disciplinas 2022/2 do Curso de Filosofia EAD da UFPEL

    Durante o período de Matrícula Especial os alunos de História podem solicitar matrícula.

    09 Terça INÍCIO: Período de matrícula especial 2022/2

    10 Quarta FIM: Período de matrícula especial 2022/2

     

    1 semestre

    06730070 FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA
    06730069 FUND. SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUC
    06730068 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA
    06730072 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    06730071 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

     

    4 semestre

    06730303 Educação Brasileira: organização e políticas públicas
    06730305 Ética II
    06730302 História da Filosofia Moderna e Contemporânea
    06730304 Seminário de História da Filosofia Moderna – SHFMo
    06730301 Teoria do conhecimento I

     

    Optativas:

    06730066 SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERAL
    06730085 SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MORAL E POLÍTICA

     

     

    Mais informações:

    Oferta de Disciplinas 2022/2

  • Boletim Historiar v. 9 n. 02 (2022): Abr./Jun. 2022

    BOLETIM HISTORIAR

    No ar, mais uma edição do Boletim Historiar, revista avaliada com qualis A4 pela Capes, editada pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS/CNPq). Neste número, contamos com 7 artigos que versam sobre as variadas temáticas, como fascismo, ensino de História, educação e cotidiano da morte oitocentista, moda feminina, Plano Cruzado e Plano de Recuperação e direito penal romano.

    No primeiro capítulo, nomeado Le relazioni diplomatiche fra il governo nazionalista cinese e il governo fascista italiano (1930-1943), Aurora Grelli analisa a relação entre o Partido Fascista da Itália e o Partido Nacionalista de Chiang Kai-Shek. A partir da análise de documentos diplomáticos italianos, a autora observa como Roma sempre viu a China como um potencial aliado no oriente.

    A seguir, em O ensino de História por meio da produção de materiais didáticos interdisciplinares: experiências e aprendizagens no Ensino Fundamental, Karine Maria Lima Lopes e Yasmin Azevedo da Silva analisam os impactos da produção de materiais didáticos interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem de História, a partir da articulação de um projeto de pesquisa à atividade docente, no qual buscou-se desenvolver enfoques didáticos marcados pela interlocução entre saberes multidimensionais.

    No terceiro artigo, intitulado Nos tempos da palmatória: a educação oitocentista em um capítulo de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Danrley de Lima Santos, tomando como base um capítulo do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880), de Machado de Assis, e utilizando o método indiciário de Carlo Ginzburg, analisa alguns aspectos do universo escolar brasileiro durante o século XIX.

    Ainda no período oitocentista, Willames de Santana Santos discute as práticas e os símbolos da ritualística fúnebre do século XIX na cidade de São Cristóvão, estado de Sergipe. Ao longo do texto, que possui como título O cotidiano da morte oitocentista em São Cristóvão/SE e a proibição dos enterros nas igrejas (1849-1857), Willames analisa os ritos fúnebres domésticos e a preparação para a morte, a escolha das mortalhas e do local de sepultura, as missas pós-enterro, os pedidos das missas e os santos prestigiados.

    Já em A moda feminina como arauta do moderno na província do Paraná: um olhar sobre a imprensa, relatos de viagem e imagens, Graciele Dellalibera Mello e Juarez José Tuchinski dos Anjos examinam, a partir de fontes como a imprensa, os relatos de viagens e as imagens produzidas no período, as representações das mulheres, presentes na moda e nos espaços por elas ocupados, a fim de demonstrar que tais aspectos eram tidos como situações modernas e civilizadas em relação a períodos anteriores na sociedade paraense oitocentista.

    Em seguida, no texto intitulado Plano Cruzado e Plano de Recuperação: um estudo sobre o combate à hiperinflação em Israel e no Brasil, Karina Stange Calandrin e Gabriel Mizrahi analisam o combate à inflação em Israel e no Brasil nos anos 1980, destacando o Plano de Recuperação israelense e o Plano Real brasileiro. Por meio de fontes primárias e secundárias, Karina e Gabriel discutem os elementos de aproximação e divergência entre os planos, suas consequências e o debate de marcos teóricos na ortodoxia e heterodoxia econômica,

    Por fim, no artigo Direito “penal” romano? Por uma abordagem não-anacrônica e desigual, Afrânio Henrique Pimenta Bittencourt estuda as categorias do direito “penal” romano e suas mudanças ao longo do tempo, buscando oferecer uma crítica para uma abordagem não-anacrônica e desigual.

    Desejamos a todas e a todos uma ótima leitura!
    As Editoras.

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