Início do conteúdo
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UCs)

Em 2017, a UFPel deu início a estudos sistemáticos sobre a região do Pontal da Barra (Pelotas/RS), local de destacada importância ambiental, histórica, cultural e científica, e que apresenta grande potencial turístico e educacional.

Para tal, foi instituído um grupo interinstitucional de trabalho com a finalidade de desenvolver estudos preliminares para a criação de uma Unidade de Conservação (UC). A ação se constituiu em forma efetiva de propor medida de cuidado ambiental para o desenvolvimento local e regional com sustentabilidade, em sintonia com o objetivo estratégico 17 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015/2020.

Em 2019, por meio da ação integrada de especialistas da UFPel e de colaboradores de instituições afins, foi finalizado o documento “Fundamentação técnico-científica para a criação da Unidade de Conservação Pontal da Barra do Laranjal (Pelotas/RS)”, cuja versão online está disponível em: Relatório UC Pontal da Barra_rev21(WEB)

No ano de 2020, a UFPel, por meio da Comissão para Assuntos Ambientais (Portaria 1707/2020), deu prosseguimento a ações relativas à criação da UC Pontal da Barra do Laranjal. Foi desenvolvida campanha institucional para sensibilização da comunidade de Pelotas, por meio dos seguintes materiais audiovisuais: